Vemos, ouvimos e lemos
Projeto cultural
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Património religioso e cultura

Coimbra requalifica igrejas de Santa Cruz, Sé Nova e Sé Velha

O Mosteiro de Santa Cruz (Panteão Nacional) e as igrejas da Sé Velha e da Sé Nova, em Coimbra, vão ser alvo de uma intervenção de requalificação que tem por objectivo criar circuitos museológicos e preparar os três monumentos nacionais para uma maior interacção com o público. A intervenção, que vai ser promovida pela Direcção Regional de Cultura do Centro, deverá estar concluída em 2011 e vai ter um custo de 2,7 milhões de euros.

O primeiro contrato de requalificação dos monumentos nacionais, assinado a 21 de Dezembro, vai incidir sobre a Sé Nova: a intervenção terá um custo de 560 mil euros e pretende requalificar os espaços adjacentes ao templo religioso e criar um circuito museológico que conduza os visitantes pelo espaço.

FotoSé Nova (Foto: Miguel Perrolas)

"A Sé Nova é um poderoso monumento identitário onde o nosso passado e os nossos futuros se revêem ainda muito intensamente", afirmou o delegado regional de Cultura do Centro, António Pedro Pita, na cerimónia de assinatura dos contratos da primeira fase da intervenção.

FotoSé Nova (Foto: Antonio Alba)

Pedro Pita destacou ainda a importância dos três monumentos e a relevância do projecto no âmbito da candidatura da Alta de Coimbra a Património da Humanidade.

FotoClaustros do Mosteiro de Santa Cruz (Foto: Miguel Perrolas)

"A Sé Nova, a Sé Velha e Santa Cruz são monumentos fundamentais do ponto de vista histórico, artístico e cultural da cidade. O que queremos é criar condições para que, além de lugares religiosos, se constituam também como espaços culturais importantíssimos. Queremos criar uma proposta para que os turistas, os cidadãos portugueses e os próprios conimbricenses possam usufruir destes espaços", declarou Pedro Pita.

FotoSé Velha (Foto: António Luís)

O financiamento do projecto é assegurado em 70 por cento pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN): a intervenção na Igreja da Sé Velha vai custar cerca de 750 mil euros e a da Sé Velha cerca de 1 milhão de euros.

FotoSé Velha (Foto: Leandro)

Na sessão, que decorreu nas instalações da Direcção Regional de Cultura do Centro (DRCC), o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Carlos Encarnação, elogiou a intervenção que está a ser promovida pela Direcção Regional de Cultura, sublinhando o "significado das requalificações do ponto de vista da Alta [da cidade] e da candidatura a Património da Humanidade".

 

André Jegundo
In Público, 22.12.2009
20.11.10

Foto
Igreja do Mosteiro de Santa Cruz
Foto: Avelino Silva

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Mais artigos

Leitura
Imagem/Vídeo
Mais vistos

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página