Vemos, ouvimos e lemos
Projeto cultural
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBreves Arquivo

Teatro

«O Camareiro», com Ruy de Carvalho e Virgílio Castelo

O Camareiro é um retrato da vida nos bastidores do teatro. À frente de uma companhia itinerante, o já ancião actor e director da companhia, que é tratado apenas por Sir, luta para conseguir manter a sua própria sanidade e completar a sua 227ª representação do Rei Lear. A ajudá-lo está o seu devoto camareiro, Norman, que tudo fará para que o actor consiga cumprir esta tarefa.

Sir – uma personagem criada por Ronald Harwood, nascido em 1934 na África do Sul mas a viver em Londres desde a juventude – não é um homem fácil e as pressões da vida que leva deixaram-no à beira da demência. Quando Ruy de Carvalho surge pela primeira vez em palco é como um Sir desaustinado, que rompe em lágrimas e diz coisas sem sentido.

No camarim, espera-o Norman (Virgílio Castelo), o fiel camareiro, o único capaz de o ajudar a recompor-se e a preparar-se para entrar em palco. “O Camareiro é a sombra do Sir. São duas personagens muito fortes”, explica o encenador João Mota. E a peça funciona nesse equilíbrio delicado entre um velho egocêntrico mas fragilizado, e um camareiro frágil e dependente, mas que se torna a foça por trás do velho actor.

“Nesta peça há um elogio ao público, que esgota salas com bombas a rebentar em plena guerra [II Mundial]”, frisa João Mota. Apesar das dificuldades, os actores iam sobrevivendo. Lutar e sobreviver e o lema de Sir. Mas nem ele próprio se dá conta de como, para isso, depende do seu camareiro de gestos efeminados e de um amor sem limites pelo velho e rabugento patrão.

 

 

 

Texto: Alexandra Prado Coelho (Ípsilon - Público)
Vídeo: RTP
14.09.09

Foto
Ruy de Carvalho








Foto
Virgílio Castelo

 

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Mais artigos

Imagem/Vídeo
Mais vistos

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página