Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Disco

Alma Mater: música contemporânea acolhe palavras de Bento XVI

O disco (CD e DVD) «Alma Mater», apresenta oito peças que combinam a música com reflexões e orações sobre a Virgem Maria que o Papa apresentou no Vaticano e nas suas peregrinações por todo o mundo, em particular pelos diversos santuários marianos.

Não falta a língua portuguesa, retomando uma reflexão apresentada em Aparecida, Brasil, no ano de 2007, lembrando o “clamor de Fátima pela conversão dos pecadores”.

Os compositores – o italiano Stefano Mainetti (católico), o inglês Simon Boswell (ateu) e o marroquino Nour Eddine (muçulmano) – misturam a tradição gregoriana com a música clássica contemporânea, incluindo apontamentos do mundo árabe e hindu.

Bento 16

Na obra podem ser escutadas oito breves passagens com a voz de Bento XVI, com orações e reflexões, geralmente de carácter mariano, num total de nove minutos e 47 segundos de intervenções papais.

As cinquenta palavras cantadas por Bento XVI associam-se com as vozes do coro da Academia Filarmónica de Roma, gravadas na Basílica de São Pedro, e a Royal Philarmonic Orchestra, de Londres, que gravou nos estúdios de Abbey Road.

No livro que acompanha o disco há reflexões marianas escritas pelo Cardeal Angelo Comastri, vigário geral do Papa para o Estado do Vaticano.

Bento 16

Para o porta-voz do Vaticano, P. Federico Lombardi, a intenção fundamental do projecto é “procurar experimentar linguagens e modos novos para transmitir uma mensagem religiosa e espiritual”, para “aproximar a voz e a pessoa do papa a um público mais vasto”.

Parte das receitas da venda do disco será destinada a instituições que oferecem ensino musical a crianças desfavorecidas.

 

 

 

 

 

 

 

Vídeo oficial de apresentação

 

 

Com Agência Ecclesia
Atualizado em 30.09.12

Capa do CD

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página