Vemos, ouvimos e lemos
Música

Ad Vesperas, de Diego Ortiz

Em 1991, enquanto fazia pesquisa sobre a música de Monteverdi e dos seus contemporâneos na Biblioteca Musical de Bolonha, Marco Mencoboni teve uma revelação que mudou a sua vida. Numa preciosa edição dos "Sacri Concentus", do compositor Ignazio Donati (c.1575-1638), encontrou uma explicação detalhada da técnica do "cantar lontano" (que significa cantar à distância), usada na música sacra italiana dos finais do século XVI e inícios do século XVII.

A prática da policoralidade, jogando com a espacialização sonora decorrente da disposição de coros em diferentes pontos da igreja, era conhecida, mas o uso de solistas, que cantavam por vezes a mais de 25 metros de distância e envolviam a assistência com sons vindos de vários pontos numa espécie de "surround" seiscentista, era uma novidade.

Cravista, organista e maestro, o italiano Marco Mencoboni passou a direccionar a sua carreira para a exploração desta técnica. Antigo aluno de Leonhardt e Koopmann, criou os agrupamentos Sacro e Profano e Cantar Lontano, uma etiqueta discográfica (E Lucevan le Stell") e o festival Cantar Lontano em Ancona, na região das Marcas (Marche), em Itália.

Mencobini gravou com artistas originários de vários países - entre eles Luís Miguel Cintra - o relato poético que escreveu sobre a viagem para Nápoles do compositor Diego Ortiz, protagonista de um dos seus mais extraordinários trabalhos discográficos: Ad Vesperas.

Diego Ortiz nasceu em Toledo, mas não se conhece a sua data de nascimento, que se fixou por dedução em 1525. Aprendeu música na sua pátria, onde permaneceu até 1553, ano em que se instalou em Nápoles e onde, em 1558, aceitou o cargo de Maestro de Capilla do vice-rei, Fernando Alvarez de Toledo, função que desempenhou até 1570. A partir dessa altura não há mais informações concretas sobre o compositor.

Propomos para audição o Salmo 109 e, em vídeo, Benedicta es celorum.

A reprodução começará automaticamente.
Por favor aguarde pelo carregamento do ficheiro.

 

Cristina Fernandes | rm

in Ípsilon

18.02.2009

 

Subscreva

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Capa

Ad Vesperas

Autor
Diego Ortiz

Intérpretes
Cantar Lontano
Marco Mencoboni (dir.)

Duração
70'55

Ano
2007

Editora
Alpha

Referência
Alpha 108

Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada