Vemos, ouvimos e lemos
Projeto cultural
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBreves Arquivo

Cinema

"O 13.º Dia" estreia no Santuário de Fátima e nos Estados Unidos

O filme britânico "O 13.º Dia", ficção baseada na história das aparições de Fátima, será exibido no Santuário no dia 13 de Outubro, estreando no mesmo dia em vários estados norte-americanos. Rodado em Inglês, o filme terá legendagem em Português. A projecção terá lugar no Centro Pastoral Paulo VI, às 21h00. As entradas são gratuitas.

Da sinopse: “Num mundo dividido por perseguições, guerra e opressão, três crianças foram escolhidas para anunciar uma mensagem de esperança. Baseado nas memórias da irmã Lúcia e nas memórias de muitas testemunhas, “O 13.º Dia” dramatiza a incrível e verdadeira história dos três pastorinhos de Fátima, que presenciaram seis aparições da ‘Senhora do Céu’ entre Maio e Outubro de 1917, e que culminou num milagre final visto por milhares de pessoas”.

Fotograma

O filme conta, pela voz da "Irmã Lúcia", as circunstâncias dos acontecimentos entre Maio a Outubro de 1917, fazendo referência às perseguições religiosas da I República e à I Guerra Mundial.

O projecto foi acompanhado por responsáveis do Santuário, que aprovaram a versão final e a consideraram "de grande valor".

Fotograma

"É um filme intenso que mostra grande sensibilidade. Mostra investigação e dedicação e está bem estruturado", diz uma nota enviada à produção para acompanhar a divulgação do filme. O arcebispo de Birmingham, Vincent Nichols, qualificou a produção como "uma impressionante relato da história de Fátima".

O filme, produzido pela 13th Day Films, tem a duração de 85 minutos. As cenas foram gravadas em Portugal e Inglaterra.

Fotograma

 

"Milagre do sol" e aparições foram efeitos especiais mais difíceis

O "milagre do sol" e as aparições são recriados com efeitos especiais digitais. A elaboração destas sequências foi o maior desafio na produção do filme, reconhecem os realizadores Ian e Dominic Higgins.

Fotograma

No dia 13 de Outubro de 1917, milhares de pessoas deslocaram-se à Cova da Iria, em Fátima, em Portugal, para assistir à aparição de Maria anunciada pelos três pastorinhos (Lúcia, Jacinta e Francisco) e muitos garantiram ter visto o sol mexer. "É uma questão bastante polémica, porque há discussão sobre o que representa a aparição, o que significa e o que viram as crianças", vincou Dominic.

Fotograma

Outro desafio foi criar a imagem da Nossa Senhora, que muitos artistas optaram por não representar ou cobrir a cara com uma luz e que vários amigos aconselharam a não mostrar. "Nós queríamos mostrar Maria porque Lúcia descreve-a e pensámos que isto seria um desafio", acrescentou Ian Higgins.

Fotograma

O filme usa predominantemente imagens a preto e branco porque a história se desenrola no passado, mas também porque é descrita uma "realidade desagradável". A cor é usada apenas durante as cenas das aparições e do episódio do sol. "Pensámos que tínhamos de filmar a preto e branco e tratar a cor como um dom quase precioso", justificou o realizador, que partilhou a direcção e escrita do guião com o irmão Ian.

Fotograma

A distribuição vai ser feita em Portugal pela Paulus Editora, e nos EUA pela Ignatius Press. O DVD será lançado a 1 de Dezembro.

O DVD, que será lançado a 1 de Dezembro, conta, pela voz da "Irmã Lúcia", as circunstâncias dos acontecimentos entre Maio a Outubro de 1917, fazendo referência às perseguições religiosas da I República e à I Guerra Mundial.

Fotograma

O filme estreou a 13 de Maio deste ano, no "Marché du Filme" do Festival de Cannes. Foi seleccionado para o Festival Internacional João Paulo II, em Miami, no final de Outubro, e convidado para o Festival Internacional de Cinema de Teerão.

Fotograma

 

Pastorinhos portugueses

O resultado final de um trabalho que se prolongou por cinco anos é um filme religioso, mas que poderá apelar a um público não crente. “Mesmo quem não seja religioso poderá retirar algo, porque a mensagem é universal", garante Ian, que confessou estar ansioso por assistir à reacção do público português.



Apesar de ser uma ficção, o filme, encomendado por Leo Hughes, um antigo quadro da área dos seguros e fervoroso católico, teve sempre como objectivo divulgar a aparição de Fátima. Contudo, em vez da pretendida curta-metragem de 10 minutos, os realizadores propuseram-lhe uma longa-metragem de ficção.

Fotograma

"Muitos anos depois, estou satisfeito por ter continuado a apoiar, o resultado é fantástico e estou ansioso que pessoas de todo o mundo tenham conhecimento de Fátima e deste milagre", afirma.

O elenco é britânico, mas os três pastorinhos são crianças portuguesas, recrutadas em escolas na zona de Lemington Spa.

Imagem

"Fizemos castings em Portugal e em Inglaterra e procurávamos crianças com aspecto latino, mas não tinham de ser necessariamente portuguesas", revelou a produtora, Natasha Howes.

 

Trailer (em Inglês)

This text will be replaced
 

 

Com Lusa, Santuário de Fátima
© SNPC | 06.10.09

Capa do DVD

 

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Mais artigos

Imagem/Vídeo
Mais vistos

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página