A teologia visual da beleza
Projeto cultural
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBreves Arquivo

Exposição

Arte, Poder e Religião nos tempos medievais - A identidade de Portugal em construção

De iniciativa da Câmara Municipal de Viseu, no âmbito das Comemorações dos 900 anos do Nascimento de D. Afonso Henriques, a exposição foi organizada em parceria com o Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu e com o Museu Grão Vasco, onde ficará patente ao público até 14 de Novembro.

A mostra integra obras de arte representativas do período dos alvores da nacionalidade nas vertentes do poder, da religião e da produção artística, uma fase da história de Portugal em que a figura de D. Afonso Henriques assumiu particular protagonismo. Às peças que são expressivas do pensamento e da estética medieval, associaram-se outras, de épocas posteriores, que iconograficamente evocam acontecimentos e figuras particularmente significantes desse período histórico e exemplificam os legados que se perpetuaram ao longo dos séculos.

Imagem

Na selecção das obras, preferiram-se exemplares directa ou indirectamente relacionados com a Região Centro, ajudando à interpretação e ao conhecimento da produção artística desta área geográfica e à compreensão do seu significado na relação com o contexto histórico. Para algumas abordagens, foi imprescindível o recurso a peças de outras regiões do país. Assim, foi possível reunir um significativo conjunto de peças, na sua maioria do período medieval, algumas das quais nunca tinham sido expostas.

Imagem

Arte, poder e religião são três vertentes estruturantes do período da formação de Portugal, essenciais à compreensão das características da história e da identidade nacional. Nas suas realizações e evolução estabeleceram-se relações de proximidade e de influência, que impõem uma abordagem numa perspectiva de conjunto.

Imagem

A exposição compõe-se de quatro núcleos: - Entre Cristãos e Muçulmanos; - Celebrar e venerar; - Escultura devocional; - Sacralização do espaço e do tempo.

Imagem

Entre as mais de seis dezenas de peças expostas encontram-se algumas de referência da arte medieval como um cálice do século XII do Museu Nacional Machado de Castro ou os cofres de Limoges da Sé de Viseu. Em simultâneo são várias as peças que são expostas ao público pela primeira vez, como a montagem de dois arcos do claustro do mosteiro de São João de Tarouca ou o lintel com epígrafe da capela de Nossa Senhora do Barrocal (paróquia das Romãs, Sátão). 

Imagem

A exposição pode ser visitada de 4.ª feira a Domingo, entre as 10h00 e as 17h30, e, á 3.ª feira, das 14h00 às 17h30.

Imagem

 

Texto e fotografias: Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu
07.10.09

Cartaz

 

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Mais artigos

Imagem/Vídeo
Mais vistos

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página