Pedras angulares
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Subtítulo

Quatro das sete «Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo» são expressões directas do cristianismo

A Basílica do Bom Jesus de Goa (Índia), a Igreja de São Paulo (Macau), a Igreja de São Francisco de Assis da Penitência (Ouro Preto, Brasil) e o Convento de São Francisco e Ordem Terceira (Salvador da Baía, Brasil) estão entre as «7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo».

O critério adoptado na identificação dos monumentos a concurso - 27 em 16 diferentes países - consistia no seu valor histórico e patrimonial. A escolha foi feira por 239.418 pessoas, que votaram pela Internet, telefone e SMS.

Cerca de duas mil pessoas assistiram no dia 10 de Junho à declaração oficial dos vencedores, na Arena de Portimão. As fortalezas de Diu (Índia) e de Mazagão (Marrocos) e Cidade Velha de Santiago (Cabo Verde) foram as restantes construções escolhidas.

As «7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo» foram criadas no contexto da declaração oficial das «Novas 7 Maravilhas do Mundo», que ocorreu em Lisboa há dois anos.

 

Vídeos dos 4 monumentos cristãos

Basílica do Bom Jesus de Goa, Índia

 

 

Igreja da Madre de Deus (S. Paulo), Macau, China

 

 

Igreja de S. Francisco de Assis, Ouro Preto, Brasil

 

 

Convento de S. Francisco, Salvador, Brasil

 

 

Vítor Belanciano
In Público, 11.06.2009
rm
11.06.09

Foto
Igreja de S. Francisco da Penitência
Ouro Preto, Brasil

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página