Vemos, ouvimos e lemos
Projeto cultural
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Cinema

"O Laço Branco" é o melhor filme europeu de 2009 para a Igreja Católica

Uma aldeia protestante da Alemanha do Norte. 1913/1914, vésperas da Primeira Guerra Mundial. Uma história de crianças e adolescentes, pertencentes a um coro liderado pelo professor da aldeia, e suas famílias: o barão, o gerente, o Pastor, o médico, a parteira, os camponeses. Acidentes estranhos acontecem e, gradualmente, assumem o carácter de uma punição ritual. Quem estará por detrás de tudo isso?

“O Laço Branco” (Das Weisse Band) de Michael Haneke (Áustria) ganhou o Prémio para melhor filme europeu 2009 atribuído pela SIGNIS Europa.

A cerimónia de entrega ocorrerá no encerramento do Festival Internacional de Alba (em Turim, Itália), no dia 9 de Maio.

Fotograma

Em “O Laço Branco”, filme a preto e branco dividido em episódios, o realizador propõe uma reflexão sobre as raízes do mal numa pequena comunidade alemã fechada sobre ela própria, nas vésperas do início da Primeira Guerra Mundial. O estilo é clássico e inovador e a abordagem narrativa é inédita e inquietante.

Fotograma

O filme, que já conquistou a Palma de Ouro do Festival de Cannes de 2009 e o Globo de Ouro da Hollywood Foreign Press Association para melhor filme em língua estrangeira lançado nos EUA, foi seleccionado após duas rondas de votação em que participaram vinte e seis associações nacionais da SIGNIS Europa.

Fotograma

“À Procura de Eric”, de Ken Loach (Reino Unido), ficou em segundo lugar, seguindo-se “O Profeta” de Jacques Audiard (França). O quarto classificado foi “Lourdes”, de Jessica Haussner (Áustria) e em quinto lugar ficou “Welcome” de Philippe Lioret (França).

Fotograma

Todos os anos a SIGNIS Europa atribui um prémio ao melhor filme europeu. A distinção pretende promover os trabalhos que atingem um nível elevado de qualidade cinematográfica e que, através dos seus temas, exprimem valores essenciais.

 

This text will be replaced

 

 

 

 

© SNPC | 26.03.10

Cartaz

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Mais artigos

Leitura
Imagem/Vídeo
Mais vistos

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página