Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e culturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

"Ex-voto": Exposição de fotografia retrata «fragilidade dos homens» e «omnipresença de Deus»
O projeto pretende «documentar uma tradição religiosa que, ao longo do tempo, tem vindo a perder-se», refere o texto de apresentação da mostra, que será acompanhada do lançamento de um livro de textos e fotografias, revela a mais recente edição do “Jornal de Letras”. «Os ex-votos integram um ritual antigo que expressa a fragilidade dos homens e a omnipresença de Deus, ecoando o sacrifício, a entrega de um pedaço de si mesmo como pagamento da retribuição da divindade», lê-se na página da Casa das Artes.

"Procissão dançante" reúne milhares de peregrinos
Cerca de 10 mil peregrinos, incluindo quase 1500 músicos, distribuídos em 43 grupos, participaram esta terça-feira na cidade luxemburguesa de Echternach na “Procissão Dançante”, que remonta ao século XV. Os fiéis veneram S. Willibrord, monge e missionário irlandês-escocês que fundou a abadia de Echternack, onde foi sepultado, numa procissão que em 2010 foi incluída na lista do Património Imaterial da Unesco. Alinhados, os peregrinos seguram lenços nas duas mãos e avançam ao ritmo de passos para a esquerda e para a direita, acompanhados por uma música baseada num canto folclórico tradicional.
Vídeo Imagens

Primeira Escola de Verão de Filosofia da Universidade Católica assinala centenário da Grande Guerra
A primeira "Summer School" (Escola de Verão) organizada pela Área Científica de Filosofia e o Centro de Estudos de Filosofia da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa vai ser dedicada ao centenário do início da Grande Guerra (1914-1918). «À rivalidade entre as nações seguiu-se a adesão de muitos filósofos e intelectuais à política belicista dos seus próprios estados, acompanhada pelo surgimento (embora minoritário) de movimentos pacifistas», assinala o texto de apresentação da iniciativa, agendada para os dias 1 a 4 de julho, em Lisboa. «Reputados especialistas a nível nacional e internacional nas áreas da Filosofia, da História, da História Militar, do Pensamento Político, da Teologia, da Arte e da Literatura conduzem os participantes durante quatro dias por um itinerário que cruza a reflexão filosófica com outros saberes em diálogo interdisciplinar.»

Alexandre Soares dos Santos recebe Prémio Fé e Liberdade
O Instituto de Estudos Políticos (IEP), da Universidade Católica Portuguesa, vai atribuir o Prémio Fé e Liberdade a Alexandre Soares dos Santos, anterior presidente do conselho de administração do grupo Jerónimo Martins. A distinção vai ser entregue a 24 de junho, durante o Fórum Político do Estoril, que reúne dezenas de oradores nacionais e estrangeiros sob o tema "Reavaliando a 3.ª vaga de democratização", por ocasião dos 40 anos do 25 de abril (1974) e os 25 anos da queda do Muro de Berlim (1989). Elísio Alexandre Soares dos Santos (1934), que já foi considerado a pessoa mais rica em Portugal,  vai ser apresentado por Manuel Braga da Cruz, anterior reitor da Universidade Católica.

I Festival de Órgão de Braga mostra possibilidades do "rei dos instrumentos"
O I Festival de Órgão de Braga começa esta sexta-feira, 30 de maio, «com o intuito de dar a conhecer ao público inúmeras possibilidades do instrumento, apresentadas em cinco diferentes concertos», a decorrer «em cinco belas igrejas» da cidade. «A “cidade dos arcebispos”, repleta de exemplos artísticos de índole religioso e cultural, não passou ao lado do esplendor do barroco musical», que entre os séculos XVI a XVIII «enriqueceram as igrejas com instrumentos de grande qualidade», refere a página da arquidiocese bracarense. O órgão de tubos, «surpreende os sentidos, quer pela suntuosidade das suas caixas, ricamente trabalhadas, quer pela envolvente sonoridade que enche os templos». Conheça o programa.

Vaticano e Moscovo: Música e ecumenismo
A Capela Musical Pontifícia "Sistina", também conhecida como o Coro do Papa, vai cantar em Moscovo nos dias 25, 26 e 27, enquanto que o Coro Sinodal do Patriarcado de Moscovo vai apresentar-se na basílica de S. Pedro, no Vaticano, por ocasião da missa da solenidade dos santos Pedro e Paulo, a 29 de junho. No primeiro dia, a Capela Musical "Sistina" é acolhida na catedral católica da Imaculada Conceição da Bem-aventurada Virgem Maria, e a 26 o agrupamento junta-se ao Coro do Patriarcado de Moscovo para ensaiar a solene celebração eucarística de S. Pedro e S. Paulo, agendada para junho, revela o serviço de informações da Santa Sé. Nessa mesma data, à tarde, os dois coros vão interpretar música sacra das tradições ortodoxa e católica no Palácio do Arsenal do Kremlin, concerto organizado pelo Patriarcado de Moscovo.
Vídeo

Paróquia realiza ciclo de cinema sobre "Testemunhas de santidade"
A paróquia de Santa Maria de Belém, em Lisboa, sediada no Mosteiro dos Jerónimos, iniciou em maio o seu 2.º ciclo de cinema, este ano dedicado ao tema "Testemunhas de santidade", com um filme sobre o papa João Paulo II, recentemente declarado santo. A iniciativa prossegue este sábado com uma película centrada na vida da beata Madre Teresa de Calcutá (1910-1997), fundadora dos Missionários e Missionárias da Caridade, congregação dedicada às pessoas mais pobres entre os pobres. Conheça o programa.

Escola das Artes prepara 11.ª edição do festival audiovisual "Black & White"
A Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa (Porto) organiza de 21 a 24 de maio a 11.ª edição do Festival Audiovisual Black & White, que exibe vídeos e fotografias a preto e branco. «Com características únicas a nível mundial, a iniciativa nasceu da necessidade de responder a uma crescente sensibilidade do público para a especificidade do preto e branco, abandonando o preconceito que relaciona esta estética com obras dos primórdios do cinema», refere o site do festival. A organização reservou uma secção dedicada à criação de ambientes sonoros que remetam para o "preto e branco", além de propor conferências e extensões de outros festivais internacionais.

"Portugal tem futuro": Adriano Moreira reflete sobre o país e a Igreja
Adriano Moreira, politólogo, antigo deputado e professor universitário, distinguido pela Igreja católica em Portugal com o Prémio Árvore da Vida – Padre Manuel Antunes, é o orador convidado da conferência “Portugal tem futuro”. «Que desafios são lançados a um país que parece lesar os mais fragilizados e onde a palavra de ordem continua a ser “austeridade e sacrifício” especialmente para as classes média e baixa, deixando aos poderosos uma franja cada vez mais ampla de poder económico?», questionam os organizadores do encontro. «Como falar de futuro a uma nação com um dos índices de natalidade mais baixos da Europa e dos mais elevados na camada envelhecida? Que futuro para um Estado que vive da subsidiodependência, deixando afundar cada vez mais o conceito de trabalho e dignidade?»

Santuário de Fátima lança revista cultural
A nova publicação "Fátima XXI - Revista Cultural do Santuário de Fátima" vai ser lançada esta segunda-feira, 12 de maio, em conferência de imprensa agendada para as 16h30 na Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo, Cova da Iria. A revista vai centrar-se em «temas da história, da mensagem e da espiritualidade de Fátima através de uma abordagem cultural e reflexiva, sobretudo a partir dos testemunhos de protagonistas do acontecimento “Fátima” e das marcas histórico-culturais ligadas ao Santuário da Cova da Iria», lê-se no site na instituição.

Crise económica, espiritualidade e formação para ministros da Palavra: Novidades da Paulus Editora
“Jesus e o dinheiro – Uma leitura profética da crise” é um dos mais recentes lançamentos da Paulus Editora, a par de obras de espiritualidade e um programa formativo para ministros que precisam de aprofundar os conhecimentos na Bíblia. Diante da crise atual, que não é apenas uma crise económico-financeira, mas uma crise da humanidade, o autor, José Antonio Pagola, propõe «uma reflexão lúcida, inspiradora e revolucionária, que parte do Evangelho e do exemplo dado por Jesus para a transformação da realidade social, económica e política, mas sobretudo humana». Por seu lado, o “Plano de formação para leitores e ministros da Palavra”, de Carlos Herley Oviedo Gómez, apresenta «as ferramentas necessárias para que se alcance uma maior aproximação ao estudo, à oração e à proclamação da Palavra de Deus, de modo que se consiga dar um verdadeiro testemunho dessa Palavra no interior das comunidades».

Paróquia de Arronches organiza 3.º Festival de Música Sacra
A paróquia de Arronches, diocese de Portalegre-Castelo Branco, em colaboração com o município local, organiza em abril e maio o 3.º Festival de Música Sacra, com um ciclo de concertos de Páscoa. No dia 27 de abril, na igreja matriz de Arronches, às 18h00, o festival abre com uma sagração do período barroco através da organista Marília Canhoto e o flautista Jorge Álvaro Ferreira. Serão executadas bras de Dietrich Buxtehude, Jacques Arcadelt, Clemens non Papa, Giovanni Bassano, Johann Pachelbel, Johann-Adolph Hasse, Cipriano de Rore, Carlos Seixas, Nicolas Chédeville, John Travers e Jean Baptiste Loeillet.

Lisboa e Braga têm novos bispos auxiliares
O papa Francisco nomeou esta Quinta-feira Santa o cónego José Augusto Traquina para bispo auxiliar do Patriarcado de Lisboa, e o cónego Francisco Senra Coelho para bispo auxiliar da arquidiocese de Braga, revelou a Sala de Imprensa do Vaticano. Pertencendo ao clero do Patriarcado de Lisboa, o padre José Augusto Traquina Maria, de 60 anos, nasceu a 21 de janeiro de 1954 em Alcobaça, sendo até agora responsável pela paróquia de Nossa Senhora do Amparo, em Benfica, na capital. Por seu lado, o cónego Francisco José Villas-Boas Senra de Faria Coelho (53 anos), do clero da arquidiocese de Évora, nasceu a 12 de março de 1961, em Moçambique, de família portuguesa, tendo regressado a Portugal após a independência das colónias. Depois da ordenação, continuou os estudos em Roma, no domínio da Filosofia, Teologia e História Eclesiástica, curso que concluiu em 1991 na Pontifícia Universidade Gregoriana. Em 2008 obteve o doutoramento em História na Phoenix International University, nos EUA.

Espiritualidade e cultura marcam Semana Santa em Santa Maria da Feira
Concertos, encenações, visitas guiadas e celebrações evocativas da Paixão de Cristo marcam a Semana Santa em Santa Maria da Feira, organizado pelo município em colaboração com a paróquia e outras entidades civis e religiosas. A entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, que o Evangelho evoca no Domingo de Ramos, vai ser representada a 13 de abril, às 15h30, num percurso que passa pelas ruas da cidade localizada no território da diocese do Porto. Na segunda-feira, pelas 21h30, a peça “As sete palavras de Cristo na cruz”, de Charles Gounod, vai ser interpretada na igreja dos Passionistas pelo Coro do Mosteiro de Grijó, com encenação do Grupo Gólgota. O mesmo grupo é o responsável pela evocação encenada da Última Ceia de Jesus, a agonia no Jardim das Oliveiras e a presença diante do Sinédrio, que está prevista para quarta-feira, às 21h30, nos claustros da igreja matriz.

Vozes da RFM leem meditações do papa Francisco durante a Semana Santa
Carla Rocha e João Chaves, duas vozes emblemáticas da estação de rádio RFM, pertencente à Renascença, vão dar voz às meditações e passagens bíblicas propostas pelo passo-a-rezar.net para a Semana Santa, que decorre de 13 a 20 de abril. Com meditações extraídas de discursos e homilias do papa Francisco, o passo-a-rezar «pretende ajudar os portugueses a preparar e viver a Páscoa, na semana mais importante do ano, fazendo uso das novas tecnologias e levando a oração aos ritmos e lugares do dia-a-dia».  O site passo-a-rezar.net, criado há quatro anos, é um projecto do Apostolado da Oração, obra da Companhia de Jesus que se dedica à promoção da oração pessoal, que  disponibiliza diariamente orações de 10-12 minutos em formato digital "mp3".

Concerto evoca primeiro ano do papa Francisco e canonizações de João XXIII e João Paulo II
O concerto com entrada gratuita que evoca o primeiro ano do pontificado do papa Francisco, adiado devido à morte do patriarca emérito, D. José Policarpo, vai realizar-se a 4 de maio na sé de Lisboa. O alinhamento inicialmente previsto vai ser enriquecido com a ação de graças pela canonização dos papas João XXIII e João Paulo II, marcada para 27 de abril, no Vaticano. «Bom Pastor do rebanho do Senhor», traduzido e adaptado pelo padre Cartageno, vai evocar o papa que iniciou o Concílio Vaticano II, enquanto que «Abri as portas a Cristo» recordará o pontífice polaco. A interpretação das peças cabe aos coros da Catedral de Lisboa e da Escola Diocesana de Música Sacra do Patriarcado, dirigidos por mons. Marco Frisina, professor universitário e consultor do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização.

Música e espiritualidade da Paixão de Cristo na primeira encenação dramática do Festival Terras Sem Sombra
A companhia espanhola Nao d’Amores apresenta este sábado, na igreja matriz de Grândola, a recriação de uma cerimónia litúrgica que se celebra anualmente, desde a Idade Média, na famosa igreja de São Justo, em Segóvia. O projeto dirigido por Ana Zamora está integrado no festival de música sacra Terras Sem Sombra, promovido pelo Departamento do Património Histórico e Artístico da diocese de Beja, que pela primeira vez nas suas dez edições apresenta uma encenação dramática. "Misterio del Cristo de los Gascones" constitui a peça emblemática de Nao d'Amores, companhia de profissionais oriundos do teatro clássico, das marionetas e da música antiga. Trata-se da recriação de uma cerimónia litúrgica associada à imagem do "Cristo de los Gascones", escultura da época românica, em madeira policromada, com os braços articulados.
Vídeo

Via-sacra inspira peça sonora e cénica
É do pároco da Sé do Porto, padre João Carrapa, o convite que vai resultar na peça sonora e cénica “Sancta Viscera Tua”, inspirada nos passos da via-sacra, que vai ser apresentada em abril na Cidade Invicta e em Guimarães. Cerca de 120 artistas vão dar voz e movimento à peça de Jonathan Uliel Saldanha, que convida o espetador a escutar e a circular livremente pelas igrejas onde vai ser exibida, revela o site “Porto24”. O compositor explica na sua página que “Sancta Viscera Tua” é uma «peça sonora e cénica construída a partir dos arquétipos presentes na estrutura de uma Via Sacra - literalmente percurso sacro - que na sua génese propõe a re-encenação do sacrifício; numa celebração que é também vestígio dos mais primordiais ritos de transformação e mediação entre materiais e sentidos».
Imagens

Primeiro número de revista dedicada aos livros apresenta «grande entrevista» a José Tolentino Mendonça
O padre José Tolentino Mendonça, diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, é o protagonista da «grande entrevista de fundo» do primeiro número da revista “Estante”, que a “Fnac” apresenta esta quinta-feira, em Lisboa. A comemoração dos 800 anos da Língua Portuguesa é o tema de capa do número de estreia da publicação trimestral dedicada aos livros editada pela “Fnac”, e que conta com a colaboração do escritor Valter Hugo Mãe, autor do editorial. A revista, que na primeira edição dá também destaque aos 40 anos do 25 de Abril, está dividida em quatro secções, revela o site do “Diário Digital”: «A vírgula (introdução, breves, etc), os parênteses (grande entrevista e temas de fundo), a reticência (novidades do mundo dos livros) e o ponto de interrogação (secção infantil)».

João Paulo II: Canonização motiva lançamento de livros sobre vida e obra poética
A canonização de João Paulo II, que decorrerá com a de João XXIII no dia 27 de abril, o primeiro domingo após a Páscoa, está na origem de dois novos livros sobre a vida e a obra poética do papa polaco. "L'uomo, il pontifice, il santo" ("O homem, o pontífice, o santo"), da editora italiana Fmr, é um volume de tiragem limitada com 62 imagens de Giuliano Vangi que é publicado em parceria com o Pontifício Conselho da Cultura, revela o portal de notícias do Vaticano. No ensaio introdutório, o presidente do Conselho, cardeal Gianfranco Ravasi, realça que o livro se insere na grande tradição dos códices miniaturizados do passado, nos quais à glória dos textos se unia o esplendor das imagens. Através dos ensaios que constituem a base desta obra e a iconografia de Giuliano Vangi, permanece a vontade de transmitir uma mensagem e uma lembrança por imagens que perdure no tempo, sublinha o biblista italiano. Por seu lado, a Livraria Editora Vaticano (LEV) apresentou esta segunda-feira a reedição da obra poética completa de Karol Wojtyla, organizada pelo sacerdote, jornalista, escritor e consultor cinematográfico, Santino Spartà.

Congresso internacional evoca ação dos Dominicanos no mundo luso-hispânico
"Estruturas e história institucional", "correntes de espiritualidade", ação pastoral, missões e confrarias" e "património edificado, artes, iconologia e música" são alguns dos temas que a organização do congresso internacional sobre a atividade dos Dominicanos no mundo luso-hispânico, que decorre de 23 a 26 de julho, em Lisboa, se propõe abordar. O congresso "Os Dominicanos no mundo luso-hispânico. História, Arte e Património" procura reunir o contributo de investigadores também em áreas como a "assistência e ensino", "biografias de relevo", "circuitos e itinerância no mundo", "extinção, restauração, atualidade" e "bibliotecas, arquivos e fontes". A Ordem dos Pregadores, vulgarmente conhecida por Dominicana, evocando o seu fundador, teve origem num grupo de homens dirigido por Domingos de Gusmão (Caleruega, atual Espanha, 1170 - Bolonha, atual Itália, 1221), que se reuniu em 1215 (há 799 anos) na cidade de Toulouse, atual França. O primeiro dominicano que chegou a Portugal, em 1217, foi o Fr. Soeiro Gomes, um dos 16 companheiros iniciais de S. Domingos. A fundação do Vicariato de Portugal da Província de Espanha ocorreu em 1275.

Jacinto Lucas Pires e Gonçalo M. Tavares conversam com o público na livraria da Universidade Católica
A livraria da Universidade Católica, em Lisboa, promove em abril a terceira edição do “Todos à Uma”, iniciativa «de contacto direto com grandes autores», que começa esta quarta-feira com Jacinto Lucas Pires. Neste dia, nove das obras do autor, entre as quais “Perfeitos milagres”, “Sagrada família”, “Para averiguar do seu grau de pureza” e “Arranha-céus”, estão à venda com 20% de desconto. Das 13h00 às 13h15 são «15 minutos de paragem, 15 minutos de conversa, de cultura, de conhecimento» no piso 0 do edifício da Biblioteca João Paulo II, realça o site da instituição.

Dominicanos abrem convento e partilham vida comunitária com quem quer viver Tríduo Pascal em oração
O convento dos Dominicanos, em Lisboa, vai abrir as portas a pessoas que desejem viver em oração o Tríduo Pascal, período nuclear da espiritualidade cristã, que assinala a morte e ressurreição de Cristo. A iniciativa, que propõe a vivência do Tríduo com a participação na vida comunitária dos religiosos da Ordem dos Pregadores, começa na tarde de quinta-feira, quando se celebra a missa da instituição da Eucaristia. «Não se trata de umas férias conventuais, mas uma maior disponibilidade para acolher o silêncio e viver em comunidade e com simplicidade as festas pascais», sublinha uma nota enviada ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, adiantando que o retiro termina no domingo de Páscoa.

Jornada debate convergências entre espiritualidade e ciências sociais
«Contribuir para a humanização das ciências sociais e humanas» e «congregar os olhares dos profissionais sobre o seu trabalho, e o seu trabalho com sentido de espiritualidade» são alguns dos objetivos de um encontro que vai reunir especialistas nas áreas da psicologia, educação, apoio social e teologia. O painel inaugural, que a partir das 10h00 discute o tema “Os mitos da espiritualidade”, junta o teólogo João Delicado e o ilusionista Nuno André, ambos professores de Educação Moral e Religiosa Católica, com moderação de Inês Pinheiro, mestre em Psicologia Forense e Criminal. O Grupo Espiritualidade e Ciências Sociais, entidade organizadora do encontro, «nasceu da reflexão de profissionais que, ligados à prática se questionam sobre uma intervenção com sentido de espiritualidade, fundamental na transformação do tecido social.

Ciclo de Réquiem de Coimbra estreia obra do século XVI
O segundo Ciclo de Réquiem Coimbra, organizado pelo Coro Sinfónico Inês de Castro, vai apresentar cinco concertos de 29 de março a 18 de abril, entre os quais se inclui uma obra inédita de Bernal (Alfonso Perea). A peça interpretada pela Cappella Musical Cupertino de Miranda baseia-se num manuscrito daquele compositor do século XVI, pertencente ao espólio da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra. Wolfgang Amadeus Mozart, Tomás Luís de Victoria, Duarte Lobo são alguns dos compositores presentes no programa, que prevê as participações da Orquestra do Norte, Coro Casa da Música e Viana Vocale Coro AMVC. O concerto que apresenta a obra em estreia é o único a decorrer na Capela de S. Miguel, da Universidade de Coimbra, enquanto que os restantes se realizam na Sé Velha.

Biblioteca do Vaticano apresentou parceria para digitalização de 82 mil manuscritos
O acordo entre a Biblioteca Apostólica do Vaticano e a empresa NTT Data, sediada em Tóquio, para a digitalização de 82 mil manuscritos foi apresentado esta quinta-feira na sala de imprensa da Santa Sé. «Com este projeto, a Biblioteca volta a relacionar-se com as instituições de diversas regiões do mundo, prosseguindo a sua política geral, os seus objetivos e perspetivas, fazendo-o graças aos seus manuscritos, que são um sinal da universalidade da cultura», acentuou o arcebispo Jean-Louis Bruguès. Os manuscritos a digitalizar «vão da América pré-Colombo ao extremo oriente chinês e japonês, transitando por todas as culturas e línguas que animaram a cultura da Europa», revelou o bibliotecário. «A missão humanista que caracteriza a Biblioteca abre-a a tudo o que é humano, até às más variadas periferias culturais do ser humano; e com este espírito humanista quer conservar e tornar disponível o imenso tesouro da humanidade que lhe foi confiado. Por isso digitaliza-o e oferece-o para consulta livre na internet», acrescentou.

Diretor do Porto Canal e membro do "Governo sombra" debatem primeiro ano do papa Francisco
Miguel Araújo, vocalista da banda "Azeitonas", Júlio Magalhães, diretor do "Porto Canal", e o jornalista João Miguel Tavares, que integra o programa de rádio e tv "Governo sombra", são alguns dos participantes dos encontros que o Colégio das Caldinhas, em Areias, Santo Tirso, inicia esta segunda-feira. O programa, que abrange também a participação do antigo campeão de artes marciais Diogo Sant’ana, do fotojornalista Rui Couto e do padre jesuíta Vasco Pinto de Magalhães integra-se na "Semana Inaciana", que decorre entre 10 e 15 de março. Entre as atividades encontra-se a conferência "Papa Francisco: Quem é este homem que está a mudar o mundo?", que vai reunir Júlio Magalhães, João Miguel Tavares e Vasco Pinto Magalhães num debate previsto para 13 de março, dia em que se assinala o primeiro aniversário da eleição do bispo de Roma.

"Libellus": Nova revista dedicada à música sacra
«Do gregoriano à polifonia, dos jogos de timbres vocais aos acompanhamentos organísticos contrastantes», a nova revista semestral "Libellus" propõe-se marcar «o panorama da Música Sacra em Portugal» com «diversidade e originalidade». O primeiro número, dedicado ao Tempo da Quaresma, inclui doze partituras de títulos inéditos «compreendidos em diversos graus de complexidade e/ou simplicidade», ao alcance «de um vasto número de pessoas quer tenham formação no âmbito musical ou não». Ao mesmo tempo que «lança novo espaço aos Compositores cujo reconhecimento é inegável», a publicação «abre caminho a novas vozes do panorama nacional» na música sacra e litúrgica.
Áudio

Exposição: Portugal é o primeiro país da Europa a acolher tesouros orientais do Kremlin
"Os Czares e o Oriente - Ofertas da Turquia e do Irão no Kremlin de Moscovo" é o tema da exposição temporária que o Museu Calouste Gulbenkian recebe em Lisboa até 18 de maio, naquela que constitui uma estreia da mostra na Europa. «A coleção é constituída por 66 peças, entre vestes litúrgicas, armas, arreios de cavalos, têxteis, joias e objetos preciosos, ofertas dos sultões da Turquia ou xás da Pérsia [atual Irão] nos séculos XVI e XVII aos czares russos», explicou a comissária da exposição, Fernanda Passos Leite, ao "Ensaio geral", programa semanal de cultura da Renascença. A peça à entrada da exposição, composta por presentes de prestígio de diplomatas ou objetos importados da Turquia otomana e do Irão safávida, «é um ícone belíssimo de Nossa Senhora do Leite, cópia do séc. XVI de um mais antigo, muito venerado na catedral da Anunciação, no Kremlin».

Papa Francisco recebe catedrática portuguesa do Pontifício Comité de Ciência Histórica nos 60 anos da instituição
A professora catedrática Maria de Lourdes Correia Fernandes, que em dezembro foi nomeada para o Pontifício Comité de Ciência Histórica, vai ser recebida pelo papa Francisco, no âmbito da audiência a este organismo do Vaticano. A vice-reitora da Universidade do Porto recebeu convocatória para uma reunião plenária a realizar a 12 abril, revela o semanário "Voz Portucalense", da diocese do Porto. Francisco recebe ao final da manhã os membros da instituição criada pelo papa Pio XII a 7 de abril de 1954, há 60 anos, e que atualmente conta com cerca de 30 historiadores. Maria de Lourdes Correia Fernandes, que centra a sua investigação na «história da cultura» e na «história do sentimento religioso», afirmou que a nomeação constituía «um grande desafio e uma grande responsabilidade, não só por quem nomeia, e para o comité que é, mas também pelo facto de ser a única portuguesa».

Universidade Católica, Renascença e Agência Ecclesia assinalam primeiro ano do papa Francisco
Quatro personalidades das áreas da psicologia, apoio aos refugiados, economia e música vão analisar o mesmo número de frases emblemáticas proferidas pelo papa Francisco no primeiro ano do seu pontificado. A iniciativa integra o programa da conferência "Francisco: um papa do fim do mundo" que a Renascença, a Agência Ecclesia e a Universidade Católica Portuguesa organizam esta terça-feira, 11 de março, em Lisboa. «Ir às periferias», pelo Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, António Guterres (depoimento em vídeo), «Esta economia mata», pelo presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz, Alfredo Bruto da Costa, «Peço que se rebelem», pelo cantautor Manuel Fúria, e «Com licença, desculpa, obrigado», pela psicóloga Margarida Neto, constituem as frases e respetivos comentadores. Conheça o programa integral do encontro.

Festival Terras Sem Sombra de música sacra: 10.ª edição começa a 29 de março
A 10.ª edição do Terras Sem Sombra, festival de música sacra do Baixo Alentejo, promovido pela diocese de Beja, vai começar a 29 de março em Almodôvar, terminando a 5 de julho, em Sines, com a cerimónia de atribuição de prémios. A revelação foi feita à Rádio Planície por Sara Fonseca, coordenadora da iniciativa organizada pelo Departamento do Património Histórico e Artístico da diocese, que em 2014 assinala o 30.º aniversário. Segundo o calendário publicado no site "visitalentejo", o festival vai manter a vertente da salvaguarda da biodiversidade, agendando eventos neste domínio no domingo a seguir a cada concerto, em parceria com organismos de proteção da natureza. Assim, no dia 30 de março está prevista a atividade "Tesouros ocultos da natureza: preservar os invertebrados da Ribeira do Vascão", em Almodôvar, seguindo-se Grândola (13 de abril), Santiago do Cacém (27 de abril) e Beja, onde o festival regressa, com uma ação a 11 de maio centrada no montado de azinho.

Centro de Estudos de História Religiosa lança livro sobre efeitos do Concílio de Trento em Portugal
"O Concílio de Trento em Portugal e nas suas conquistas: olhares novos" é o título da mais recente publicação do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa. A obra, coordenada por António Camões Gouveia, David Sampaio Barbosa e José Pedro Paiva, resulta da investigação desenvolvida no Seminário de História Religiosa Moderna, que em 2013 promoveu um ciclo de conferências sobre o Concílio de Trento (1545-1563), assinalando o 450.º aniversário do seu encerramento. O volume «reúne o melhor fruto» da «experiência de criação e cruzamento de novos saberes, além da reflexão crítica sobre os já consolidados, em torno do impacto e aplicação do Concílio de Trento em Portugal», sublinha a introdução.

Jardins pontifícios de Castel Gandolfo abriram ao público
Os jardins da residência pontifícia de Castel Gandolfo, 25 km a sudeste de Roma, que além da beleza natural expõem achados arqueológicas, passaram a poder ser visitados por turistas desde 1 de março. As vilas pontifícias de Castel Gandolfo, que ocupam uma área de cerca de 55 hectares (mais 11 que a Cidade-Estado do Vaticano), estão incluídas nas zonas extraterritoriais da Santa Sé em Itália, concedidas no âmbito da assinatura dos Pactos Lateranenses, entre os dois estados, em 1929. No primeiro ano de pontificado, que se completa a 13 de março, Francisco raramente esteve em Castel Gandolfo, espaço de descanso e trabalho dos papas desde o século XVII. Bergoglio deslocou-se a Castel Gandolfo três vezes: a 23 de março, dez dias após a eleição, para saudar o antecessor; a 14 de julho, para a oração do Angelus; e a 14 de agosto, para presidir à missa da Assunção de Nossa Senhora. E nestas ocasiões nunca pernoitou no local.
Imagens

Patriarca de Lisboa e ex-ministra das Finanças debatem "O lugar do pensamento social cristão na construção da cidade"
O patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, e Manuela Ferreira Leite, ex-ministra das Finanças, vão debater «o lugar do pensamento social cristão na construção da cidade», num evento que decorrerá a 26 de março, em Lisboa. A sessão, marcada para a Universidade Católica Portuguesa, conta também com a intervenção de Américo Pereira, professor da instituição, revela a Associação de Estudantes da Faculdade de Teologia. «A sociedade e a sociabilidade não descem do topo nem se pressupõem sem o empenho de quem realmente zela pelo bem comum. Crescem pela motivação das pessoas que tomam a cidadania como aventura e risco, requerem reconhecimento e promoção por parte dos responsáveis pelo bem comum», declarou D. Manuel Clemente em 2007.

Jornadas de Teologia desafiam a imaginar a Igreja do futuro
“Imaginar a Igreja - Sinodalidade, Colegialidade, Ministério de Pedro” é o tema geral das Jornadas de Estudos Teológicos que a Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (Lisboa) realiza de 26 a 28 de fevereiro. A iniciativa pretende «partir da situação atual, fruto da receção do Concílio, e olhar para o futuro tanto no que respeita à vivência da sinodalidade e da colegialidade na Igreja, como em relação aos desafios que se apresentam ao exercício do ministério do Bispo de Roma numa Igreja em contexto de mundialização», refere o site da faculdade. «A sinodalidade como dimensão estrutural da vida da Igreja a nível universal, das Igrejas locais e das comunidades cristãs» ocupará duas conferências e dois painéis, enquanto que as questões relativas à colegialidade episcopal serão refletidas no segundo dia de trabalhos.

Patriarca de Lisboa apresenta livro sobre Santo Adrião, Santa Natália e S. Manços
O patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, vai apresentar a 6 de março o livro "Santo Adrião, Santa Natália e S. Manços", de Paulo Farmhouse Alberto, oitavo volume da coleção “Santos e Milagres da Idade Média em Portugal”. A coleção editada pelo Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa propõe-se disponibilizar ao público «os textos matriciais e mais antigos sobre mártires e santos com culto na Antiguidade Tardia e Alta Idade Média em território que viria a ser Portugal». «São textos de deslumbrante vivacidade e qualidade literária, traduzidos com o maior rigor científico, que farão o leitor curioso (vi)ver o quotidiano com outros olhos.»
Vídeo

"Saber ouvir": Curso enriquece audição de música clássica
O compositor português João Madureira vai orientar o curso presencial "Saber ouvir", que em março e abril «pretende dar ao ouvinte de música clássica os instrumentos necessários à identificação das formas musicais mais comuns». A formação, que decorre durante seis encontros semanais, em Lisboa, visa enriquecer a audição do ouvinte e refinar a sua «fruição das interpretações que ouve», explica o desdobrável da iniciativa organizada pela "Appleton Square". «Em cada sessão, após uma exposição teórica breve sobre a gramática e as formas musicais da música europeia dos séculos XVIII e XIX», os participantes consolidam a formação «através de pequenos jogos e outras atividades sobre obras de referência», refere a organização.

Arcebispo de Braga apresenta novo livro de Valter Hugo Mãe
O arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, vai apresentar a 27 de fevereiro o mais recente livro do escritor Valter Hugo Mãe, “A desumanização”, numa sessão que decorre em Guimarães. O prelado, que preside à Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, conversará com o autor, numa sessão que conta também com a participação de Adolfo Luxúria Canibal, que lerá excertos do livro, revelou a Porto Editora.

Vaticano evoca Miguel Ângelo
O presidente do Pontifício Conselho da Cultura vai evocar o escultor, pintor, arquiteto e poeta Miguel Ângelo (1475-1564), por ocasião do 450.º aniversário da morte, que se assinala a 18 de fevereiro. O cardeal italiano Gianfranco Ravasi recordará o autor de referência para o diálogo entre arte e fé no dia 2 de março, em Roma, durante a missa que conclui a 3.ª edição do Festival Internacional de Música Frescobaldi.

"A ressurreição de Jesus e a nossa ressurreição" é tema de Jornadas de Teologia
Bíblia, espiritualidade, cultura e música são alguns dos temas a refletir pelos convidados, entre os quais D. António Couto, bispo de Lamego, Arnaldo Pinho, da Faculdade de Teologia da Universidade Católica, Pierangelo Sequeri, da Faculdade de Teologia de Milão, e Andres Queiruga, da Universidade de Santiago de Compostela. «A ressurreição de Jesus foi a evasão para um género de vida totalmente novo, para uma vida já não sujeita à lei do morrer e do transformar-se, mas situada para além disso - uma vida que inaugurou uma nova dimensão de ser homem», acentua Bento XVI, citado no texto de apresentação da iniciativa. Conheça o programa.

"Ser santo hoje: figuras inspiradoras" é tema de Semana de Estudos Teológicos
D. António Barroso, Frei Bernardo Vasconcelos, Padre Abílio Correia e a Beata Alexandrina de Balasar são as figuras em foco da 22.ª Semana de Estudos Teológicos organizada pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (Braga). A iniciativa, dedicada ao tema "Ser Santo Hoje: Figuras Inspiradoras", realiza-se de 17 a 22 de fevereiro, reunindo «conferencistas nacionais e internacionais, com o objetivo de debater a figura do santo e destacar alguns nomes considerados uma referência e uma inspiração».

Concertos a seis órgãos regressam à basílica de Mafra
A basílica do palácio nacional de Mafra recebe a partir de março o 4.º ciclo de concertos a seis órgãos, composto por 10 atuações que decorrem no primeiro domingo do mês, às 16h00. João Vaz é o responsável pela direção artística, enquanto que as peças são interpretadas por Sérgio Silva (órgão do Evangelho), Isabel Albergaria (Epístola), David Paccetti Correia (S. Pedro d'Alcântara), Margarida Oliveira (Sacramento), Diogo Rato Pombo (Conceição) e Daniela Moreira (Santa Bárbara). O que faz dos órgãos de Mafra «um conjunto único não é o seu número – já de si notável – mas o facto de terem sido construídos ao mesmo tempo e de terem sido concebidos originalmente para tocar em conjunto», refere o site do palácio. «Os seis instrumentos foram construídos pelos dois mais importantes organeiros portugueses do seu tempo – António Xavier Machado e Cerveira e Joaquim António Peres Fontanes – tendo sido terminados entre 1806 e 1807.
Vídeo

A arte enquanto voz para o anúncio
A arquidiocese de Milão está a propor pelo sétimo ano consecutivo o curso “Arte, fé, cultura: a arte voz para o anúncio”, que nesta edição é inspirado nas indicações da carta pastoral do arcebispo milanês, cardeal Angelo Scola: «O campo é o mundo. Caminho a percorrer ao encontro do humano». O espírito da formação está também presente na imagem escolhida para o representar, uma obra do jovem artista Nicola Villa, extraída do novo Evangeliário da arquidiocese ambrosiana (2011), que retrata o encontro do Ressuscitado com o apóstolo Pedro no lago da Galileia. O curso, organizado em parceria com a Faculdade de Teologia, visa explicitar as riquezas dos recursos com que as diferentes linguagens da arte e da teologia penetram no mistério da revelação divina, desde a criação a Cristo, valorizando a compreensão ocidental e oriental.

"Ilusão": Novo espetáculo do Teatro da Cornucópia recorre a 59 atores não profissionais
O Teatro da Cornucópia, em Lisboa, vai recorrer a projetos com «condições anormais de produção» para responder às «atuais condições de financiamento», começando a 20 de fevereiro com a estreia de "Ilusão". O espetáculo para público adolescente e adulto, concebido a partir dos primeiros esboços dramáticos do poeta e dramaturgo espanhol Federico Garcia Lorca (1898-1936), escritos entre os seus 21 e 24 anos, mas só publicados em 1994, é protagonizado com 59 atores não profissionais. Além do encenador Luís Miguel Cintra, que também participa como ator, a peça conta com «pessoas de todas as idades, desde uma jovem de 15 anos, passando por alunos de escolas de teatro e atores em grupos amadores, até uma espetadora amiga de 81 anos».

Biblista católico e pastor evangélico falam sobre Jesus
O padre Joaquim Carreira das Neves, biblista e antigo professor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, e o pastor evangélico Tiago Cavaco vão juntar-se para uma conversa pública intitulada "Ler Jesus". Contando também com a participação de António Marujo, jornalista especializado em temas religiosos, o encontro “organizado pela revista “Ler” e Livrarias Bertrand decorre a 13 de fevereiro, em Lisboa. «Ler Jesus, como ler Jesus?, que palavras dizem Jesus?, Ele está sempre no meio de nós?, existe um antes e um depois na vida de Jesus?» são algumas das questões que motivam o debate moderado pela jornalista Anabela Mota Ribeiro.

"Os católicos na luta contra a ditadura": Testemunhos evocam 40 anos do 25 de abril
Música, intervenções, testemunhos, debate e convívio fazem parte do programa da tertúlia "Os católicos na luta contra a ditadura", que decorre a 22 de fevereiro, em Lisboa. O encontro, promovido pelo movimento Não Apaguem a Memória e pelo Instituto São Tomás de Aquino, conta com intervenções de Francisco Fanhais, frei Bento Domingues, Nuno Teotónio Pereira (testemunho), Fernando Abreu, Cesário Borga, Luísa Sarsfield Cabral e José Ribeiro.

Patriarca de Lisboa abre primeiro Seminário de História do Cristianismo
O patriarca de Lisboa vai abrir o primeiro Seminário de História do Cristianismo que a Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Nova, na capital, organiza  a 25 de fevereiro, dedicado ao tema "A (des)construção de uma Europa Cristã". "Cristianismo: uma 'nota de rodapé' na cultura europeia?" é a interrogação a que D. Manuel Clemente, formado em História, vai procurar responder na conferência marcada para as 10h00, a que se segue um tempo de debate. O programa compreende conferências sobre algumas das principais etapas da Igreja desde os primeiros séculos até à época contemporânea, com intervenções de vários investigadores, incluindo do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa.

"À procura de Deus": Fotógrafo seguiu ritos e orações de cristãos, muçulmanos e sikhs
"À procura de Deus" é um «trabalho fotográfico subordinado ao tema religião e à forma como três religiões diferentes promovem as suas celebrações», explica o fotógrafo Duarte Silva na sua página. Ao longo de três meses, o autor acompanhou no Porto as orações, gestos, e rituais de crentes muçulmanos, sikhs e cristãos da Igreja ortodoxa, bem como os seus espaços e símbolos. A série de 21 imagens, que constituiu o trabalho final no curso profissional do Instituto Português de Fotografia, procura «estabelecer semelhanças e diferenças na busca de alguma proximidade a Deus», diz Duarte Silva, psicólogo clínico, citado pelo jornal "Público".
Imagens

Dia Mendel: Filósofos, cientistas, médicos e historiadores debatem fé e ciência
O monge agostiniano austríaco Gregor Mendel (1822-1884), autor de importantes descobertas na área da genética e enunciador as leis da hereditariedade, é o patrono de debates que vão decorrer em mais de duas dezenas de cidades italianas. A segunda edição do “Mendel Day”, que decorre entre fevereiro e março, reúne historiadores, filósofos, médicos, engenheiros e cientistas que pretendem contribuir para «uma leitura da relação entre ciência e fé fundada, e não ideológica», revela a agência de notícias SIR. Recordar que «a genética penetra a inteligência do Criador colocada no criado», que a vida é uma realidade «que obedece a leis e ao mesmo tempo aprofunda o Mistério», perspectivar o ser humano enquanto «religioso» e estranho a todo o «reducionismo materialista» constituem algumas das convicções que sustentam a iniciativa.

Ator Nicolau Breyner e escritora Sara Rodrigues intervêm em ação formativa do clero do Sul
O Instituto Superior de Teologia de Évora (ISTE) convidou o ator Nicolau Breyner e a escritora Sara Rodrigues para o encontro formativo do clero da Província Eclesiásistica do Sul, que decorre desde esta segunda-feira em Portimão. O painel "O que esperamos e desejamos da Igreja", agendado para o último dia de trabalhos, quinta-feira, conta também com a participação de António Marujo, jornalista especialista em temas de religião, revelou ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura o presidente do Conselho Geral do ISTE, cónego José Morais Palos. «Vamos ter um painel onde ouviremos sensibilidades do mundo da cultura, da literatura ou do espectáculo”, explicou em declarações à Renascença: «São áreas que hoje em dia envolvem muitas pessoas e afetam as suas vidas, daí ser importante ouvir estes setores”, acrescentou.

"Invisíveis": Cáritas produziu documentário após curso audiovisual com pessoas sem-abrigo
A Cáritas da diocese espanhola de Cádis e Ceuta apresentou a curta-metragem “Invisíveis”, fruto de um curso audiovisual que decorreu no último trimestre de 2013, no qual participaram sete pessoas sem-abrigo. O documentário, que reflete a trajetória pessoal dos protagonistas e como encaram o futuro, torna presente o trabalho que a instituição católica de apoio social através dos seus voluntários e profissionais.
Vídeo

"Tenho sede": Vida de Madre Teresa de Calcutá inspira filme
"I thirst" ("Tenho sede") é o nome do filme sobre a Beata Madre Teresa de Calcutá (1910-1997), que vai ser levado ao grande ecrã pelo norte americano Tony Krantz, responsável pela produção de séries como "24" ou o filme "Mullholand Drive", de David Lynch. O filme será produzido pela Flame Ventures e pela Origin Entertainment, de Jamey Volk, a que se junta o argumentista Keir Pearson, nomeado para o Óscar por ter coredigido o argumento de "Hotel Ruanda", revela o site "Hollywood Reporter". Na sessão em que anunciou o projeto, esta quinta-feira, Tony Krantz expressou satisfação por produzir o filme «sobre uma mulher que lutou pelo compromisso absoluto da fé, caridade e amor», refere a página "Deadline". O projeto envolve o Centro Madre Teresa de Calcutá, que dará aos produtores o acesso a arquivos raramente vistos, além de ter poder de veto: «Eles [Centro] não devem ser apenas parte dele [do filme], mas também um dos autores», sublinhou Krantz, para quem este acordo não vai diluir ou branquear a vida da Prémio Nobel da Paz.

Patriarca de Lisboa debate situação social em Portugal com ministro do Emprego e Solidariedade
"A situação social em Portugal" é o tema que a 5 de fevereiro vai reunir D. Manuel Clemente, patriarca de Lisboa, com o detentor da pasta do Emprego, da Solidariedade e da Segurança Social, Pedro Mota Soares. O encontro entre o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa e o ministro do CDS-PP é moderado por Artur Santos Silva, presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, instituição que acolhe a sessão, na capital. O debate faz parte da programação da 9.ª edição do ciclo de conferências e debates "Olhares Cruzados sobre Portugal", organizado pela Universidade Católica Portuguesa (Centro Regional do Porto) e pelo jornal "Público".

Curso livre sobre Bíblia e cultura em Portugal
A Universidade Lusófona (Lisboa) inicia este sábado um curso livre, com encontros presenciais ou através da internet ("e-learning"), que se apresenta como uma introdução ao estudo das representações da Bíblia na cultura Portuguesa». «Da literatura à pintura, da escultura à arquitetura, do teatro ao cinema, passando pela música, serão identificados paradigmas determinantes na construção da(s)identidade(s) cultural portuguesa», refere o site da instituição. O curso "Bíblia e Cultura", coordenado por Paulo Mendes Pinto (Universidade Lusófona) e Timóteo Cavaco (Sociedade Bíblica) decorre durante os próximos 10 sábados, das 14h30 às 17h30, ao longo de 10 sessões (versão presencial).

Patriarca de Lisboa intervém em conferência sobre "O trabalho e o emprego em Portugal"
O patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, é um dos intervenientes da conferência "O trabalho e o emprego em Portugal", que a Associação Cristã de Empresários e Gestores (Acege) organiza este sábado, na capital. "Caminhos de inflexão: perspetiva económica e humana" é o tema da conversa entre o prelado, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, e o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, com início marcado para as 12h45, no Centro Cultural de Belém. O encontro abre antes, às 9h30, com um painel que conta com as participações do presidente da Acege, António Pinto Leite, e Raul Galamba, que apresentarão o estudo "Emprego em Portugal: caminhos de inversão". A seguir começa o segundo colóquio, "O trabalho: que perspetivas para uma geração experiente?". "O emprego: que perspetivas para as novas gerações?" é a interrogação colocada pelo terceiro painel.

Claudio Abbado: 1933-2014
Morreu esta segunda-feira, em Bolonha, o maestro italiano Claudio Abbado, de 80 anos, na sequência de uma doença que já o tinha obrigado a cancelar intervenções artísticas e políticas. Claudio Abbado foi diretor do teatro “La Scala”, de Milão, da “Staatsoper”, de Viena, e da “Berliner Philharmoniker”, de Berlim. Empenhou-se na divulgação da música especialmente entre a população mais marginalizada. Também notório foi o apoio que prestou aos jovens músicos, chegando a criar orquestras para eles, como a “European Union Youth Orchestra”, a “Chamber Orchestra of Europe”, a “Mahler Chamber Orchestra” e a “Orchestra Mozart”.
Vídeo

«Nos próximos 20 anos haverá mais mudanças na sociedade e na Igreja do que nos últimos cem»
Na diocese de Innsbruck, na Áustria, subsiste a convicção de que «nos próximos vinte anos, na sociedade e na Igreja, haverá mais mudanças do que nos últimos cem anos». «A direção desta tendência, se para melhor ou para pior - está nas nossas mãos», refere uma nota referente ao ciclo de encontros "Um outro futuro é possível", que a diocese organiza no âmbito da comemoração dos cinquenta anos. As sessões sobre o futuro da sociedade e Igreja, que começam esta terça-feira, contam com a intervenção do bispo do Tirol, bem como especialistas em teologia pastoral, pedagogia, sociologia, ecologia, empreendedorismo e jornalismo, entre várias personalidades do mundo académico, eclesiástico e social austríaco.

Eusébio foi uma «lenda do futebol português»: Rádio Vaticano noticia morte do "Pantera Negra"
«Morreu Eusébio, lenda do futebol português»: é com este título que o site da Rádio Vaticano, em língua italiana, noticia a morte do jogador, ocorrida na madrugada deste domingo. Na primeira frase do artigo, publicado pouco depois das 11h00 locais (menos uma no continente português), lê-se o seguinte: «Luto no mundo do desporto pela morte de Eusébio da Silva Ferreira, considerado o melhor jogador português de todos os tempos». O jornal estreitamente ligado à Santa Sé refere que o jogador, que se notabilizou no Sport Lisboa e Benfica e ao serviço da seleção nacional portuguesa, refere a causa da morte, «paragem cardio-respiratória», aos 71 anos.

"História Religiosa de Portugal" e "Dicionário de História Religiosa de Portugal" disponíveis para consulta gratuita
Os três volumes da “História Religiosa de Portugal” e os quatro do “Dicionário de História Religiosa de Portugal”, editados pelo Círculo de Leitores entre 2000 e 2002, estão agora disponíveis na internet, após vários anos esgotados. As obras, com responsabilidade científica do Centro de Estudos de História Religiosa, foram digitalizadas pela instituição, ficando agora acessíveis, gratuitamente, no repositório institucional da Universidade Católica Portuguesa. Conheça os temas principais estudados em cada uma das obras.

Patriarca de Lisboa intervém em ciclo de debates "Uma Igreja despojada"
O patriarca de Lisboa e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. Manuel Clemente, é um dos participantes no ciclo "Encontros de Santa Isabel 2014", que em janeiro vai debater na capital o tema "Uma Igreja despojada". Na primeira sessão, no dia 9, Isabel Cordovil, Pedro Macedo, M. Fernanda Simões e o padre José Vieira, responsável nacional pelos Missionários Combonianos, falam de uma "Uma Igreja atenta à realidade em que vive".

Exposição: "O Exótico nunca está em casa? A China na faiança e no azulejo portugueses"
Em 1513, há 500 anos, Jorge Álvares tornava-se o primeiro português a pisar a China. Desembarcou no sul e com ele outros mercadores. O comércio que então se estabeleceu trouxe até à Europa a porcelana Chinesa, a seda e os chás. Portugal tornou-se assim na porta de entrada de um mundo exótico. É uma parte desse meio milénio de trocas de influências entre Ocidente e Oriente que é agora revelada na nova exposição "'O Exótico nunca está em casa?' A China na faiança e no azulejo portugueses (séculos XVII-XVIII)", do Museu Nacional do Azulejo.

"Obra Completa do Padre António Vieira" tem novos volumes e é uma das edições mais relevantes de 2013
Continuam a ser publicados os volumes que, num total de 30, compõem a “Obra Completa do Padre António Vieira”, com direção de José Eduardo Franco e Pedro Calafate (ed. Círculo de Leitores). Do Tomo I, “Epistografia, foi recentemente lançado o volume 2, “Cartas da Missão e Cartas da Prisão”, enquanto que do Tomo II, “Parenética”, saíram os volumes 3 e 7, “Sermões da Quaresma” e “Sermões do Rosário e Maria Rosa Mística I”. Com o final do ano, a imprensa elege os livros que mais se destacaram, e os volumes do orador jesuíta têm sido repetidamente mencionados, como é o caso da revista “Sábado”: «A grandeza de Vieira deixa os concorrentes para trás».

Museu Nacional de Arte Antiga comprou medalhão com imagem de um dos mais notáveis teólogos portugueses
O Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, adquiriu em Londres um medalhão em bronze com a imagem de Diogo de Paiva de Andrade (1528-1575), um dos mais importantes teólogos portugueses. O baixo-relevo, datado de cerca de 1575, terá sido resgatado intacto às ruínas da capela de S. Nicolau de Tolentino, da igreja do Convento da Graça, em Lisboa, após o terramoto de 1 de novembro de 1755. «Após sólida formação humanística e teológica obtida na Universidade de Coimbra», Paiva de Andrade foi enviado aos 33 anos «como teólogo do rei à última fase do Concílio de Trento, onde a sua intervenção ilustrou o nome da pátria e lhe granjeou prestígio em toda a Europa», escreve António Guimarães Pinto, autor de uma antologia publicada pela “Esfera do Caos”.

Há mais alunos nas escolas católicas a nível mundial mas variação na Europa é negativa
Entre 2008 e 2011 a quantidade de escolas católicas no mundo cresceu 3%, enquanto que o número de estudantes destes estabelecimentos aumentou 5%, mas estas variações são negativas na Europa, revelou o Vaticano esta quinta-feira. Os números foram revelados na conferência de imprensa de apresentação do documento “Educar para o diálogo intercultural na Escola Católica. Viver juntos para uma civilização do amor”, da Congregação para a Educação Católica, organismo do Vaticano. «A palavra chave que liga em conjunto todos os aspectos abordados no documento é “diálogo”, no seguimento das indicações dadas pelo papa Francisco», vincou o responsável da congregação, o cardeal polaco Zenon Grocholewski.

Carminho dá voz ao "passo-a-rezar" de Natal
A fadista Carminho e o padre José Tolentino Mendonça dão voz às meditações de Natal do site “Passo-a-Rezar”, que serão acompanhadas por temas musicais compostos e escolhidos pelo italiano Marco Frisina. Marco Frisina, fundador e diretor do Coro da Diocese de Roma, além de maestro responsável pela Pontificia Cappella Musicale Lateranense, compôs bandas sonoras para diversos filmes e séries de televisão, e a sua atividade como compositor de música sacra é internacionalmente reconhecida. O Passo-a-Rezar, conceito com quase quatro anos de existência em Portugal, disponibiliza gratuitamente na internet uma proposta de oração e meditação diária, que pode ser escutada, a qualquer momento, num aparelho de áudio que suporte o formato digital “mp3”.

Madalena Cabral recebe prémio de "Personalidade do Ano" da Associação Portuguesa de Museologia
A Associação Portuguesa de Museologia entrega esta sexta-feira, em Lisboa, o prémio de “Personalidade do Ano” a Madalena Cabral, que integrou o Movimento de Renovação da Arte Religiosa (MRAR). A distinção, que segundo a Associação enaltece um percurso «que se destacou pelo pioneirismo e impulso aos serviços educativos dos museus», a começar no do Museu Nacional de Arte Antiga (Lisboa), o primeiro em Portugal, vai ser recebida por José Luís Porfírio. Madalena Cabral, hoje com 91 anos, contribuiu para a renovação da paramentaria no âmbito do MRAR, criado no início dos anos 50 do século XX com vista à elevação da arquitetura religiosa e da arte sacra em Portugal a uma maior dignidade e qualidade plástica.

D. Manuel Clemente e Gonçalo M. Tavares encontram-se em programa de cultura da Renascença
O patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, e o escritor Gonçalo M. Tavares são os convidados do programa semanal “Ensaio geral”, que a Renascença transmite esta sexta-feira, às 23h30. A gravação do programa coordenado pela jornalista Maria João Costa decorre também na sexta-feira, às 18h45, na Livraria Ferin, em Lisboa, (Rua Nova do Almada, 70-74), em sessão aberta ao público.

João Madureira e José Tolentino Mendonça à conversa em festival internacional de músicas antigas
O compositor João Madureira e José Tolentino Mendonça, diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, são dois dos convidados da segunda edição do "Fora do Lugar", festival internacional de músicas antigas organizado pela Câmara Municipal de Idanha-a-Nova. Sob a direção artística de Filipe Faria, da produtora Arte das Musas, o festival abre a porta de lagares ancestrais onde ainda se pode cheirar o azeite, capelas antigas de pedra e arte, casas familiares históricas, hangares de fábricas agrícolas desativadas, palacetes oitocentistas, casas do povo, palheiros e outros centros de cultura.

Renascença venceu principal categoria de prémios de ciberjornalismo
A Renascença venceu, a principal categoria dos prémios de ciberjornalismo atribuídos pelo Observatório de Ciberjornalismo (Obciber) da Universidade do Porto. O prémio de excelência geral em ciberjornalismo foi atribuído pelo quarto ano consecutivo ao site da Renascença, numa categoria em que também estavam nomeados os sites do jornal "Público" e "Jornal de Notícias". O júri distinguiu também o trabalho "Uma quase-aldeia encravada entre gigantes de betão", sobre a freguesia de Campanhã, no Porto, onde há casas sem saneamento e ruas sem iluminação pública.

Nelson Mandela (18.7.1918 - 5.12.2013), João Paulo II e Bento XVI
Hoje, a África pede que se a estime e ame pelo que é. Não pede compaixão, pede solidariedade. Esta mensagem, recolhi-a em todo o lado, e em particular no encontro com Nelson Mandela, o homem que guiou a superação do apartheid, interpretando o desejo do seu povo e de toda a África de renascer na pacificação e na colaboração entre todos os seus filhos.
Imagens

Investigadora portuguesa surpreendida com nomeação, assinada pelo papa, para o Pontifício Comité de Ciência Histórica
A vice-reitora da Universidade do Porto, Maria de Lurdes Correia Fernandes, ficou surpreendida com a nomeação do papa Francisco para o Pontifício Comité de Ciência Histórica, um dos organismos do Vaticano, revelada esta quarta-feira. «Foi uma honra muito grande, e foi com alguma surpresa» que a docente acolheu a nomeação inesperada, dado que o cargo na reitoria a obrigou nos últimos anos a interromper a pesquisa na área das ciências históricas, explicou. A docente, que centra a sua investigação na «história da cultura» e na «história do sentimento religioso», considera que a nomeação «é um grande desafio e uma grande responsabilidade, não só por quem nomeia, e para o comité que é, mas também pelo facto de ser a única portuguesa». (Re)leia um artigo sobre o Concílio de Trento de que a docente foi coautora.

Câmara Municipal de Lisboa propõe visitas guiadas a presépios emblemáticos da cidade
O programa de visitas guiadas "Itinerários de Lisboa", promovido pelo município, está a dar a conhecer até 13 de dezembro presépios emblemáticos da cidade, localizados na sé patriarcal, basílicas, igrejas e museus. A iniciativa começou esta terça-feira com o presépio da basílica de Estrela, moldado por Machado de Castro e considerado um dos mais extraordinários de Portugal, prosseguindo quarta-feira com o da igreja de Nossa Senhora da Anunciada. Nesta quinta-feira é a vez do Museu Nacional do Azulejo, com um conjunto de 42 figuras de meados do século XVIII, atribuído a Dionísio e António Ferreira, enquanto que na sexta-feira é proposto o presépio da basílica dos Mártires, do mesmo século, a que são apontadas influências da tradição presepista do norte de Portugal. Conheça o programa.

Vaticano recebe exposição do arquiteto Santiago Calatrava
"Santiago Calatrava: As metamorfoses do espaço" é o título da exposição dedicada ao arquiteto espanhol que abre esta quarta-feira num dos braços da colunata da Praça de S. Pedro, no Vaticano. A mostra promovida pelos Museus do Vaticano e pelo Pontifício Conselho da Cultura, que ficará exposta até 20 de fevereiro, apresenta cerca de 140 obras da variada produção artística do criador, conhecido em Portugal pelo projeto da gare multimodal do Oriente, inaugurada durante a Expo 98, em Lisboa. A exposição revela modelos arquitetónicos, acompanhados pelos desenhos preparatórios, assim como aguarelas e esculturas, monumentais e de dimensão mais reduzida, em bronze, mármore, alabastro e madeira.

"O tempo ao sabor da fé": Bispo auxiliar de Lisboa reúne crónicas
O livro "O tempo ao sabor da fé", que reúne artigos de opinião de D. Nuno Brás, um dos bispos auxiliares de Lisboa, publicados no semanário "Voz da Verdade", do patriarcado lisboeta, é apresentado esta quarta-feira, em Lisboa. Igreja, fé, papas, liturgia e Europa são alguns dos temas em análise pelo membro da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, «fruto da procura pessoal de olhar o tempo que passa com a visão da fé cristã e com o seu sabor».

Órgão de tubos do séc. XIX volta a ouvir-se após décadas de silêncio
O instrumento, com dois manuais e 2229 tubos distribuídos por 51 meios-registos, foi encomendado pelo cabido da Colegiada ao organeiro vimaranense Luís António de Carvalho em 1831. Trata de um instrumento ibérico com base num flautado de 24 palmos (que só encontra par no Norte de Portugal nos órgãos ibéricos da Sé de Braga e no órgão de São Bento da Vitória no Porto). A recuperação do instrumento, que abrangeu a sua caixa e entendeu-se à tribuna, foi apoiada por fundos da União Europeia.

Presépio do Vaticano vai ser napolitano e a árvore de Natal vem da Baviera
A praça São Pedro, no Vaticano, vai contar este ano com um presépio oferecido pelo arcebispo de Nápoles, cardeal Crescenzio Sepe, enquanto que a árvore de Natal provém da Baviera, na Alemanha. O presépio terá o estilo artístico da Nápoles do século XVIII, revela o portal de notícias do Vaticano, adiantando que o responsável será Antonio Di Tuoro, que há anos cuida dos presépios da arquidiocese italiana. Por seu lado, a árvore de Natal é um abeto de 25 metros de altura e 7,2 toneladas, que foi cortado esta segunda feira em Ratisbona e chegará a Roma na quinta-feira.

"Mente - à Sexta-feira": Instituto de Bioética propõe curso livre e gratuito sobre cérebro e desempenho humano
A formação “Mente - à Sexta-Feira” oferece uma viagem «desde a estrutura do cérebro até à autoconsciência, passando da decisão humana ao pensamento abstrato, ou seja, da estrutura às funções». "O Cérebro humano – como é?" e "como funciona?, "Como decide quem decide?", "Como pensa quem pensa?", "Damásio, self e autoconsciência" e "Autoconsciência e Transcendência" constituem alguns dos temas. As exposições e debates da iniciativa do 3.º ciclo de seminários de Neuroética são conduzidas por Daniel Serrão, membro emérito da Pontifícia Academia para a Vida, e António Jácomo, do Instituto de Bioética.

Papa Francisco confirma cardeal D. José Policarpo na Congregação para a Educação Católica
O papa Francisco confirmou este sábado o cardeal D. José Policarpo, patriarca emérito de Lisboa, como membro da Congregação para a Educação Católica, um dos dicastérios (departamentos) da Santa Sé. Segundo a Sala de Imprensa da Santa Sé, o papa também confirmou na função de prefeito daquele organismo o cardeal polaco Zenon Grocholewski, tendo nomeado 11 novos membros de quatro continentes, entre os quais o cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de S. Paulo. Béchara Boutros Raï, patriarca de Antioquia dos Maronitas, John Njue, arcebispo de Nairobi, Timothy Dolan, arcebispo de Nova Iorque, John Tong Hon, bispo de Hong Kong, Luis Tagle, arcebispo de Manila, Ricardo Andrello, arcebispo de Santiago do Chile, e Marek Jedraszewski, arcebispo de Lodz, são alguns dos novos membros.

"Uma esperança sem fronteiras": Colóquio assinala encerramento do Ano da Fé
“Uma esperança sem fronteiras” é o nome do colóquio com que a Renascença, a Universidade Católica Portuguesa (UCP), a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre e a Paulinas Editora organizam esta sexta-feira, 29 de novembro, em Lisboa, para assinalar o encerramento do Ano da Fé. O encontro, com entrada livre, conta com as intervenções de D. Manuel Clemente, patriarca de Lisboa, Graça Franco, diretora de Informação da Renascença, o jornalista italiano Nello Scavo, autor de "A lista de Bergoglio", padre José Tolentino Mendonça, Jorge Sampaio, ex-presidente da República, e D. Samir Nassar, arcebispo maronita de Damasco, Catarina Martins, presidente da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre, e Maria da Glória Garcia, reitora da UCP.

Concertos de Natal regressam às igrejas de Lisboa
A Câmara Municipal de Lisboa volta a propor, de 7 a 22 de dezembro, concertos de Natal em várias igrejas da capital, num programa que «alia a música sacra ao património cultural da cidade». A iniciativa abre com cânticos romenos do Grupo Coral Theoforos de Timisoara, na basílica da Estrela, e termina com um repertório de Beethoven pelo Coro Sinfónico Lisboa Cantat e a Orquestra de Câmara Portuguesa, na igreja de São Domingos. Na solenidade da Imaculada Conceição, 8 de dezembro, a Escola de Música do Conservatório Nacional executa o concerto “Mater Dei”, enquanto que no dia 14 o Coro de Câmara Lisboa Cantat propõe os Coros do Messias de Händel. Conheça o programa, os intérpretes e as datas.

Padre António Vieira voltou a juntar realizador Manoel de Oliveira e ator brasileiro Lima Duarte
O realizador Manoel de Oliveira, quase a completar 105 anos, e o ator Lima Duarte reencontraram-se esta segunda-feira, em Coimbra, durante a leitura do Sermão de Santa Catarina, do Padre António Vieira. O ator brasileiro, que encarnou o orador jesuíta no filme “Palavra e Utopia”, realizado pelo cineasta português, subiu ao púlpito da Real Capela de S. Miguel para repetir, precisamente 350 anos após o dia 25 de novembro de 1663, a pregação do padre António Vieira, desta vez em fragmentos selecionados. O primeiro vídeo que apresentamos é uma reportagem da RTP, com declarações de Lima Duarte e Manoel de Oliveira, enquanto que o segundo é uma gravação amadora da atuação do ator brasileiro.
Vídeo

Mosteiro de monjas dominicanas acolhe oficina de diários gráficos
O Mosteiro das Monjas Dominicanas do Lumiar, em Lisboa, acolhe a 8 de dezembro uma oficina (workshop) de diários gráficos, intitulada "Territórios sagrados em cadernos profanos". O orientador do encontro é Mário Linhares, coordenador de um coletivo de autores portugueses que desenham em diários gráficos as cidades onde vivem e locais por onde viajam, partilhando-os no blogue Urban Sketchers Portugal, que à entrada apresenta esta citação: «Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar». «No Lumiar, mesmo no meio da cidade de Lisboa, há um lugar muito especial: o mosteiro de Santa Maria das Monjas Dominicanas. Ainda só lá fui três vezes e a quarta será no próximo dia 8 de dezembro para este workshop tão especial que me desafiaram a fazer num dia único.»

Universidade Católica produz documentário sobre ação do padre Telmo Ferraz na Casa do Gaiato
O documentário “Telmo Ferraz: Mibangas e Frutos”, sobre a ação do sacerdote da diocese de Bragança-Miranda ao serviço da Casa do Gaiato, vai ser apresentado a 12 de dezembro, no Porto. “Mibangas (sulcos em que se lançam as sementes) e frutos” «revisita a profunda e inesquecível ação de Telmo Ferraz aquando da construção da barragem de Picote, junto dos trabalhadores mais desfavorecidos e doentes (silicóticos)». O documentário evoca ainda o trabalho pastoral do sacerdote em Angola, «na construção de uma aldeia de leprosos, e na sua condição de Padre da Rua, de modo particular na génese e desenvolvimento Casa do Gaiato de Malanje».

Vaticano recuperou catacumbas de Priscilla
A Pontifícia Comissão de Arqueologia Sacra, do Vaticano, apresentou esta terça-feira. os resultados obtidos com os trabalhos realizados nos últimos cinco anos nas catacumbas de Priscilla, em Roma. Foram realizadas escavações arqueológicas e restauros para preservar as pinturas, além da reestruturação e reorganização de um dos espaços mais emblemáticos: a basílica onde o papa Silvestre foi sepultado. Conhecido por "rainha das catacumbas", por causa da quantidade de sepulcros de mártires, julga-se que este cemitério terá sido escavado entre os séculos II e V. As suas galerias têm cerca de 13 km de comprimento, em vários níveis de profundidade. Priscilla guarda um nicho com aquela que é a mais antiga imagem da Virgem Maria, com o Menino sobre os joelhos, juntos a um profeta que aponta para uma estrela.
Imagens

Ator brasileiro Lima Duarte vem a Portugal para ler sermões do Padre António Vieira
O ator brasileiro Lima Duarte vai estar em Coimbra a 25 de novembro para participar nas comemorações dos 350 anos do "Sermão de Santa Catarina", o único que o Padre António Vieira pregou na cidade, em 1633, na Real Capela de S. Miguel. Lima Duarte, que às 19h00 lê no mesmo espaço alguns sermões do Padre António Vieira, interpreta o orador jesuíta no filme “Palavra e Utopia”, do realizador Manoel de Oliveira, estreado em 2000. A película vai ser exibida no mesmo dia, às 21h30, no Teatro Académico de Gil Vicente, com introdução de Guilherme d'Oliveira Martins, presidente do Centro Nacional de Cultura, revela a Universidade de Coimbra, que organiza a iniciativa.

Pedro Mexia intervém em encontro sobre cinema e espiritualidade cristã
O escritor Pedro Mexia é o convidado do primeiro de "Sete Encontros Itinerantes" sobre Cinema, Arquitetura, Música, Dança, Teatro, Pintura e Literatura que vão ser realizados em 2013/14 pelo Instituto Universitário Justiça e Paz, de Coimbra. O antigo subdiretor da Cinemateca Portuguesa vai falar esta segunda-feira sobre o filme “Des Hommes et des Dieux”, de 2010, dirigido pelo cineasta Xavier Beauvois. A iniciativa "Sete Encontros Itinerantes", organizada pelo grupo Tear (Tecer a Espiritualidade com a Arte e a Reflexão), visa «realizar o cruzamento espiritualidade-arte-reflexão sob orientação de um convidado ou um conjunto de convidados».

Vaticano organizou primeiro encontro de padres em missão junto de deputados
O Vaticano organiza esta quinta e sexta-feira, em Roma, o primeiro encontro dos sacerdotes em missão junto de deputados parlamentares, com a presença de 42 capelães de vários países. "A pastoral dos responsáveis políticos. O acompanhamento espiritual e a promoção do bem comum » é o tema da iniciativa promovida pelo Pontifício Conselho Justiça e Paz. O presidente daquele organismo, cardeal Peter Turkson, acentuou a necessidade de «maior compromisso da Igreja em relação aos responsáveis políticos», nomeadamente no campo «intelectual» e «espiritual». «É preciso ajudar os políticos cristãos a realizarem um discernimento racional sobre o bem comum; mas ao mesmo tempo é necessário também alimentar a sua esperança e coragem», frisou.

Professores da Universidade de Coimbra relembram contexto histórico do Édito de Milão
O Centro Académico de Democracia Cristã (CADC) e a Confraria da Rainha Santa, em Coimbra, encerram as celebrações do Ano da Fé com um colóquio, aberto ao público, sobre os 1700 do Édito de Milão, que se assinalam em 2013. A iniciativa "O imperador Constantino e a afirmação da liberdade religiosa" evoca o contexto histórico da deliberação que concedeu aos cristãos do Império Romano, e a crentes de outras religiões, a possibilidade de celebrarem publicamente a sua fé, interrompendo as perseguições e execuções por motivos religiosos. A sessão conta com a colaboração do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra. Conheça o programa e os intervenientes.

Universidade Católica associa-se ao Dia Mundial da Filosofia e evoca centenários de Kierkegaard, Camus e Ricoeur
A Universidade Católica Portuguesa associa-se ao próximo Dia Mundial da Filosofia, 21 de novembro, com a evocação do centenário do nascimento dos pensadores Soren Kierkegaard, Albert Camus e Paul Ricoeur. As conferências são as seguintes: “Kierkegaard e as figuras do Mestre”, “Camus e o dilema de Jonas: solitário ou solidário?", “Ricoeur: o homem e a obra” e “Paul Ricoeur, intérprete dos direitos humanos”. O Dia Mundial da Filosofia foi criado em 2002 pela ONU para encorajar os povos a partilhar a sua herança filosófica e a abrir-se a novas ideias, bem como a inspirar o debate público entre pensadores e a sociedade civil no que respeita aos desafios que atravessam a sociedade.

Rádio Vaticano acolhe apresentação da tradução italiana de "Nenhum caminho será longo", de José Tolentino Mendonça
A Rádio Vaticano acolhe esta terça-feira, 12 de novembro, o lançamento da tradução italiana do livro "Nenhum caminho será longo", do P. José Tolentino Mendonça, diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura. O lançamento de "Nessun cammino sarà lungo - Per una teologia dell'Amicizia", marcada para as 16h30, será feita pelo padre italiano Antonio Spadaro, diretor da revista "Civiltà Cattolica", publicada pelos Jesuítas transalpinos. A sessão, igualmente anunciada pela Embaixada de Portugal em Roma, conta com a presença autor e é moderada pela jornalista Laura De Luca, da Rádio Vaticano.

Redação e biblioteca da "Brotéria" vão ocupar antigo edifício da Hemeroteca de Lisboa, revela provedor da Santa Casa da Misericórdia
O antigo edifício da Hemeroteca Municipal de Lisboa, no Bairro Alto, vai albergar a publicação "Brotéria - Cristianismo e Cultura", bem como o seu arquivo e biblioteca, anunciou o provedor da Santa Casa da Misericórdia, Pedro Santana Lopes. A instalação da revista, que desde 1902 é publicada pelos Jesuítas em Portugal, deverá acontecer no próximo ano, depois da realização de obras no edifício, na R. de S. Pedro de Alcântara. No fim de 2012, a Câmara de Lisboa celebrou com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa um acordo de permuta, com base no qual o edifício no Bairro Alto passou a ser propriedade desta última entidade. «Antes de eu ser provedor, a Santa Casa assinou um acordo com a Companhia dos Jesuítas para a Brotéria, bem como o arquivo e a biblioteca, ir para o edifício da hemeroteca", disse Santana Lopes à Lusa.

Duarte Belo e José Tolentino Mendonça revelam "Os rostos de Jesus"
«O que é um rosto? As aproximações ao rosto de Jesus são necessariamente plurais. Não é por acaso que em vez de oficializar um Evangelho, o cristianismo primitivo optasse por pôr quatro narrativas no cânone: não é a monodia que nos permite captar Jesus, mas a polifonia, com as suas variantes, os seus contrastes, os seus silêncios e singularidades. Do mesmo modo, isso é-nos dito pela apaixonante massa de estudos que a contemporaneidade tem produzido sobre o Jesus histórico. O que é o seu rosto? O rosto de um simples judeu? De um judeu marginal? De um profeta escatológico? De um revolucionário social? De um sábio itinerante, igual a tantos outros que o mundo greco-romano conheceu? De um homem santo? De um camponês do Mediterrâneo?» "Os Rostos de Jesus - Uma Revelação" é uma viagem fotográfica de Duarte Belo pelas representações de Jesus crucificado que se podem contemplar no alto dos cruzeiros de pedra existentes sobretudo no Norte de Portugal.
Imagens

Universidade Católica reapresenta Cátedra Poesia e Transcendência Sophia de Mello Breyner Andresen
O Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa reapresenta a 6 de novembro, nas instalações da Foz, a Cátedra Poesia e Transcendência Sophia de Mello Breyner Andresen. A apresentação da cátedra realiza-se com a conferência “'O vaso que puseste à minha beira' – Sobre o lugar de Deus na poesia contemporânea”, por José Rui Teixeira, docente da Universidade Católica e membro do Secretariado da Pastoral da Cultura da diocese do Porto.

Exposição: "As coisas estão presentes, a vida move-se"
A linha e o plano, a geometria e o puro gesto, a cor e a sombra, o vazio e o repetitivo estão presentes nas suas telas sugerindo espaços ambíguos e descontinuidades de tempo. Assumindo contradições e fazendo coincidir opostos, a artista propõe expressões gráficas simples e ensaia sínteses plásticas e poéticas de forte cunho pessoal nos campos da abstração.

Novo livro infantil de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada ajuda Leigos para o Desenvolvimento
A organização "Leigos para o Desenvolvimento" apresenta em Lisboa, a 17 de outubro, Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, o livro infantil "A ilha do arco-íris", de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. O preço de venda da obra, 9,90 euros, reverte na totalidade para os projetos de desenvolvimento que a organização ligada aos Jesuítas mantém em Portugal, Angola, Moçambique e São Tomé. Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, «autoras tão conhecidas do público infanto-juvenil», criaram uma fábula em que, pela voz de diferentes animais, sensibilizam os leitores para a necessidade de perceberem e aceitarem as diferenças, «num diálogo intercultural constante que passa pela partilha, pela solidariedade, pela necessidade de encontro com o outro e pela riqueza da diversidade».

Fé, cultura, política, economia, educação, ação social e ecologia em encontro sobre espiritualidade inaciana
A 10.ª Sessão de Estudos de Espiritualidade Inaciana, que decorre de 29 de novembro a 1 de dezembro em Fátima, propõe-se abranger vários campos de ação no domínio da fé e da intervenção na sociedade. “Reacreditar na vida e a fé”, por José Frazão Correia, sj, e “Reacreditar na vida e a cultura”, por Joaquim Azevedo, diretor do Secretariado da Pastoral da Cultura da diocese do Porto, constituem as conferências da manhã do dia 30. “Cultura, arte e valores num mundo de globalização e laicismo” é um dos temas dos oito painéis agendados. Conheça o programa.

Patriarca de Lisboa vai ao Centro Cultural de Belém falar sobre "Arte e Fé"
O patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, participa a 26 de outubro, na capital, no ciclo de palestras sobre Arte e Fé, integrado nos encontros "As encruzilhadas da arte". A sessão é moderada pela professora universitária Maria Teresa Dias Furtado, membro do júri do Prémio Árvore da Vida - Padre Manuel Antunes, atribuído anualmente pela Igreja católica através do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura. D. Manuel Clemente foi desde abril de 2002 promotor da Pastoral da Cultura na Conferência Episcopal Portuguesa, organismo a que preside atualmente, tendo dirigido a Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais entre 2005 e 2011.

"Religion Today": Laboratório de convivência entre fé e cultura
O "Religion Today" é um festival itinerante dedicado ao cinema das religiões que tem como objetivo promover, através da Sétima Arte, a cultura do diálogo e da paz entre as religiões, no reconhecimento das diferenças. Contribuir para a difusão e distribuição do filme religioso como contributo para o desenvolvimento cultural e espiritual, criar um espaço de encontro e intercâmbio para realizadores e operadores dos média de diferentes culturas e religiões e, não menos importante, favorecer a divulgação de uma informação correta sobre as grandes religiões do mundo, constituem também metas deste projeto.

Patriarca de Lisboa dialoga com Eduardo Sá e Isabel Stilwell em emissão rádio ao vivo
O patriarca de Lisboa e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. Manuel Clemente, participa esta quinta-feira (10 de outubro) numa transmissão de rádio em direto com o psicólogo Eduardo Sá e a jornalista Isabel Stilwell. Esta é uma emissão especial do programa "Dias do avesso", que de segunda a sexta-feira propõe, na estação de rádio pública, quatro minutos «sobre grandes manchetes e sobre tudo o que não é notícia: os sentimentos, as relações, ou as pessoas que há por trás de quem aparece».

Igrejas, capelas e ermidas acolhem Jornadas Europeias do Património
Dezenas de igrejas, capelas e ermidas acolhem esta sexta-feira, sábado e domingo as Jornadas Europeias do Património, iniciativa comum do Conselho da Europa e da Comissão Europeia a que aderem 50 estados. A Santa Sé volta este ano a participar na iniciativa com o programa “As imagens da fé do património europeu”, elaborado pelo Pontifício Conselho da Cultura e pelos Museus do Vaticano, que no domingo podem ser visitados gratuitamente. Conheça as atividades previstas para Portugal, segundo os dados fornecidos pelo Igespar.

Dois novos livros de José Tolentino Mendonça em outubro e novembro
Outubro e novembro são os meses previstos para o lançamento de dois novos livros do padre José Tolentino Mendonça, diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura. "Os rostos de Jesus", em coautoria com Duarte Belo (Lisboa, 1968), é o primeiro volume a sair, editado pela "Temas & Debates" chancela do grupo Bertrand Círculo, revela o jornal "Público". Paralelamente à atividade inicial em Arquitetura, especialidade em que se licenciou, Duarte Belo, filho do poeta Ruy Belo, desenvolve projetos em fotografia. Está representado em diversas coleções públicas e privadas, em Portugal e no estrangeiro, foi professor e participa regularmente em seminários, congressos e mesas redondas.

Eleições autárquicas: bispo de Angra propõe bem comum e ousadia como critérios para escolha dos candidatos
O bispo de Angra considera que o bem comum e a ousadia são os critérios que devem presidir à escolha dos candidatos para as eleições autárquicas que se realizam a 29 de setembro. «O primeiro critério na escolha de uma pessoa, para colocar à frente de uma autarquia, é que ponha claramente o bem comum acima dos interesses pessoais e de grupo», vinca D. António de Sousa Braga em nota pastoral. «Toda a crise é tempo favorável para realizar as mudanças, que se impõem. Só assim é que se abre caminho para o futuro», assinala. «As eleições são um momento importante de intervenção cívica, a que não podemos faltar sem motivo sério», frisa o bispo de Angra, acrescentando que «todo o católico consciente e coerente com a própria fé procura ser um cidadão interveniente, participando nos momentos decisivos da vida democrática, como são as eleições». A diocese açoriana comunica igualmente que a partir de outubro vai lançar um novo portal na internet, bem como um jornal semanário em papel e em suporte digital.

Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes abre ano com dezenas de cursos para população sénior
O Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes, organismo de Utilidade Pública, propõe um serviço do ensino e educação cultural para a população sénior composto por dezenas de atividades formativas. As «unidades culturais» e «cursos práticos» abordam temas como história das civilizações, arte, literatura, obras do pensamento europeu, filosofia aplicada, pintura, escultura e arquitetura, teatro, conservação e restauro, escrita criativa, saúde, informática, comunicação e jardinagem. «Este instituto cultural promove um esforço de incentivação de saberes, ao mesmo tempo que valoriza a experiência de vida de cada pessoa, no sentido de se fazerem "criadores"», sublinha o presidente da direção.

Diretor do Museu do Santuário de Fátima orienta curso livre sobre arte e iconografia cristã
O Museu de Arte Sacra e Etnologia, em Fátima, organiza de 8 de outubro a 26 de novembro o curso livre “Arte e Iconografia Cristã”. Através de uma viagem pelos mais importantes momentos da História da Arte, os conteúdos «estruturam-se em ordem ao entendimento da relação umbilical que a História demonstra ter sempre existido entre Arte e Cristianismo». O orientador desta formação, Marco Daniel Duarte, é doutorado em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e dirige o Museu do Santuário de Fátima. Conheça o programa.

Teresa Salgueiro interpreta "Cânticos da Tarde e da Manhã" nas bodas de ouro sacerdotais do bispo de Setúbal
Teresa Salgueiro vai interpretar este sábado «Cânticos da Tarde e da Manhã», numa sessão evocativa dos 50 anos da ordenação sacerdotal do bispo de Setúbal, D. Gilberto Reis. A antiga vocalista do grupo "Madredeus" será acompanhada por alunos do Seminário de Almada, bem como por Carisa Marcelino (acordeão de concerto), Óscar Torres (baixo) e Rui Lobato (percussão).

Patriarca de Lisboa intervém no 2.º encontro "Presente no Futuro"
O patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, é um dos intervenientes do 2.º encontro "Presente no Futuro", que em setembro reúne em Lisboa cerca de 100 oradores e moderadores para refletir sobre o tema "Portugal Europeu. E Agora?". D. Manuel Clemente intervém no dia 13, às 12h30, no debate intitulado "Que europeu sou eu?", com Gonçalo M. Tavares, escritor, e João Proença, o ex-líder da central sindical UGT, em sessão moderada pelo jornalista Carlos Vaz Marques. Pelas 18h00, o patriarca de Lisboa está "À conversa com..." o jornalista António José Teixeira. A agenda do primeiro dia do encontro inclui o debate "A Europa precisa de Deus?", com João Pereira Coutinho, Manuel Braga da Cruz e Joana Amaral Dias.
Vídeo

Centro de Cultura Católica exibe documentário sobre vida de "Jesus de Nazaré"
“Jesus de Nazaré” propõe uma viagem aos arquivos que conservam as mais antigas cópias dos Evangelhos, como a Biblioteca do Vaticano, a Biblioteca do Mosteiro de Montserrat e o Museu do Livro de Israel. O documentário, realizado pela realizadora espanhola Maite Carpio, centra-se também na Terra Santa, à descoberta da arqueologia, paisagens e lugares onde Jesus viveu. O filme analisa algumas das mais recentes descobertas ligadas a Jesus e conta com depoimentos de especialistas na Bíblia, como o cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Pontifício Conselho da Cultura, e o escritor Erri de Luca.
Vídeo

Eleições autárquicas: Bispos pedem «honestidade» aos candidatos e lembram que cristãos não devem «lavar as mãos» da política
O Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa divulgou esta terça-feira um comunicado sobre as eleições autárquicas de 29 de setembro, em que apela à retidão dos candidatos e pede aos eleitores para não se absterem. «Mais do que fazer prevalecer uma determinada cor política e partidária, está em jogo a capacidade dos candidatos servirem com honestidade e competência o povo da sua zona», refere a nota distribuída no final da reunião do Conselho, realizada em Fátima. O documento sublinha que «a abstenção acaba sempre no beco sem saída da desistência de contribuir para melhorar a vida da comunidade», e lembra as palavras que o papa pronunciou quanto ao envolvimento dos fiéis na política.

Universidade Católica debate dívida e perdão
A Área Científica de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa (UCP), promove esta quarta-feira, 11 de setembro, em Lisboa, uma mesa redonda dedicada ao tema "Dívida e perdão". O debate sobre «um dos temas mais candentes da atualidade, que perpassa diferentes dimensões da vida humana», conta com a intervenção de especialistas na área da economia, direito, filosofia e teologia.

Igreja de S. Vicente de Fora recebe ciclo de órgão
Compositores dos séculos XVII e XVIII vão ser interpretados no ciclo de concertos de órgão que se inicia este sábado, 14 de setembro, na igreja de S. Vicente de Fora, em Lisboa, e que termina em dezembro. O concerto de abertura está a cargo de Robert Descombes, que interpretará peças de Louis Couperin, Louis Marchand, Frei Diogo da Conceição e Johann Sebastian Bach, entre outros. Até dezembro haverá mais três concertos.

Jornadas Culturais de Balsamão debatem diálogo entre cultura e fé
“Diálogo entre a Cultura e a Fé” é o tema das 16.ªs Jornadas Culturais de Balsamão, que decorrem de 3 a 6 de outubro no convento homónimo, no concelho de Macedo de Cavaleiros. O bispo de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, é um dos oradores do encontro, com a conferência intitulada “O Santuário de Santo Antão: piedade popular e inculturação da fé”. “Fé, cultura e dignidade humana, na Gaudium et spes”, “A cultura actual - virtualidades e debilidades”, “Os cristãos novos e o diálogo entre a fé a cultura”, “‘Átrio dos Gentios’: Diálogo entre crentes e não crentes” e “Cultura e Fé, ontem e hoje” são alguns dos temas das intervenções.

Universidade Católica propõe enriquecimento cultural para pessoas com mais de 50 anos
Literatura, cidades criativas, música, história da Arte, cinema e filosofia são algumas das unidades curriculares que a Universidade Católica Portuguesa (Braga) propõe a pessoas com mais de 50 anos. O programa "Sophia", termo de origem grega que pode ser traduzido por "Sabedoria", abrange também «atividades extra-curriculares», como conferências, visitas culturais, filmes, audições musicais, representações teatrais e visitas a instituições. Em resposta às mudanças demográficas, «em que um número significativo de pessoas se afastou do mundo laboral e se encontra ainda na posse plena das suas capacidades, nomeadamente intelectuais», o "Sophia" visa «proporcionar a dignificação» do tempo livre,  «numa perspetiva de maior qualidade de vida».

Faculdade de Teologia da Universidade Católica (Porto) apresenta cursos para 2013/14
Licenciatura, mestrado e doutoramento compõem o programa formativo da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (Porto) para o ano letivo de 2013/14. Os cursos podem ser frequentados na sua totalidade ou por disciplinas, além de os estudantes os poderem frequentar em regime de avaliação ou na qualidade de ouvintes.

A Igreja em Portugal e no mundo: síntese (5.9.2013)
Papa pede paz na Síria aos líderes das maiores potências económicas | Ecumenismo: Papa pede «cultura de encontro» para ultrapassar «preconceitos e intolerâncias» | Dominicanos em Portugal têm novo superior | Regresso à simplicidade e vida centrada no Evangelho são essenciais para renovar Igreja | Vaticano suspende núncio por suspeita de pedofilia.

Eduardo Lourenço e José Tolentino Mendonça debatem "Luz da Fé e os Desafios das Periferias"
O pensador Eduardo Lourenço e o padre José Tolentino Mendonça, diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, debatem a 17 de setembro, em Lisboa, o tema "Luz da Fé e os Desafios das Periferias". "Luz da Fé" é o título da primeira encíclica do atual papa, redigida em parceria com o seu antecessor, Bento XVI, enquanto que a palavra «periferia» passou a ser sistematicamente usada no vocabulário católico após a eleição de Francisco, para sublinhar a necessidade de a Igreja se dirigir às pessoas que dela estão mais distantes.

Marcelo Rebelo de Sousa apresenta livro "Porque devemos chamar-nos cristãos"
Marcelo Rebelo de Sousa apresenta na próxima terça-feira, 10 de setembro, o livro "Porque devemos chamar-nos cristãos - As Raízes Religiosas das Sociedades Livres", de Marcello Pera, político e antigo presidente do Senado italiano. Na obra, prefaciada pelo papa emérito, Bento XVI, o autor sustenta que «os liberais», se pretendem «vencer as debilidades do liberalismo atual e enfrentar com vigor renovado os desafios postos, hoje, às sociedades livres», têm de se «reconhecer culturalmente cristãos – o que não implica ser cristão crente nem renunciar à laicidade do Estado». «A “apostasia do Cristianismo”» é «a doença das sociedades livres», que se manifesta por sintomas como «a incapacidade de unir a Europa, devido à recusa em reconhecer a alma que a anima; o esgotamento do Estado social; a debilidade cultural do Ocidente face a culturas alheias à sua tradição, sobretudo a islâmica; o relativismo e o multiculturalismo; a falência ética do Ocidente».

A Igreja em Portugal e no mundo: síntese (3.9.2013)
Colocação dos professores de Educação Moral e Religiosa Católica vai ser feita pelas dioceses, e não pelo Governo | Cáritas de Braga recolhe alimentos | A luz de Cristo e a luz do mundo nas palavras do papa | Papa recebe mensagens de crianças da periferia da Europa.

"História de um padre": coprodução conta vida do papa Francisco desde a infância à eleição
O ator argentino Rodrigo de la Serna foi escolhido para interpretar o papel do papa Francisco, num filme do realizador Alejandro Agresti (n. 1961). O filme intitulado "História de um padre", que por agora junta produtoras da Argentina e Espanha, contará a vida do antigo arcebispo de Buenos Aires desde a infância até à eleição para papa, a 13 de março. Alejandro Agresti revelou à revista "Variety" que a narração será contada em "flashbacks" e "flash-forwards", à medida que o cardeal Bergoglio voa para Roma e participa no conclave que o haveria de eleger papa.

A Igreja em Portugal e no mundo: síntese (2.9.2013)
Papa em Assis: pobres e S. Francisco dominam programa da visita | Um cristão não pode ser antissemita, diz papa Francisco | Papa emérito presidiu a missa com antigos alunos | Cáritas da Áustria organiza peditório em favor dos refugiados da Síria | Padre romeno vítima do regime comunista foi beatificado | Cáritas ensina a «poupar e empreender» | Líder espiritual do Islão na Síria quer ir ao Vaticano participar na vigília de oração pela paz anunciada pelo papa.

Documentário e livro sobre o cardeal Carlo Maria Martini apresentados no Festival de Cinema de Veneza
O documentário “Un uomo di Dio” (Um homem de Deus), e o livro “Il silenzio della parola” (O silêncio da palavra), sobre o cardeal Carlo Maria Martini, foram apresentados esta quinta-feira no Festival de Cinema de Veneza, um dos mais importantes eventos a nível mundial sobre a Sétima Arte. O dvd, realizado por Salvatore Nocita, e o livro, das Edições San Paolo, foram lançados poucos dias antes do primeiro aniversário da morte do biblista e arcebispo de Milão (31.8.2012), cujo funeral juntou personalidades ligadas ao cinema, como atores e realizadores.
Vídeo

Cinema: Júri ecuménico no Festival de Locarno distingue "Short Term 12"
O júri ecuménico presente no 66.º Festival de Cinema de Locarno, na Suíça, que se realizou em agosto, distinguiu o filme “Short Term 12”, do realizador norte-americano Destin Cretton, que também assina o argumento. O filme, sobre «adolescentes à margem da sociedade», mostra como Grace (Brie Larson), personagem principal, «encontra a coragem de se confrontar com um passado problemático e perspetivar um futuro despido de violência», assinala a declaração dos jurados.
Vídeo

A Igreja em Portugal e no mundo: síntese (28.8.2013)
Luís Miguel Cintra lê "Sermão do bom ladrão", do Padre António Vieira | Papa Francisco exorta jovens a construírem futuro de «beleza, bondade e verdade» | Jesuítas em Portugal planeiam linhas de ação para os próximos seis anos | Festas de Nossa Senhora do Castelo valorizam cante alentejano | Procissão de Nossa Senhora da Praia vai até ao mar | Concerto angaria fundos para a basílica do Sameiro | Encíclica "Lumen fidei" vendeu 200 mil exemplares num mês em Itália.

A Igreja em Portugal e no mundo: síntese (9.8.2013)
Ministério da Educação contradiz-se e muda regra de colocação de professores de Educação Moral e Religiosa Católica | Igreja preocupada com emigrantes portugueses no Luxemburgo | Santuário de Fátima inaugura site sobre exposição «Ser, o segredo do coração» | Papa faz visita surpresa à zona industrial do Vaticano.

A Igreja em Portugal e no mundo: síntese (8.8.2013)
«Faça uma criança feliz», pede Cáritas de Beja | Cáritas de Coimbra procura padrinhos que ajudem a comprar manuais escolares | Algarve: Igreja vai à praia | Bispo jesuíta português morreu em Moçambique | Jamaica: «Pobreza extrema» esconde-se atrás do turismo | Papa aperta controlo à lavagem de dinheiro no Vaticano.

"Quem é Jesus?": Contos breves do cardeal Carlo Maria Martini
Como começar? Como começar a falar de Jesus? Disse cá para comigo: não se pode falar de Jesus sem partir das perguntas que nós nos pomos, e que tu também te pões... O que significa para mim ser uma pessoa? Como vivo as relações com os outros? Porque devo respeitar os direitos dos outros? O que faz crescer a minha pessoa e os outros à minha volta? Como supero os conflitos entre o meu interesse pessoal e o bem de todos? O desejo de comunicar, de amar e de ser amado, que me leva a voltar-me para os outros, está plenamente realizado na família, com os amigos, ou situa-se para além das experiências humanas e orienta-me para um mistério, do qual a minha pessoa recebe a sua verdadeira dignidade?

Santuário de S. Bento da Porta Aberta acolhe romaria de agosto
O santuário de S. Bento da Porta Aberta, em Rio Caldo, Terras de Bouro, acolhe de 10 a 15 de agosto a tradicional romaria, que atrai dezenas de milhares de peregrinos ao santuário mais visitado da arquidiocese de Braga. O santuário remonta a 1614, ano em que por intermédio de um visitador se construiu uma capela em honra de S. Bento, devoção devida à influência dos monges de Santa Maria de Bouro. Segundo a tradição, a capela construída em Rio Caldo tinha sempre as portas abertas, servindo de abrigo a quem passava. Daí lhe terá advindo a designação de S. Bento da Porta Aberta.

Procissões de S. Gualter e Senhor dos Navegantes reuniram milhares de pessoas em Guimarães e Caxinas
As procissões em honra de S. Gualter, em Guimarães, e do Senhor dos Navegantes, em Caxinas (Vila do Conde), reuniram a 4 e 6 de agosto, respetivamente, dezenas de milhares de pessoas. As festas Gualterianas, que se realizam desde 1906, são oficialmente os festejos oficiais da cidade de Guimarães. Para o presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Mário Almeida, as festividades de Caxinas espelham «a fé e a confiança no futuro de uma comunidade que, apesar de, muitas vezes, martirizada pelo mar, não perde a devoção».
Vídeo

A Igreja em Portugal e no mundo: síntese (5.8.2013)
Curso de Arquitetura da Universidade Católica recupera aldeia isolada | Oposição síria pede libertação de padre jesuíta | Representante do Vaticano evoca vítimas da bomba atómica em Hiroshima e Nagasáqui | Jovens são sensíveis ao vazio de valores e pagam por isso, diz papa.

A Igreja em Portugal e no mundo: síntese (1.8.2013)
Movimentos cristãos pedem defesa dos direitos dos trabalhadores | «Globalização da indiferença» é o maior risco para os migrantes | Seminário interdiocesano em Braga recebe estudantes de Guarda, Viseu, Lamego e Bragança-Miranda | Polícia Judiciária registou furto de 90 peças de arte sacra no primeiro semestre | Papa recebe seleções nacionais de futebol da Argentina e Itália.

A Igreja em Portugal e no mundo: síntese (31.7.2013)
Igreja deve ter maior «empenho» e «esforço material» no apoio aos emigrantes portugueses | «Fraternidade» e «cultura do encontro» são os temas da primeira mensagem do papa Francisco para o Dia Mundial da Paz | Universidade Católica tem de mostrar «qualidade máxima» e fortalecer «cultura católica», diz reitora | Milícia islâmica ataca cristãos na República Centro-Africana | Presidente da República visitou centro social da paróquia de Campeã | Papa doa 20 mil euros à comunidade da Varginha | Twitter: Papa chega aos oito milhões de seguidores.
Vídeo

Visita guiada: percorrer os passos dos Jesuítas em Lisboa
A iniciativa “Os Edifícios Históricos da Companhia de Jesus”, com participação gratuita, vai dar a conhecer a ação da ordem em Lisboa, desde a sua vinda para Portugal em 1540, até à expulsão do território nacional pelo Marquês de Pombal, em 1759.

A Igreja em Portugal e no mundo: síntese (29.7.2013)
Papa lembra posição sobre pessoas homossexuais, precisa papel das mulheres na Igreja e fala do "Banco do Vaticano" | Conversão é mais do que mudar de prática religiosa, diz presidente da Comissão Episcopal da Cultura | Só documentos não chegam: Igreja tem de ser próxima das pessoas.

A Igreja em Portugal e no mundo: síntese (24.7.2013)
Cáritas facilita acesso ao mercado de trabalho de desempregados com mais de 45 anos | Patriarca de Lisboa considera que negociação entre partidos «não foi tempo perdido» | Peregrinos portugueses na Jornada Mundial da Juventude organizam «LusoFÉsta».

A Igreja em Portugal e no mundo: síntese (23.7.2013)
Fé exige intervenção na sociedade, frisa arcebispo de Braga | Presidente da República aplaude Festival Terras Sem Sombra | Jornada Mundial da Juventude começa hoje | Jornada Mundial da Juventude: Rio une Porto e Brasil | Selo e medalhas comemorativa da Jornada Mundial da Juventude | Igreja católica em Inglaterra saúda nascimento do filho de William e Kate Middleton.

A Igreja em Portugal e no mundo: síntese (22.7.2013)
Desemprego juvenil preocupa papa | Padres devem centrar-se no essencial, frisa arcebispo de Braga | Liturgia precisa de «reforma» e «formação».

A Igreja em Portugal e no mundo: síntese (19.7.2013)
Diocese de Aveiro inaugura «Tenda de Deus» na praia | Misericórdias abrem unidades de cuidados continuados | Festival de música cristã jovem começou na Serra da Estrela | Jornadas Nacionais da Comunicação Social refletem sobre «ciberteologia» | Santuário do Cristo Redentor (Brasil) recebeu imagem de Nossa Senhora de Fátima | Papa cria comissão para reformar atividade económica e administrativa do Vaticano | Papa Francisco encontrou-se com Bento XVI e pediu-lhe orações pela Jornada Mundial da Juventude.

A Igreja em Portugal e no mundo: síntese (18.7.2013)
Cáritas Portuguesa apresenta projeto para dar trabalho a pessoas com mais de 45 anos | Instituições católicas aderem a rede de apoio a pessoas vítimas de tráfico | Cáritas denuncia miséria na Faixa de Gaza | Diocese de Leiria-Fátima tem novo site.

A Igreja em Portugal e no mundo: síntese (17.7.2013)
Igreja valoriza espiritualidade associada ao turismo | Dos bebés por nascer aos idosos, dos doentes aos pobres, todos merecem respeito | O programa de Francisco no Rio de Janeiro | Comunidades cristã, muçulmana e judaica debatem paz nas cidades | Papa dispensa carro blindado no Rio de Janeiro.

A Igreja em Portugal e no mundo: síntese (16.7.2013)
Presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade pede «responsabilidade e patriotismo» | Santuário de Fátima oferece semana de férias para famílias com filhos portadores de deficiência | Santuário de Fátima leva mensagem mariana às crianças através da música | Jornada Mundial da Juventude: programa | Índia: cardeal condena violação de religiosa | Arcebispo angolano eleito presidente do organismo que reúne episcopados católicos de África.

Museu revela papel dos Jesuítas na astronomia e abre terraço para observação dos astros
Henrique Leitão, investigador universitário, apresenta esta sexta-feira uma conferência no Museu de São Roque, em Lisboa, centrada na atenção que os Jesuítas deram à astronomia. Na iniciativa, designada "Olhando as estrelas em São Roque", o docente da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa explicará como a pesquisa científica da Companhia de Jesus contribuiu para a continuação dos descobrimentos por parte de Portugal.

Responsáveis da autarquia, academia, cultura e comércio do Porto "despedem-se" de D. Manuel Clemente
Os responsáveis da autarquia, academia e comércio portuenses intervêm na "Sessão de Homenagem do Porto" ao anterior bispo diocesano e atual administrador apostólico, D. Manuel Clemente, que a 6 de julho toma posse do Patriarcado de Lisboa. O programa inclui «4 Testemunhos sobre um Bispo do Porto», nos quais se inclui "Uma visão da Sociedade e da Cultura", por Luís Braga da Cruz, presidente da Fundação de Serralves, e "A Res publica", por Rui Rio, que dirige a Câmara Municipal do Porto.

Mulheres, Teologia e Mística: Movimento Graal organiza encontro internacional sobre «a transgressão na solicitude»
O Movimento Graal organiza nos dias 22 a 26 de julho o quarto encontro internacional "Mulheres Teologia e Mística", dedicado ao tema "As parteiras de Israel: ou a transgressão na solicitude". "Joana de Jesus e mulheres místicas portuguesas", "Mulheres que combateram por Deus", "Outros partos novas transgressões: no ensino social da Igreja?" são alguns dos temas do seminário.

Seminário sobre a "Presença do Franciscanismo na Filosofia Portuguesa"
O Centro de Estudos de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa e a Província Portuguesa da Ordem Franciscana organizam no dia 21 de junho, em Lisboa, o 2.º Seminário de Investigação “Presença do Franciscanismo na Filosofia Portuguesa”. A iniciativa, que decorre no Centro Cultural Franciscano, tem como objetivo continuar a divulgar o trabalho iniciado pela equipa ligado ao projeto. Conheça o programa e as figuras em destaque no próximo ano letivo.

"Laranjas e Ginetes": poemas e orações de Federico García Lorca
"Laranjas e Sinetes" propõe em formar de sarau uma breve seleta de poemas do espanhol Federico García Lorca (1898-1936), que inclui uma "Ode ao Santíssimo Sacramento do Altar" e orações a Santa Lúcia e São Lázaro. «Diremos de coração alguns, outros leremos, uns em português, outros em espanhol», acompanhados por «uma ou outra canção», convida o texto de apresentação da iniciativa dirigida por Miguel Loureiro, um dos intervenientes na próxima Jornada Nacional da Pastoral da Cultura, que a 21 de junho reflete em Fátima sobre as "Culturas Juvenis Emergentes".

Editora da Universidade Católica faz 15 anos
A Universidade Católica Editora (UCEditora) assinalou este sábado, 1 de junho, 15 anos de existência, tendo editado até hoje mais de 350 obras de 250 autores que ligam a investigação académica, a sociedade e a Igreja. «Através dos livros, a UCEditora é, simultaneamente, um ponto de encontro das pessoas com a Universidade Católica e uma busca de futuro», sublinha a reitora da Universidade Católica, Maria da Glória Garcia. A oferta da editora abrange temas como “Ciências da Educação e Humanidades”, “Ciências Sociais”, “Direito”, “Economia, Gestão e Contabilidade”, “Engenharia e Tecnologia”, “Saúde” e “Teologia”, além de teses, estudos, monografias e revistas.

Teatro e música marcam "Noites no Claustro" do Centro de Espiritualidade e Cultura de Soutelo
Teatro e música vão marcar as noites do Centro de Espiritualidade e Cultura de Soutelo (Casa da Torre), em Vila Verde, nos meses de junho a agosto. «Combinámos a beleza do claustro da casa com as noites amenas do verão para oferecer um programa cultural variado: da música ao teatro, do clássico ao contemporâneo». Os encontros, ao ar livre, terminam a 28 de agosto com o "Sermão do bom ladrão", do Padre António Vieira, lido pelo ator e encenador Luís Miguel Cintra.

Musical "Wojtyla", sobre João Paulo II, estreia no Coliseu do Porto e em Braga, regressando depois a Lisboa
O musical multimédia "Wojtyla", homenagem ao beato João Paulo II (1920-2005), vai ser apresentado pela primeira vez no Coliseu do Porto, estreando-se depois em Braga e regressando para nova exibição em Lisboa, num total de 15 sessões. O espetáculo de Matilde Trocado intitulado com o apelido do papa polaco foi criado na paróquia de Cascais e teve a estreia absoluta há três anos, a 18 de maio de 2010, data do aniversário do nascimento de João Paulo II. A peça com cerca de 40 intervenientes em palco, entre atores e membros da banda, não pretende ser um relato histórico nem uma biografia mas a evocação de testemunhos de quem se cruzou com João Paulo II, «de vidas que mudaram» e que conheceram «o lado mais divertido» do papa, refere a sinopse do espetáculo.

Universidade Católica organiza primeiro seminário sobre redenção e escatologia no pensamento português
A iniciativa enquadra-se no desenvolvimento dos temas na cultura portuguesa «ao nível da reflexão filosófico-religiosa e da representação artístico-literária, desde o período que antecedeu a formação da nacionalidade até à contemporaneidade». Os intervenientes vão procurar apresentar alguns dos temas e autores «mais significativos» do pensamento, da espiritualidade e do imaginário português durante a Idade Média no âmbito do juízo final, da salvação, da redenção, do inferno e do paraíso.

Escola das Artes da Universidade Católica prepara 10.ª edição do Festival Black & White
A Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa (Porto) recebe de 22 a 25 de maio a 10.ª edição do Festival Audiovisual Black & White, que exibe vídeos, áudio e fotografias a preto e branco. A secção competitiva inclui cerca de 25 vídeos, oito composições sonoras e mais de 40 fotografias de criadores provenientes de vários pontos do globo. «Com características únicas a nível mundial, a iniciativa nasceu da necessidade de responder a uma crescente sensibilidade do público para a especificidade do preto e branco, abandonando o preconceito que relaciona esta estética com obras dos primórdios do cinema», refere o site da iniciativa.

"Misa Criolla" vai ser ouvida na Noite dos Museus
A missa, uma das primeiras a ser composta em vernáculo depois de o Concílio Vaticano II (1962-1965) ter autorizado a utilização litúrgica de outros idiomas que não o latim, é inspirada em música folclórica argentina e recorre a instrumentos e influências andinas. A obra, que compreende o Kyrie (Ato Penitencial), Glória, Credo, Santo e Agnus Dei (Cordeiro de Deus), surgiu após o compositor visitar a Alemanha e ter ficado sensibilizado com o extermínio de milhões de judeus por parte do regime nazi durante a II Guerra Mundial (1939-1945). A composição é dedicada a duas monjas alemãs, Elisabeth e Regina Brückner, que durante meses alimentaram prisioneiros de um campo de concentração, mesmo sabendo que qualquer ajuda aos reclusos seria punida com a morte.
Vídeo

Faculdade de Tecnologia acolhe debates sobre relação entre fé e ciência
A primeira sessão do ciclo “Labirinto e Laboratório: o (des)encontro Fé e Ciência” realiza-se a 22 de maio com a intervenção, por videoconferência, de Manuela Veloso, investigadora da Universidade Carnegie Mellon, nos EUA, que reflete sobre “A fé na vida de uma cientista”. “À procura da unidade: análise de sistemas complexos e peregrinar a pé até Fátima” é o tema que Pedro Aguiar Pinto, professor catedrático no Instituto Superior de Agronomia, aborda no mesmo encontro.

RIcardo Araújo Pereira vai à Católica falar da "Educação para a Alegria"
O humorista Ricardo Araújo Pereira vai estar a 20 de maio na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, para falar sobre a «Educação para a Alegria». A instituição também acolhe nos dias 14 e 15 do mesmo mês o colóquio internacional "António Quadros. Obra, Pensamentos, Contextos", nos 90 anos do nascimento e 20 da morte. Conheça estas e outras iniciativas no âmbito da teologia, cultura e política.

Universidade Católica homenageia padre e compositor Manuel Faria
A Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (Braga), em colaboração com o Seminário Maior da mesma cidade, vai organizar uma homenagem ao sacerdote e compositor Manuel Faria (1916-1983). O cónego Manuel Ferreira de Faria era natural de S. Miguel de Seide, concelho de Vila Nova de Famalicão. Compôs várias Missas e deixou composições para piano e música sinfónica. Foi também autor do programa "Ao encontro da grande música", que a Rádio Renascença transmitiu entre 1976 e 1981.

Pontifício Conselho para a Cultura assinala tricentenário do nascimento de Rosseau
O Pontifício Conselho para a Cultura assinala esta terça-feira, 7 de maio, o tricentenário do nascimento do pensador e compositor Jean-Jacques Rosseau (1712-1778) com um encontro na cidade italiana de Bolonha. Segundo o jornal italiano “Corriere della Sera”, os intervenientes evocarão as raízes cristãs do pensador iluminista que antecipou os temas do Romantismo, ao mesmo tempo que se vão debruçar sobre os seus escritos, incluindo novas perspetivas reveladas por investigações recentes. «Onde está o verdadeiro eu? (...) Jean-Jacques (...) convida-nos a colocar a pergunta no mais profundo de nós mesmos e, para os crentes, diante de Deus», assinala o antigo presidente do Pontifício Conselho da Cultura.

Centro de Cultura Católica organiza ciclo sobre novos Doutores da Igreja
O Centro de Cultura Católica inicia na próxima terça-feira, 7 de maio, um ciclo de quatro conferências sobre os mais recentes doutores da Igreja, Santa Hildegarda de Bingen (1098-1179) e S. João de Ávila (c. 1499-1569). Hildegarda, nascida na atual Alemanha, foi uma «mestra autêntica de teologia e estudiosa profunda das ciências naturais e da música», enquanto João, padre durante os anos do renascimento espanhol, «participou na labuta da renovação cultural e religiosa da Igreja e da estrutura social no alvorecer da modernidade», recordou Bento XVI.

Vaticano distingue investigação teológica com 20 mil euros
O Vaticano anunciou o concurso para o Prémio das Pontifícias Academias de 2013, dirigido a investigadores que apresentem um contributo original sobre temas eclesiológicos ou acerca da obra e figura do teólogo S. Tomás de Aquino (1225-1274). A iniciativa admite obras publicadas entre janeiro de 2008 a dezembro de 2012, além de teses de doutoramento discutidas durante o mesmo período.

Teatro do Ourives apresenta leitura encenada de "Job, ou a tortura pelos amigos"
O Teatro do Ourives vai apresentar a leitura encenada de "Job, ou a tortura pelos amigos", de Fabrice Hadjadj, de 2 a 4 de maio, em Lisboa. O texto traduzido por Sara Ideias e Júlio Martín da Fonseca, que também é responsável pela dramaturgia e encenação, conta com a interpretação de nove atores. Hadjadj inspira «um Job moderno, que surge no espaço nu do teatro» e é «submetido aos ataques sucessivos daqueles que são piores que os seus inimigos: os seus amigos, demasiado compassivos», que se «esforçam por sufocar o seu queixume, com consolações melosas ou com frias desolações».

Diretor da Pastoral da Cultura profere conferência sobre Dante, "A Divina Comédia" e a fé em ciclo dedicado ao fado
O padre José Tolentino Mendonça vai encerrar um conjunto de conferências que o Centro Cultural de Belém (CCB) e o Museu de Fado, em Lisboa, dedicam à canção que em 2011 foi integrada no património imaterial da Humanidade. "Dante Alighieri [c. 1265-1321], 'A Divina Comédia' e a ideia da Fé” é o tema proposto pelo diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura a 30 de maio, no Museu do Fado, revela a página do CCB.

Faculdade de Teologia organiza colóquio sobre Hildegarda de Bingen, nova Doutora da Igreja
A Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (Lisboa) organiza a 17 de abril um colóquio sobre Hildegarda de Bingen, a nova Doutora da Igreja. O encontro começa às 16h00 com o "Contexto histórico, teológico e espiritual da época de Hildegarda de Bingen". "Uma personalidade plurifacetada - escritora, médica e compositora" constitui o título do painel que se segue. Hildegarda «ocupou-se de medicina e de ciências naturais, inclusive de música, sendo dotada de talento artístico. Compôs hinos, antífonas e cânticos (...) que eram executados jubilosamente nos seus mosteiros, difundindo uma atmosfera de serenidade, e que chegaram até nós», lembrou o papa emérito Bento XVI.
Vídeo

MIssa de Beethoven abre "Dias da Música" no Centro Cultural de Belém
A "Missa Solemnis" de Ludwig van Beethoven (1770-1827), interpretada pelo Coro Lisboa Cantat, o Ensemble Vocal de Freamunde e a Orquestra Sinfónica Metropolitana de Lisboa abre esta sexta-feira os "Dias da Música" do Centro Cultural de Belém. A composição para solistas, coro e orquestra em Ré maior, op. 123, com "Kyrie", "Gloria", "Credo", "Sanctus", "Benedictus" e "Agnus Dei", «incomparável obra-prima musical» nas palavras do papa Paulo VI, é o primeiro dos 60 concertos dedicados ao tema "O Impulso Romântico" que vão ser interpretados até domingo.
Vídeo

Exposição no Vaticano sobre cultura gaúcha homenageia papa Francisco
O gaúcho e a sua cultura, que simboliza as pampas argentinas, é o tema de uma exposição que vai decorrer no Vaticano de 9 de maio a 8 de junho para homenagear o papa Francisco, nascido no país.

"Esta noite entra pela água": igreja recebe exposição sobre a água na Bíblia
A igreja de S. Salvador, em Coimbra, acolhe até 25 de abril a exposição "Esta noite entra pela água", com obras de Nuno Sousa Vieira, João Tabarra, Bruno Cidra, Luísa Jacinto e João Francisco. A mostra de arte visual evocativa da água no texto bíblico tem curadoria de Rita Palhares Falcão. A exposição integra a programação da 15.ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra, que de 1 de março a 1 de maio é dedicada ao tema "Ser de Água".
Imagens

João Canijo prepara filme inspirado nas peregrinações a pé a Fátima
“Caminhos da Alma”, de João Canijo, centrado na peregrinação de um grupo de mulheres de Bragança até Fátima, é um dos filmes contemplados pelo concurso de apoio à produção de 2011, homologados em março pela Secretaria de Estado da Cultura. O filme vai cruzar a ficção com o documentário, numa rodagem que pretende ser um foot-movie, explicou o realizador: «Será ficção mas não exactamente ficção. A ideia é misturar o percurso dessas mulheres com o documental que se encontrar no caminho».

Música e vídeo unem tradições penitenciais católicas à criação artística contemporânea
A tradição popular quaresmal da Beira Alta inclui vários ritos de carácter penitencial, como a Procissão dos Penitentes, a Procissão do Enterro, o Canto da Verónica e a Encomendação das Almas. O título do concerto, "O vos omnes qui transites per viam" (Ò vós todos que passais pelo caminho), foi extraído do livro bíblico das Lamentações, redigido provavelmente por um discípulo do profeta Jeremias, que chora sobre a devastação de Jerusalém, entre 587 e 586 a.C.

Arronches recebe 2.º Festival de Música Sacra
A paróquia de Arronches, diocese de Portalegre-Castelo Branco, organiza em abril o 2.º Festival de Música Sacra com um ciclo de Concertos de Páscoa. No dia 7, às 18h00, na igreja matriz, António Duarte, professor de órgão na Escola de Música do Conservatório Nacional e organista titular da Sé Patriarcal de Lisboa, inaugura a iniciativa com obras de Bartolomeu de Olague, Manuel Rodrigues Coelho, Carlos Seixas, José da Madre de Deus e Soror da Piedade.

Capela do Rato acolhe sessão de poesia com escritoras portuguesas
Alice Vieira, Carminho, Leonor Xavier, Maria Barroso, Maria do Rosário Pedreira e Teolinda Gersão são algumas das escritoras portuguesas que integram uma sessão de poesia organizada pela Capela do Rato, em Lisboa. O programa da iniciativa marcada para as 21h30 de 25 de março conta também com as participações de Carla Chambel, Clea Almeida, Filipa Leal, Maria Teresa Horta, Suzana Borges e Xinha Nery.

Museu da Presidência da República apresenta catálogo da exposição "E um filho nos foi dado"
O Museu da Presidência da República, em Lisboa, apresenta este sábado, 23 de março, o catálogo da exposição “E um filho nos foi dado - Iconografia do Menino Deus no Alentejo Meridional”. «Trata-se de uma obra de síntese teológica, historiográfica e artística em torno do tema da Natividade», explica uma nota de imprensa. «A contextualização das peças no seu tempo histórico e na simbologia cristã permite uma aproximação à narrativa fundadora do cristianismo e o entendimento iconográfico das suas representações», sublinha o comunicado.

Conferência debate exemplos de arquitetura moderna
O Seminário dos Olivais e a igreja de Santo António de Moscavide são algumas das obras que vão ser analisadas na colóquio sobre Arquitetura Religiosa Moderna no concelho de Loures, que se realiza esta quinta-feira. Serão também analisadas pelos arquitetos Diogo Lino Pimentel e João Alves da Cunha as igrejas de Nossa Senhora dos Remédios, no antigo Bairro Sacor, na Bobadela, Nossa Senhora da Encarnação, na Apelação, Santo António dos Cavaleiros e Cristo-Rei, na Portela de Sacavém.
Imagens

Paróquia do Estoril organiza priemira exposição de artes plásticas
A Paróquia do Estoril, no concelho de Cascais e diocese de Lisboa, apresenta pela primeira vez uma exposição de artes plásticas dedicada ao tema "Testemunhos de Fé desde Abraão até aos Apóstolos". As obras são assinadas por artistas que residem ou se referem à paróquia, explicou o pároco, padre Ricardo Neves, ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.
Imagens

Universidade Católica abre Academia de Estudos Livres com cursos breves sobre Cinema, Filosofia e Literatura
A Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, criou a Academia de Estudos Livres, «que pretende ser uma oportunidade para ajudar percursos de reflexão, aprendizagem e intercâmbio de experiências para quem deixou de frequentar o ensino superior. A iniciativa estende-se também a pessoas que nunca tendo passado pela universidade «têm interesse e curiosidade em dar início a novas experiências de contacto com o saber», lê-se no desdobrável do projeto. «Acreditamos que podemos contribuir para reavivar potenciar adormecido, repensar formas de estar, reconstruir valores e utilizar ferramentas disponíveis de forma útil e gratificante.»

Semanário Ecclesia: três mil páginas de informação multimédia por ano
O semanário Ecclesia assumiu no início de janeiro o formato exclusivamente digital, dando lugar a conteúdos multimédia que não podiam ser oferecidos na edição em papel. A revista publicada pelo Secretariado Nacional das Comunicações Sociais da Igreja Católica, geralmente com 60 páginas, inclui uma entrevista e colunas assinadas semanalmente pelos bispos D. José Cordeiro, D. Pio Alves, D. António Marcelino e D. Manuel Linda. Cada edição oferece uma síntese das principais notícias da Igreja em Portugal e no mundo, além do editorial, a “foto da semana”, citações recolhidas nos media e, ainda, espaços de opinião.

Diretor da Pastoral da Cultura fala sobre «beleza da fé» no Encontro Nacional de Catequese
O padre José Tolentino Mendonça é um dos intervenientes no 52.º Encontro Nacional de Catequese, que de 19 a 22 de março vai refletir no Seminário de Leiria sobre as "Expressões da Beleza da Fé".O tema será desenvolvido nas perspetivas litúrgica (padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima), moral (padre Vítor Coutinho), espiritual (padre Emanuel Matos Silva) e bíblico-teológica.

Sé de Lisboa recebe concerto com Coro Infanto-Juvenil da Universidade de Lisboa e coro canadiano Shallaway
A Sé Patriarcal de Lisboa recebe a 16 de março um concerto interpretado pelo Coro Infanto-Juvenil da Universidade de Lisboa (CIUL), a que se juntam 65 vozes do coro canadiano Shallaway. O Coro Infanto-Juvenil da Universidade de Lisboa é constituído por cerca de 40 crianças e jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 16 anos, tendo associado oficinas de Canto e Expressão Corporal. Desde a primeira apresentação pública, em 2005, realizou uma centena de concertos nos pais e no estrangeiro.
Vídeo Imagens

Vaticano prepara Capela Sistina para a eleição do novo papa
A Capela Sistina está transformada num estaleiro em plena atividade desde terça-feira, quando foi encerrada ao público para permitir os trabalhos de adaptação à realização do conclave. Operários sobem e descem dos andaimes, enquanto restauradores retocam as paredes laterais entre parafusos, longas filas de tubos, pranchas de madeira e centenas de lâmpadas para substituir. Uma das operações mais demoradas é a colocação de um piso elevado. Também estão a ser instaladas as duas salamandras em ferro fundido – uma de 1938 e outra de 2005. Numa serão queimados os boletins de voto e anotações referentes aos escrutínios, ao passo que na outra será criado, com a ajuda de dispositivos eletrónicos, o fumo preto ou branco que indicará a continuação dos escrutínios ou a escolha do sucessor de Bento XVI.
Imagens

Livraria Fundamentos assinala primeiro aniversário com 16 testemunhos sobre 16 livros
A Livraria Fundamentos, dedicada ao cristianismo e às religiões, assinala este domingo o primeiro aniversário com uma edição digital gratuita que oferece 16 testemunhos sobre 16 livros. No segundo ano de vida «o grande objectivo» da Fundamentos «é contribuir para que mais pessoas, e especialmente mais cristãos, possam descobrir também através dos livros a beleza do Evangelho de Jesus», sublinha o proprietário no texto de abertura.

Vaticano emite série de quatro selos para assinalar Sede Vacante
O Vaticano emitiu a 1 de março quatro selos alusivos à Sede Vacante, período entre a morte ou renúncia de um papa e a eleição do sucessor. A emissão pretende recordar o acontecimento e assegurar a continuidade na emissão de valores postais, a serem usados para expedir correspondência da Cidade do Vaticano apenas enquanto durar a Sede Vacante, explica a página da Administração do Estado. Conheça outras emissões lançadas em 2013.
Imagens

Cinema, teatro e leitura perspetivam "papel dos recasados na Igreja"
O filme "Fiel Companheiro" vai ser exibido esta sexta-feira, 8 de março, no âmbito de um ciclo de três encontros sobre "O papel dos recasados na Igreja", que em vez das habituais conferências ou painéis recorre à leitura, ao cinema e ao teatro. O «tríptico tem como objectivo começar a criar uma mentalidade de abertura a quem sofre e procura na Igreja a compreensão e não a condenação taxativa de quem não quer procurar formas de dialogar e acolher».
Vídeo

Associação Científica e Cultural "Aletheia" inaugurou site
A Aletheia - Associação Científica e Cultural inaugurou em março um novo site que tem como objetivo permitir a visualização das publicações disponíveis, o acesso às últimas novidades e a realização de compras pela internet. Criada em 2005, em Braga, como expressão do empenho da Companhia de Jesus no mundo da cultura, a Aletheia é a entidade responsável pelas várias coleções monográficas editadas com a chancela "Publicações da Faculdade de Filosofia".

Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro seleciona filmes e documentários
A organização da próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que decorre no Rio de Janeiro de 23 a 28 de julho, está a selecionar filmes e documentários para uma mostra de cinema. Criadores, realizadores, produtores e detentores de Direitos de Autor de trabalhos baseados no «modelo de vida cristã» podem propor até 8 de abril as suas obras, que devem ter duração mínima de 30 minutos e máxima de três horas, refere o site da Jornada. «Não são filmes propriamente sobre histórias de santos, mas são filmes que tenham algum caráter de valor por trás deles para que possam entrar na nossa programação», explicou um responsável do departamento dos Atos Culturais da JMJ.

Semana Aberta do Instituto Gregoriano de Lisboa oferece concertos de órgão
A Semana Aberta do Instituto Gregoriano de Lisboa (IGL), que decorre de 10 a 17 de março, vai oferecer concertos interpretados por alunos e professores em órgãos emblemáticos da cidade e região. Conheça o programa desta iniciativa e algumas das marcações de agenda do Instituto até ao verão.

"Prémio Póvoa dos Reis - Cientista e Padre" distingue diálogo entre cristianismo e ciência
O Instituto Superior de Ciências Religiosas de Aveiro promove a 3.ª edição do Prémio Póvoa dos Reis - Cientista e Padre, com o objetivo de realçar o diálogo entre o cristianismo e a ciência. A iniciativa distingue ensaios de duas a quatro páginas sobre o contributo do Cristianismo para o progresso das Ciências, redigidos por estudantes do 9.º ano de escolaridade ao 1.º ano do Ensino Superior, individualmente ou em equipas até três pessoas.

"Obra incorporada": 14 olhares para uma cruz
Está patente até 4 de abril no Museu do Abade Baçal, em Bragança, a exposição "Obra incorporada", com trabalhos de 14 artistas convidados pelo arquiteto Fernando Reis a incorporarem o seu trabalho numa cruz por ele concebida. Agostinho Santos, Ana Maria, António Cunha, Damião Matos, Emerenciano, Evelina Oliveira, Henrique do Vale, Humberto Nelson, Jean Pierre Porcher, José Emídio, Manuela Bacelar, Paulo Hernâni, Paulo Neves e Rui Vitorino Santos compõem a mostra que em fevereiro passou pelo Mosteiro de Tibães.
Imagens

Jornalista da Renascença especialista em cultura distinguida no encontro literário "Correntes d'Escritas"
A jornalista Maria João Costa, autora do programa cultural "Ensaio Geral", da Renascença, foi distinguida com o Prémio Especial de Jornalista ou Crítico Literário, dos Prémios de Edição Ler/Booktailors. Em declarações ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura proferidas em setembro, Maria João Costa sublinhou que «a cultura é um veículo privilegiado para a Igreja se relacionar com o mundo, levando a mensagem aos outros e trazendo os outros para dentro da Igreja».

«Quando uma sociedade pensa que pode dispensar a cultura chegou a um poço fundo»
«Para que servem os poetas em tempos de indigência?» - eis a pergunta lançada por José Tolentino Mendonça que prendeu a plateia do pequeno auditório do Centro Cultural de Belém, em Lisboa, durante a conferência “Perspetivas para a cultura no Quadro Estratégico Europeu 2014-2020”, no passado dia 13 de fevereiro. «Para que servem os agentes culturais em tempos de crise?», foi outra das perguntas que lançou. Respondendo imediatamente à sua própria “provocação”: «Quando uma sociedade pensa que pode dispensar a cultura chegou a um poço fundo».

Igrejas modernas em debate
No ano em que se comemoram os 75 anos da igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Lisboa, recordaram-se os avanços e recuos vividos desde então, passando pelo revivalismo dos templos associados ao Estado Novo e pelo aparecimento do MRAR – Movimento de Renovação da Arte Religiosa que no começo dos anos 1950, e pela mão de Nuno Teotónio Pereira, Nuno Portas, João de Almeida, António de Freitas Leal, Diogo Lino Pimentel, Luís Cunha, Manuel Cargaleiro, José Escada, Maria José de Mendonça, Madalena Cabral e muitos outros, rompeu com o anacronismo existente entre a arte e a expressão artística religiosa e levou a arquitetura ao campo da intervenção social, opções que o Concilio Vaticano II viria a confirmar.
Áudio

Paróquia de Oeiras organiza debate sobre fé e arte com Emília Nadal e Gonçalo Byrne
O setor da Pastoral da Cultura da paróquia de Oeiras, no patriarcado de Lisboa, organiza a 20 de fevereiro um debate com a pintora Emília Nadal e o arquiteto Gonçalo Byrne, no âmbito de um ciclo de tertúlias sobre o Ano da Fé. Emília Nadal, de ascendência catalã, nasceu em Lisboa em 1938, concluiu a licenciatura em Pintura pela Escola Superior de Belas Artes, na mesma cidade, em 1960. Nascido em Alcobaça no ano de 1941, Gonçalo Byrne diplomou-se em Arquitectura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, em 1968. Entre as suas obras mais conhecidas incluem-se o complexo Estoril-Sol, em Cascais, o projeto no Mosteiro de Alcobaça e área envolvente, as reconversões em pousada do antigo Hospital de S. Teotónio, em Viseu, e do Palácio de Estói, no Algarve, a torre de controlo de tráfego marítimo em Algés (Oeiras) e a marina de Lagos.

Programa "Prós e Contras" debate resignação de Bento XVI
O programa de debate "Prós e Contras" que a RTP-1 apresenta este domingo, em direto, a partir das 21h58, vai ser dedicado às implicações da resignação de Bento XVI. Conheça os convidados da emissão intitulada "O exemplo do adeus", que conta também com as intervenções de responsáveis pelas comunidades judaica e muçulmana.

Milhares agradecem a Bento XVI
Milhares de fiéis reuniram-se este domingo na Praça de S. Pedro, no Vaticano, onde Bento proferiu a oração do Angelus, erguendo faixas de agradecimento e de felicidades ao papa, que anunciou a resignação com efeitos a partir de 28 de fevereiro. A Igreja «chama todos os seus membros a renovarem-se no espírito, a reorientarem-se decididamente para Deus, renegando o orgulho e o egoísmo para viver no amor», disse Bento XVI.
Imagens

Presidente do Pontifício Conselho da Cultura comenta "Os Justos", de Camus
O presidente do Pontifício Conselho da Cultura, o cardeal italiano Gianfranco Ravasi, comenta esta sexta-feira a peça "Os Justos", de Albert Camus (1913-1960), escritor francês que em 1957 obteve o Prémio Nobel da Literatura. A dramatização, baseada na história verdadeira de um grupo de revolucionários socialistas russos que em 1905 mataram o tio do czar, o grão duque Sergei Alexandrovich, explora os dilemas morais relacionados com o homicídio e o terrorismo.

Economista João Duque e escritora Helena Sacadura Cabral falam sobre fé e dúvida
O diretor do Instituto Superior de Economia e Gestão, João Duque, e a escritora Helena Sacadura Cabral encontram-se esta sexta-feira, 15 de fevereiro no encontro "A Fé convive com a Dúvida". João Duque esteve este ano na Capela do Rato, em Lisboa, para falar sobre as dificuldades relativas à vivência das suas convicções cristãs, numa sessão que contou com a participação da reitora da Universidade Católica Portuguesa, Maria da Glória Garcia, e da jornalista Paula Moura Pinheiro.

Vida da Irmã Lúcia sobe ao palco em monólogo interpretado por Maria José Paschoal
A peça de teatro "Irmã Lúcia – uma oração" estreou esta quarta-feira no Convento dos Cardaes, em Lisboa, homenageando uma das testemunhas das aparições da Virgem Maria ocorridas em Fátima no ano de 1917. O monólogo, produzido pelo grupo “Cassefaz”, subiu ao palco no dia em que passam oito anos sobre a morte de Lúcia de Jesus (1907-2005). A dramatização, que resulta da adaptação do primeiro volume das "Memórias da Irmã Lúcia", «pretende ser uma homenagem à figura ímpar da religião católica espalhada pelo mundo», afirmou a protagonista.

Cornucópia agenda sessões extra de "O Estado do Bosque"
«Devido à elevada procura por bilhetes e à impossibilidade de prolongar a sua carreira para além de dia 24 de fevereiro, por compromissos anteriores dos atores e da própria companhia, decidimos fazer duas sessões suplementares nas tardes dos próximos sábados, dias 16 e 23 de fevereiro às 17h00», anuncia uma nota enviada ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

Presidente da República expressa «admiração» por Bento XVI e ministro dos Negócios Estrangeiros destaca «humildade»
«Admiração» e «humildade» foram alguns dos termos que o presidente da República e o ministro dos Negócios Estrangeiros expressaram para se referir à resignação de Bento XVI. Depois de manifestar «sentida emoção» pela decisão do papa, Cavaco Silva destaca «a admiração profunda do Povo Português» pela «personalidade ímpar» e «sabedoria inspiradora» de Bento XVI, bem como «por um magistério que constitui exemplo de fé e de esperança, na defesa dos valores universais da tolerância e da paz».

Papa Bento XVI anuncia resignação
Bento XVI anunciou hoje a resignação ao pontificado a partir de 28 de fevereiro, abrindo a porta à eleição de um novo papa. «Depois de ter examinado repetidamente a minha consciência diante de Deus, cheguei à certeza de que as minhas forças, devido à idade avançada, já não são idóneas para exercer adequadamente o ministério petrino», disse aos cardeais reunidos em consistório, no Vaticano.

Padre católico vietnamita indicado para o Prémio Nobel da Paz
O padre vietnamita Thadeus Nguyễn Văn Lý, de 66 anos, ativista dos direitos humanos, foi indicado pelos membros do Congresso dos EUA para o Prémio Nobel da Paz de 2013, juntamente com Thich Quang Do, patriarca da Igreja Budista Unificada do Vietname. Lý esteve preso durante mais de 15 anos por apoiar um movimento democrático. Em março de 2007, depois da entrada da polícia nos espaços da arquidiocese de Hue onde trabalhava, Lý foi detido e condenado à prisão por «difusão de informações caluniosas e difamatórias e lesivas da autoridade estatal» porque tinha ousado «opor-se à revolução, atentando assim contra a destruição da unidade do povo vietnamita».

Capela de S. Miguel na Universidade de Coimbra reabre no domingo
A Capela de S. Miguel, na Universidade de Coimbra, reabre ao público este domingo, 10 de fevereiro, depois de ter estado encerrada durante quatro meses para obras de requalificação. «Enquanto capelão da Universidade será para mim uma alegria reencontrar as pessoas», afirmou o padre Paulo Simões ao referir-se à comunidade que se reúne na capela aos domingos, pelo meio-dia.
Vídeo

Manuscrito do séc. XIII sobre aves é um dos primeiros 256, de 80 mil, que Biblioteca do Vaticano disponibiliza na internet
Um manuscrito com cerca de sete séculos sobre caça com aves, além de livros medievais usados nos mosteiros, integram o conjunto das primeiras 256 obras redigidas à mão que a Biblioteca do Vaticano digitalizou e disponibilizou na internet para acesso gratuito. A iniciativa prevê a digitalização de 80 mil manuscritos com o apoio de patrocinadores e recurso a novas tecnologias. «Estamos muito felizes por poder dizer ao mundo que tomou forma o projeto de tornar acessíveis os manuscritos da Biblioteca do Vaticano via “web”, que podem ser estudados de qualquer parte do globo», afirmou o diretor da instituição.
Imagens

Conferências sobre "Fé e Cidadania" debatem dignidade humana, diálogo e atividade
O Instituto da Formação Cristã do Patriarcado de Lisboa inicia a 14 de fevereiro um conjunto de conferências sobre "Fé e Cidadania", partindo da constituição "Gaudium et spes", documento do Concílio Vaticano II (1962-1965) sobre a relação da Igreja com o mundo. Na primeira sessão, intitulada "Fé e dignidade humana", Guilherme d'Oliveira Martins, Sofia Reimão e Alfredo Bruto da Costa refletem sobre a tolerância e a promoção dos direitos humanos.

Projeto editorial reúne toda a obra do Padre António Vieira em 30 volumes
O projeto da edição da Obra Completa e do Dicionário Padre António Vieira (1608-1697), «um dos mais ambiciosos projetos editoriais da literatura portuguesa de sempre» que «vai reunir toda a obra do autor» em 30 volumes, é apresentado quarta-feira em Lisboa. «Pelo seu valor cultural inestimável, a edição conta com o empenho particular do Provedor [da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa], Pedro Santana Lopes, e do Reitor da Universidade de Lisboa, António Nóvoa».

Bento XVI e presidente da República de Itália assistem a concerto evocativo dos Pactos de Latrão
O papa Bento XVI e o presidente da República de Itália, Giorgio Napolitano, assistem nesta segunda-feira ao concerto evocativo do 84.º aniversário da assinatura dos Pactos de Latrão, protocolo que, entre outras disposições, criou o Estado da Cidade do Vaticano. O programa prevê a execução da abertura de "A força do destino", do compositor Giuseppe Verdi, de quem se assinala o bicentenário do nascimento em 2013, e a "Terceira Sinfonia 'Heróica'", de Ludwig van Beetohoven.
Vídeo

Portugal não vai longe sem «renovação cultural», diz cardeal-patriarca
«Uma nova etapa de civilização e de organização da sociedade precisa de profundidade cultural. (…) Ou somos capazes de uma profundidade cultural, eu diria de uma renovação cultural, ou não iremos longe», considera o cardeal-patriarca. «As universidades, pela clareza do seu saber, têm um papel absolutamente importante e a Universidade Católica, em nome da Igreja, tem um papel importante nessa transformação cultural», frisou D. José Policarpo.

Centro de Estudos de História Religiosa debate teologia e política
O seminário sobre as "Relações Igreja-Estado", organizado pelo Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa, prossegue a 13 de fevereiro, em Lisboa, com o tema "A teologia política pensa a política?", por Luís Salgado de Matos. O ciclo de estudos realiza-se desde dezembro de 2006 no âmbito do projecto "A Igreja Católica e o Estado Português no século XX: os Cardeais Mendes Belo (1907-1929), Gonçalves Cerejeira (1929-1971), António Ribeiro (1971-1998) e a República Portuguesa".

Revelação de escultura baseada na cruz de Cristo antecede simpósio sobre a Teologia do Corpo
A cruz “Ut Christus Ecclesiam Amavit” (Como Cristo amou a Igreja), do escultor Carlos Oliveira e do padre Miguel Pereira, vai ser apresentada quarta-feira em Lisboa, no âmbito do Simpósio Internacional da Teologia do Corpo, marcado para junho, em Fátima. Os autores, que se inspiraram nas catequeses do beato João Paulo II sobre a Teologia do Corpo, vão fazer a apresentação da cruz a nível artístico e teológico, enquanto que a cantora lírica Lucília de Jesus interpretará o "Stabat Mater" em gregoriano.
Vídeo

Curso de Espiritualidade da Universidade Católica quer robustecer «poço de interioridade» dos cristãos
A Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa inicia em fevereiro a 5.ª edição do Curso de Espiritualidade Cristã, com sessões em Lisboa que decorrem até dezembro aos sábados de manhã. «Vivemos num contexto cultural em que a fé cristã tende a evaporar-se e enfrenta mesmo contestação. Cada cristão tem que se responsabilizar por aprofundar as razões do seu crer. Deve robustecer o ‘poço da interioridade’, tanto vivencial como intelectualmente. Trata-se de cultivar a experiência da relação com Deus – frescura espiritual – e, ao mesmo tempo, refletir sobre essa experiência – aprofundamento intelectual».

Instituto S. Tomás de Aquino propõe ciclo de conferências sobre «as linguagens da fé»
«O que é a fé? Em quê ou em quem acreditam os cristãos? Como influencia a fé cristã a vida de milhões de seres humanos em todo o mundo? Qual a relevância do Credo como resumo das principais verdades da fé cristã?» O Instituto S. Tomás de Aquino, em Lisboa, inaugura este sábado o ciclo de conferências "As linguagens da fé" com um encontro sobre "A formação dos Credos".

Santuário de Fátima recebe conferência sobre "Deus na arte do nosso tempo"
O Santuário de Fátima recebe a 10 de fevereiro a conferência  “Deus na arte do nosso tempo: o silêncio e a inquietude”, proferida por Paulo Pires do Vale, colaborador do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

Bispo de Bragança-Miranda prefacia novo livro sobre a Bíblia
O bispo de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, assina o prefácio do livro "No limiar da Bíblia", do biblista Bernardino Henriques, professor do Instituto de Estudos Pastorais da diocese transmontana.

Bento XVI escolhe presidente do Pontifício Conselho da Cultura para orientar retiro da Quaresma da Cúria Romana
O papa escolheu o presidente do Pontifício Conselho da Cultura, cardeal Gianfranco Ravasi, para orientar a semana de Exercícios Espirituais da cúria romana durante a próxima Quaresma. De acordo com o site "Vatican Insider", que revela a notícia, a decisão do papa é um novo sinal da confiança no biblista italiano, já que o prelado vai ser o primeiro presidente de um dicastério do Vaticano em funções a pregar este retiro espiritual durante o pontificado de Bento XVI.

Paróquia de Cantanhede junta deputado comunista e jornalista católico para colóquio sobre a crença
A paróquia de Cantanhede, na diocese de Coimbra, vai juntar a 24 de janeiro o deputado Bernardino Soares, do Partido Comunista Português, e o jornalista católico Jorge Wemans, anterior diretor de programas da RTP-2. Bernardino Soares nasceu em 1971, é licenciado em Direito e deputado da Assembleia da República desde 1995, assumindo atualmente o cargo de líder parlamentar do PCP. Nascido em Lisboa no ano de 1953, Jorge Wemans foi subdiretor do semanário "Expresso", de onde saiu em 1989 para fundar o jornal "Público", onde ocupou as funções de diretor adjunto.

Primeiro catálogo de património da Igreja na diocese de Angra «escreve a fé de um povo»
O catálogo “Igreja Paroquial de São José - Património Móvel e Integrado”, a «primeira publicação» do  género na diocese açoriana de Angra, vai ser lançado a 25 de janeiro nas instalações da paróquia sediada na ilha de S. Miguel. O volume «escreve a fé de um povo, que se vai construindo pela descoberta da beleza do Evangelho, e ao mesmo tempo alerta para a urgência em conservar e preservar o património religioso dos Açores», sublinha uma nota enviada ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

Jornadas de Estudos Teológicos refletem sobre "Celebrar e viver a vida - Mistério, ação, vida"
"Celebrar e viver a fé - Mistério, ação, vida" é o tema das 34.ªs jornadas organizadas pela Faculdade de Teologia (Lisboa) da Universidade Católica Portuguesa, que decorrem entre 20 e 22 de fevereiro. "A centralidade do Mistério Pascal", "Liturgia e inculturação", "Comunicação / linguagens", "A celebração nas origens cristãs", "A ação celebrativa na reforma litúrgica", "Celebração litúrgica e estética", "Eucaristia e vida moral", "Alegria e festa na celebração" e "Da contemplação na liturgia" constituem os títulos de algumas das intervenções. Consulte o programa.

Crentes e não-crente debatem «desafios do tempo presente»
O padre Constantino Gonçalves Alves, ao serviço da diocese de Setúbal, José Ernesto Cartaxo, presidente do Instituto Bento de Jesus Caraça, e o pastor evangélico António Costa Barata debatem a 20 de janeiro os «desafios do tempo presente». O sacerdote, pertencente ao Instituto Religioso dos Filhos da Caridade, é atualmente responsável pela paróquia do Bairro da Bela Vista, em Setúbal. José Ernesto Cartaxo, apresentando no cartaz do encontro como «não crente», passou pelo Conselho Nacional e Comissão Executiva da central sindical CGTP-IN e presidiu à Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira.

Faculdade de Teologia da Universidade Católica organiza peregrinações à Terra Santa acompanhadas pelo diretor
A Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa vai organizar três "Peregrinações à Terra Santa no Ano da Fé", acompanhadas pelo diretor da instituição e especialista em estudos bíblicos, P. João Lourenço. «Conhecer a Terra de Israel é um desafio profundamente motivador, não só pelo enriquecimento histórico que nos proporciona, mas fundamentalmente pela experiência vivencial e espiritual que uma peregrinação nos faculta. Terra de ‘Memória, Conflito e Esperança’, a Terra Santa é, em si, um corredor de culturas, de identidades e de espiritualidades sem paralelo no mundo. Percorrer os seus recantos, trilhar as suas estradas, sentir a sua diversidade leva-nos a olhar o mundo de outra forma», escreve o docente em guia da sua autoria.

Bento XVI batizou 20 crianças
Onze meninas e nove meninos receberam este domingo o baptismo, o primeiro dos sete sacramentos, em celebração presidida por Bento XVI na Capela Sistina, Vaticano. Filhas de empregados da Santa Sé, os novos cristãos estavam acompanhadas pelos pais, madrinhas e padrinhos, a quem o Papa afirmou: «O céu está aberto também sobre as vossas crianças, e Deus diz: estes são os meus filhos, filhos da minha complacência». Os pais, sublinhou Bento XVI, são chamados a fazer crescer os filhos «numa amizade cada vez mais profunda», numa sociedade que «com frequência considera fora de moda e do tempo aqueles que vivem da fé em Jesus».
Imagens

Universidade Católica estuda percurso de católicos do século XX que se destacaram na cidadania social e política
Católicos e partidos políticos em Portugal, juventudes universitárias, correntes de espiritualidade e ação social são alguns dos temas a abordar nas oito sessões de um seminário que vai ser promovido pelo Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa. O ciclo de história contemporânea dedicado ao tema "Crença e Cidadania" realiza-se de fevereiro a novembro, no primeiro sábado de cada mês. O Centro de Estudos anunciou também que as suas obras podem ser agora adquiridas em formato eletrónico através da internet.

Jornadas de Teologia refletem sobre contributo da literatura, cinema e música para dizer a «vida eterna» e discutem ótica crente e não-crente
O último dia da Semana de Estudos inicia-se às 9h30 com o painel "Novas formas de dizer 'Vida Eterna'" na literatura (José Cândido Martins), música (Paulo Antunes) e Sétima Arte (Inês Gil, membro do Grupo de Cinema do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura). O programa das jornadas, dedicado ao tema "Creio na Vida Eterna", prevê para dia 21, às 21h00, a mesa redonda "Variações sobre a vida e a morte", na qual intervêm Pedro Lind, investigador do Centro de Física Teórica e Computacional da Universidade de Lisboa ("A morte mata a vida - diz o ateu") e João Duque, diretor adjunto da Faculdade de Teologia ("A vida mata a morte - diz o cristão").

Poesia de João Paulo II inspira espetáculo de teatro e multimédia
Operário, ator e jovem padre, Karol Wojtyla (1920-2005) confiava aos seus versos a experiência e os sentimentos vividos nos anos difíceis da Polónia primeiramente ocupada pelos alemães e depois caída nas malhas da União Soviética. Em cada poesia pressentia-se o desejo da liberdade e de infinito. O espetáculo, com música, imagem, dança e monólogos, propõe «os versos poéticos de Karol Wojtyla, escritos desde a sua juventude e que antecipam os pontos fundamentais do seu magistério como papa: a pessoa humana, a morte, o sofrimento, o amor».

Leitura: Universidade Católica Editora evoca António de Sousa Franco
A Universidade Católica Editora lançou o volume “António Luciano de Sousa Franco: a força do humanismo cristão”, que entre os autores inclui inclui o constitucionalista Jorge Miranda e Guilherme d’Oliveira Martins, presidente do Centro Nacional de Cultura e do Tribunal de Contas. O volume abre com um texto evocativo do jurista e político (1942-2004) assinado pela reitora da Universidade Católica Portuguesa, Maria da Glória Garcia. “Político e governante” (Guilherme d’Oliveira Martins), “Militante e dirigente católico” (Pedro Roseta) e “Diretor da Faculdade [de Direito]” (Germano Marques da Silva) são os testemunhos apresentados seguidamente.

Escola das Artes da Universidade Católica prepara 10.ª edição do festival audiovisual Black & White
A Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa (Porto) promove de 22 a 25 de maio a 10.ª edição do Festival Audiovisual Black & White, que apresentará em competição vídeos e fotografias a preto e branco de vários países. «Com características únicas a nível mundial, a iniciativa nasceu da necessidade de responder a uma crescente sensibilidade do público para a especificidade do preto e branco, abandonando o preconceito que relaciona esta estética com obras dos primórdios do cinema», refere uma nota enviada ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.
Vídeo

Diretor da Pastoral da Cultura vai assinar coluna no semanário "Expresso"
O anúncio foi revelado no "Expresso" deste sábado, edição que assinala o 40.º aniversário do jornal. O "Expresso" chegou a uma tiragem de 115 mil exemplares e a uma circulação de quase 103 mil em setembro e outubro de 2012, de acordo com dados publicados no site da Associação Portuguesa para o Controlo de Tiragem e Circulação.

Teatro da Cornucópia estreia peça de José Tolentino Mendonça
O Teatro da Cornucópia, em Lisboa, estreia a 7 de fevereiro a peça "O Estado do Bosque", de José Tolentino Mendonça, diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura. «Há um bosque. Há um cego que é o único que pode guiar os outros na travessia do bosque: John Wolf. Há o destino que pensava vencer o cego. Há um homem de meia idade e um homem mais novo que acabam por atravessar o bosque com o cego. Há uma rapariga que fica de fora: Vivianne Mars. John Wolf reza outra versão da “oração que Deus nos ensinou”. A poesia passa a ser teatro e o teatro poesia. Na floresta das metáforas», refere o texto de apresentação. A estreia é antecedida do ciclo de programação "O Nome de Deus".

Presidente da República elogia diocese de Beja pelo trabalho de preservação e divulgação da arte sacra
Cavaco Silva inaugurou a 14 de dezembro a exposição de Natal do Museu da Presidência da República, em Lisboa, composta por obras de arte sacra alentejana, tendo felicitado a diocese de Beja pelo trabalho realizado na preservação e divulgação das suas peças artísticas. A mostra E um Filho nos foi dado – Iconografia do Menino Deus no Alentejo Meridional reúne cerca de uma centena de obras de arte, entre pinturas, esculturas e exemplos de artes decorativas, da Idade Média a 2012. A exposição «dá a primazia à vivência comunitária da devoção ao Deus Menino, sinal da identidade de uma região que se orgulha das suas tradições natalícias, mas propõe uma reflexão mais alargada em torno do diálogo da cultura com a religião».
Imagens

"No princípio era a Palavra": antologia recolhe poemas de um bispo e 14 padres
A antologia "In principio erat Verbum - No princípio era a Palavra", coordenada pelo padre Davide Gonçalves, da diocese de Leiria-Fátima, apresenta os melhores poemas de um bispo e 14 padres portugueses «do início do século XXI». Cada autor «fez seu este projeto e, de Norte a Sul de Portugal, até à ilha da Madeira e a S. Tomé e Príncipe, decidiram colaborar com sete poemas».

Mais de um milhão de seguidores esperaram pelas primeiras palavras enviadas da conta de Bento XVI no Twitter
Mais de um milhão de pessoas registaram-se na conta oficial de Bento XVI no Twitter, que o próprio papa inaugurou esta quarta-feira com o toque de um dedo no ecrã táctil de um "tablet". «Queridos amigos, é com alegria que entro em contacto convosco via twitter. Obrigado pela resposta generosa. De coração vos abençoo a todos» foram as primeiras palavras em português, uma das oito línguas usadas nesta plataforma. Seguiram-se três perguntas e três respostas, totalizando sete "tweets" no primeiro dia.

Diretor da Pastoral da Cultura participa em debate em Montemor-o-Novo e comenta cantos de Natal em Lisboa
O diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, padre Tolentino Mendonça, é um dos convidados do último encontro do ciclo “Sinais de Fumo – Conversas para além da crise”, que se realizou mensalmente em Montemor-o-Novo desde fevereiro. O poeta e biblista integra uma reflexão sobre “Indivíduo e Alteridade - O luto social perante a crise", em que também intervêm Vasco Santos e Ana Duarte Silva, com moderação de Carlos Vaz Marques. No domingo o padre Tolentino Mendonça participa na iniciativa "Cantos da Natividade - A mística do Sul", agendada para as 17h00 na igreja de Santa Isabel, em Lisboa.
Vídeo

Santuário de Fátima inaugurou exposição "Ser, o segredo do Coração"
"Ser, o segredo do Coração" é a exposição temporária que o Santuário de Fátima inaugurou a propósito da segunda das seis aparições da Virgem Maria aos pastorinhos, em junho de 1917. Os seis núcleos proporcionam «uma narrativa que leva o visitante a fazer uma experiência, ora sensorial, ora reflexiva, acerca da temática do Imaculado Coração de Maria», tratada nas vertentes histórica, teológica e espiritual através de vários documentos e obras artísticas». As três peças concebidas propositadamente para a mostra convivem com espólio histórico-artístico do Museu do Santuário, Arquivo da Diocese de Leiria-Fátima, coleções particulares e acervos de várias instituições religiosas e culturais.

Sé de Aveiro prepara Natal com música
A sé de Aveiro vai acolher durante o Advento, tempo de preparação para o Natal, três concertos de música sacra, com entrada gratuita. O primeiro, organizado pela paróquia de Nossa Senhora da Glória, decorre esta quarta-feira, 12 de dezembro, às 19h00, com o Coro e Orquestra do Conservatório Calouste Gulbenkian, revela uma nota enviada ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.
Áudio

Concertos de Natal nas igrejas de Lisboa
A Câmara Municipal de Lisboa oferece a partir desta sexta-feira, 7 de dezembro, oito concertos de Natal nas igrejas de Lisboa, sempre com entrada livre. «Às portas de um novo ano viveremos um momento de trégua, de reflexão, de apaziguamento, de balanço, de esperança. Esse instante, sempre presente na nossa Cultura, ganhou o Mundo e múltiplos sentidos, dando forma e expressão ao que fomos sendo, ao que fomos tendo e ao que esquecemos.» Conheça o programa.

Arquidiocese de Belo Horizonte publica «nota de solidariedade» pela morte de Oscar Niemeyer
A arquidiocese de Belo Horizonte, no Brasil, publicou esta quarta-feira uma nota de condolências pelo falecimento de Oscar Niemeyer, autor do projeto da nova catedral e da igreja de S. Francisco de Assis, ambas na capital de Minas Gerais. O texto refere que a arquidiocese «manifesta solidariedade aos familiares e amigos do arquiteto Oscar Niemeyer, «reconhecido internacionalmente por suas obras», que faleceu na noite desta quarta-feira, dia 5, em decorrência de uma infeção respiratória».

Álbum revela Pietà da catedral de Bragança
O livro "A Pietà de José Rodrigues na Catedral de Bragança" foi recentemente editado pela "Letras & Coisas". O volume reúne textos do cardeal português D. José Saraiva Martins, anterior responsável pela Congregação para as Causas dos Santos, do Vaticano, bem como do bispo de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, que assina os textos "A beleza da Catedral de Bragança" e "O silêncio do Mistério da Cruz". O álbum oferece também um conjunto original de fotografias alusivas à criação da Pietà, no atelier do mestre José Rodrigues.

"Abre um parêntesis no teu dia": 20 minutos de oração para encontrar Deus à hora de almoço
A Comunidade de Vida Cristã (CVX) propõe às quartas-feiras vinte minutos de oração em Lisboa, onde não havia a oferta «de um ponto de encontro com Deus à hora do almoço, no meio da rotina e do trabalho». «Sentimos falta de um momento de paragem, silêncio e espiritualidade». O encontro começa com música ambiente, antecedendo a leitura de um dos textos bíblicos proclamados nas missas do dia, seguindo-se a apresentação de três propostas de oração baseadas no trecho escutado, intercaladas com espaços de silêncio.

Paulus abre livraria em Tomar
A Paulus inaugurou esta quarta-feira uma livraria em Tomar, cerimónia que contou com a bênção do bispo de Santarém, D. Manuel Pelino. O prelado sublinhou que a livraria é um espaço de cultura e que o livro é um amigo.

Filme sobre vida e obra de Joseph Ratzinger chega aos ecrãs em 2014
Uma produção internacional sobre a vida e obra de Joseph Ratzinger (papa Bento XVI), baseada na biografia de Peter Seewald, vai chegar aos ecrãs em 2014, foi hoje revelado em Munique, Alemanha. A Odeon Film anunciou um acordo entre a H & V Entertainment e Peter Weckert para uma produção internacional sobre a «extraordinária vida e obra de Joseph Ratzinger» desde o seu nascimento, em 1927, na cidade bávara de Marktl am Inn, ao seu pontificado.
Vídeo

Pequenos Cantores do Conservatório de Lisboa estreiam "Canções de Natal Portuguesas"
Os Pequenos Cantores do Conservatório de Lisboa e a Camerata de Lisboa estreiam esta sexta-feira, 30 de novembro, no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, o CD "Canções de Natal Portuguesas". A obra apresenta temas tradicionais de Natal portugueses que receberam novo olhar dos compositores Carlos Marecos, Vasco Pearce de Azevedo, Sérgio Azevedo, João Madureira. A gravação foi executada sob a direção da maestrina Joana Carneiro.

"Para um altar": José Rodrigues expõe no Porto e revista "Humanística e Teologia" dedica-lhe edição especial
São peças em bronze e madeira, datadas de 1999, que têm Cristo como principal protagonista. Tratam-se de obras semelhantes às que o escultor criou ao longo dos anos, que repousam em muitos altares de igrejas, catedrais e mosteiros de Norte a Sul do país. Na inauguração foi apresentado o número especial da "Humanística e Teologia", revista da Faculdade de Teologia da Universidade Católica (Porto), dedicada ao tema "José Rodrigues - A Bíblia e a Arte Sacra".

Projeto cultural e social acolhe Coro Johann Sebastian Bach
A paróquia de S. José, em Ponta Delgada, recebe este domingo, 2 de dezembro, o Coro Johann Sebastian Bach, no âmbito do projeto cultural e social "Indigências", que visa unir diversos contributos da área das artes no espaço da igreja «como oposição consciente e ativa à degradação visível das condições do meio onde esta se insere».

Priscos: presépio ao vivo regressa a 23 de dezembro
Seis centenas de participantes, 70 cenários e 30 mil metros quadrados compõem a edição de 2012/13 do presépio ao vivo de Priscos, na arquidiocese de Braga, que pretende ser «uma oportunidade para fazer uma viagem ao tempo de Jesus». «Vozes, música, cheiros, sabores, sons, casas, lojas, praças e mercados» dão vida a «uma história sempre antiga e sempre nova», com referência às culturas judaica e romana.
Imagens

Coleção de pintura da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa inspira concerto
O concerto "'Salve, Mater Misericordiæ' - Cenas da Vida da Virgem", inspirado na coleção de pintura da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e interpretado pelo grupo coral Voces Caelestes, vai ser apresentado este domingo na igreja de São Roque, em Lisboa, monumento nacional. No sábado, às 21h30, atua na igreja de São Roque o Coro de Câmara de Lisboa. O repertório evoca as obras de “Marcos Portugal e os seus contemporâneos”, compositores portugueses e brasileiros que nos séculos XVII e XVIII aproximaram a história da música destes dois países. Conheça o programa.
Vídeo Imagens

Conferência sobre as "novas linguagens na transmissão da fé"
«Não é mais possível dar crédito à tese de que a secularização é eclipse do sagrado (já de si muito presente). É muito mais importante colocar-se à escuta da transformação que ela operou no interior da experiência religiosa e compreender qual reinterpretação do mundo que ela inspira». Carmelo Dotolo, leigo italiano, casado e pai, professor de Teologia Fundamental na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, vem a Portugal para falar sobre "Novas linguagens na transmissão da fé".

Presépio na Cidade regressa a Lisboa
O "Presépio na Cidade" regressa de 3 a 24 de dezembro a Lisboa, onde fica instalado junto à basílica dos Mártires, no Chiado, uma das zon as mais nobres e movimentadas da capital. «Dar a conhecer o Menino Jesus, à Cidade de Lisboa, e a todos os que nela vivem ou trabalham, num Espírito de Paz, Alegria e Simplicidade», «repor o verdadeiro sentido do Natal» e «levantar bem alto os valores da Família e da Vida» constituem alguns dos objetivos da iniciativa de evangelização organizada por leigos católicos. Conheça o programa.

Capela do Rato recebe nova reitora da Universidade Católica, economista João Duque e jornalista Paula Moura Pinheiro
A nova reitora da Universidade Católica Portuguesa, Maria da Glória Garcia, vai marcar presença na Capela do Rato, em Lisboa, no dia 21 de novembro, numa conversa em que também participam o economista João Duque e a jornalista Paula Moura Pinheiro.

Pontifício Conselho da Cultura promove encontro sobre "Fé, cultura e desenvolvimento em África"
O Pontifício Conselho da Cultura, em colaboração com o Simpósio das Conferências Episcopais da África e de Madagáscar (Secam), inaugurou terça-feira em Dar-es-Salam, capital da Tanzânia, um encontro sobre o tema “Fé, cultura e desenvolvimento em África”. «É oportuno e necessário que os africanos se tornem conscientes daquilo que bloqueia o desenvolvimento, presente na dicotomia entre as culturas e o desenvolvimento organizado no exterior». 

"O artista, como a Igreja, testemunha da beleza da fé": academias pontifícias realizam sessão pública e entregam prémio
As academias coordenadas pelo Pontifício Conselho da Cultura realizam esta quarta-feira, em Roma, a sua 17.ª sessão pública. O programa prevê a entrega do Prémio das Academias Pontifícias, reservado este ano a escultores e pintores, bem como a intervenção do cineasta italiano Pupi Avati, pertencente a uma das academias pontifícias, e a exibição do seu filme “Guardando oltre”, que dedicou ao papa em 2011, por ocasião dos seus 60 anos de ordenação sacerdotal.

Apresentações e sessões de autógrafos de livros de José Tolentino Mendonça
Os livros "O tesouro escondido", "Nenhum caminho será longo", ambos de espiritualidade e editados pelas Paulinas, e "Estação central", poesia publicada pela Assírio & Alvim, do padre José Tolentino Mendonça, diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, estão no centro das apresentações e sessões de autógrafos planeadas para as próximas semanas.

Paróquias exibem cinema
A paróquia de S. Nicolau, em Lisboa, propõe para 19 de novembro o segundo filme do ciclo de cinema sobre o Ano da Fé, com a exibição de "Num mundo melhor". O Cineclube das paróquias de Cascais e Estoril, apresenta a 22 de novembro "A man for all seasons" ("Um homem para a eternidade"). Ambos os filmes receberam Óscares nas categorias principais.
Vídeo

Presidente do Pontifício Conselho da Cultura presente na apresentação do livro "Mostrar Cristo ao mundo"
A Editorial Apostolado da Oração (Editorial AO) apresenta este sábado o livro “Mostrar Cristo ao Mundo”, de Bento XVI, com a presença do presidente do Pontifício Conselho da Cultura, o cardeal italiano D. Gianfranco Ravasi. A publicação pretende «divulgar alguns textos particularmente decisivos no início do pontificado de Bento XVI e que definiram, de alguma forma, as linhas gerais do seu pensamento e da sua missão como Papa».

Colóquio internacional de teologias feministas reflete sobre o corpo
O encontro pretende sublinhar que «as mulheres têm corpo» e que ele, como «as suas vidas em corpo, lidas, ao longo da história da Igreja e da teologia, como lugar de tentação, são reivindicadas por mulheres como lugar de encontro com o religioso». «"Cântico dos Cânticos” e o elogio da alteridade» (Isabel Allegro de Magalhães), "Não é o que entra, mas o que sai da boca que envenena os homens e mulheres" (André Barroso), «Mulheres, que fazeis aqui?» (Ana Vicente) e «Maria de Lourdes Pintasilgo. “Retratos sem moldura”» (Helena Silva Costa) são algumas das conferências.

Padre José Tolentino Mendonça no "Ensaio Geral"
O padre José Tolentino Mendonça participa a 7 de dezembro no “Ensaio Geral”, programa semanal da Renascença dedicado à cultura. O diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura vai ser o convidado da segunda emissão gravada ao vivo na Livraria Ferin, em Lisboa, às 18h30, iniciativa que vai realizar-se uma vez por mês.

Átrio dos Gentios acolhe lançamento do livro "Diálogos no Átrio dos Gentios"
O livro "Diálogos no Átrio dos Gentios", com entrevistas que o jornalista italiano Lorenzo Fazzini realizou a personalidades da ciência e da arte, crentes e não crentes, vai ser apresentado este sábado, 17 de novembro, em Braga. A obra, redigida «com uma linguagem transversal e arejada», dirige-se a «crentes e não-crentes, na procura dialógica da beleza infinita, no bem comum e na verdade que conduz à paz entre os povos». Conheça os entrevistados e os temas.

Nova encíclica de Bento XVI sai na Quaresma e vai centrar-se na morte e ressurreição de Jesus
A quarta encíclica de Bento XVI vai centrar-se na morte e ressurreição de Jesus (Páscoa) como a razão principal da fé cristã, avança este domingo o site "Vatican Insider", ligado ao jornal italiano "La Stampa". A obra, que terá sido praticamente concluída este verão em Castel Gandolfo, residência estival dos papas próxima do Vaticano, está agora na fase dos retoques finais, prevendo-se que a sua publicação ocorra entre fevereiro e março, constituindo um dos momentos mais importantes da Quaresma de 2013.

"A infância de Jesus": novo livro de Bento XVI chega a Portugal um mês antes do Natal
O novo livro de Joseph Ratzinger / Bento XVI, "Jesus de Nazaré - A infância de Jesus", vai chegar às livrarias portuguesas a 21 de novembro, dia em que também ficará disponível nos principais mercados mundiais. «Suscitando o debate e relançando a discussão teológica, Bento XVI analisa os textos evangélicos e convida o leitor a fazer uma indagação crucial: "o que foi dito é verdade? Tem a ver comigo? Se sim, de que modo me diz respeito?".

Jornadas teológicas refletem sobre "a fé numa sociedade sem referências"
No primeiro dia serão abordados os seguintes temas: “O Evangelho e a Cultura do Reconhecimento” (Mendo Castro Henriques, Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa); “O (não) lugar da religião na sociedade contemporânea” (Donizete Rodrigues, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior). “A estrutura referencial da fé frente ao ídolo da auto-referência” (João Manuel Correia Duque, Faculdade de Teologia da UCP), "Cantar a Fé" (alunos do Instituto Superior de Teologia) e “Viver a fé; transmitir a fé” (D. António Couto, bispo de Lamego), preenchem o programa do segundo dia.

"Missa" de Marcos Portugal estreia versão moderna
"Missa", obra composta por Marcos Portugal (1762-1830), vai ser tocada este sábado pela primeira vez numa versão moderna. O concerto, que vai ser gravado para posterior edição de um DVD, conta com interpretações da Orquestra do Norte, João Vaz e Carolina Meneses, que interpretarão obras do compositor luso-brasileiro nascido há 250 anos. Em Lisboa a Biblioteca Nacional de Portugal apresenta uma exposição sobre o autor que abrange todas as áreas da sua produção – dramática, religiosa e pedagógica –, além de peças de carácter biográfico.

Guimarães recebe exposição sobre "O Enxoval de Nossa Senhora da Madre de Deus"
A exposição "Elegância, Moda e Fé. O Enxoval de Nossa Senhora da Madre de Deus", que integra a programação de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura, foi inaugurada esta sexta-feira no Museu de Alberto Sampaio. No centro estão «as três principais figuras do presépio: o Menino, deitado no seu berço; a Virgem, coroada Rainha de Portugal; e São José, segurando uma açucena, símbolo da elegância, da graça e da pureza».

Colóquios sobre Jesus juntam personalidades da teologia, política e cultura
«Quem foi, quem é Jesus Cristo?» é o título de um ciclo de conferências e debates que decorre em novembro e dezembro nas cidades de Aveiro, Porto, Braga, Figueira da Foz, Funchal, Coimbra e Lisboa com a participação de personalidades do mundo da teologia, política e cultura. Os teólogos Anselmo Borges, Xabier Pikaza e Andrés Torres Queiruga, o eurodeputado Paulo Rangel, o presidente do Tribunal de Contas e do Centro Nacional de Cultura, Guilherme d’Oliveira Martins, e o historiador Fernando Catroga são os intervenientes na iniciativa.

"Escutar o Absoluto no Ano da Fé": Renascença promove ciclo de música clássica
A Renascença inicia esta sexta-feira, 9 de novembro, o ciclo "Escutar o Absoluto no Ano da Fé", com o objetivo de dar a conhecer um «conjunto de obras variadas capazes de refletir a vida interior dos seus compositores». «Ao ouvir música clássica e ao descobrir a sua beleza, é possível descobrir mensagens que podem ser surpreendentemente profundas por expressar um sentimento religioso bem definido, um desejo, uma ânsia ou uma nostalgia do Absoluto». Conheça o programa.

Santuário de Fátima inaugura coleção e publica novo volume da documentação crítica
"Mensagem de esperança para o mundo - acontecimento e significado de Fátima" é o título do primeiro número da coleção "Fátima Mensagem", editada pelo santuário da Cova da Iria. A obra reúne textos de António Marto, Eloy Bueno de la Fuente, Stefano De Fiores, Virgílio Antunes, Clodovis Boff, Leo Scheffczyk e Arnaldo de Pinho. O Santuário apresentou também o tomo quinto do volume quinto da Documentação Crítica de Fátima.

Alunos da Escola das Artes da Universidade Católica premiados pela curta-metragem "Até amanhã"
A curta-metragem "Até amanhã",  realizada por sete alunos da Escola das Artes da Universidade Católica (Porto), venceu três prémios no "Festival Ver e Fazer Filmes", competição brasileira de formação e produção de filmes que se estreou recentemente em Portugal, no âmbito de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura.

Arquitetura: Exposição mostra igrejas e ourivesaria sacra de João de Almeida
A Casa-Museu Medeiros e Almeida, em Lisboa, inaugura a 14 de novembro uma exposição retrospetiva da obra de João de Almeida (n. 1927), arquiteto envolvido nos movimentos da arquitetura portuguesa da segunda metade do século XX. No campo da arquitetura destacam-se as obras realizadas no âmbito do Movimento de Renovação da Arte Religiosa (1952-1965), como a igreja de Santo António de Moscavide (1956), em colaboração com o arquiteto António Freitas Leal), e a igreja do Senhor Jesus dos Navegantes em Paço de Arcos (1967).

Paróquia de S. Nicolau, na Baixa de Lisboa, inaugura ciclo de cinema sobre a fé
A paróquia de S. Nicolau, na Baixa de Lisboa, inaugura na próxima segunda-feira (15 de outubro) um ciclo de cinema em torno da Fé com o filme “Amazing Grace” (2006), de Michael Apted. A iniciativa inspirada pelo Ano da Fé, que a Igreja Católica assinala a partir de quinta-feira, compreende uma breve apresentação do filme, seguida da exibição e debate.
Vídeo

Paulus leva 11 títulos originais de autores portugueses à Feira do Livro de Frankfurt
A delegação portuguesa da Paulus vai estar presente com 11 títulos originais de autores portugueses na Feira do Livro de Frankfurt, a maior do género a nível mundial, que decorre de quarta-feira a domingo. Na edição de 2011 a editora vendeu os direitos de títulos de quatro autores nacionais. Conheça os livros que a Paulus leva para a Alemanha.

Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro abre inscrições para expressões artísticas
Os organizadores da próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que decorre no Rio de Janeiro de 23 a 28 de julho de 2013, abriram inscrições para a apresentação de exposições, bem como de espetáculos teatro, dança e música. Estão também abertas as inscrições para os "graffiters" que querem expor durante a JMJ. O Museu de Arte Sacra de S. Paulo e a organização da Jornada abriram concurso para jovens peregrinos de todo o mundo que queiram participar nas oficinas e na exposição a realizar durante o encontro.

Doclisboa seleciona curtas da Escola das Artes da Universidade Católica
Três curtas-metragens produzidas pelo departamento de Som e Imagem da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa (Porto) integram a seleção do 10.º Doclisboa, festival internacional de cinema que decorre na capital de 18 a 28 de outubro. Os documentários, que vão ser apresentados na categoria “Verdes Anos”, são “Teles”, de José Magro, “Fado Canibal”, de Timóteo Azevedo, e “Canção do Desterro”, de Margarida Correia.
Vídeo

Roteiro apresenta santuários em torno da Capital Europeia da Cultura
O segundo projeto dos roteiros religiosos no âmbito de Guimarães Capital Europeia da Cultura é dedicado a santuários localizados na “coroa” da cidade: S. Torcato, Santa Marinha da Costa, Penha, Nossa Senhora da Lapinha e São Bento das Peras, em Vizela. «Mesmo um ateu não abdica de perceber a dimensão do monumento religioso», frisou o presidente da autarquia vimaranense.
Vídeo

Diogo Morgado é "Jesus" na série "Bíblia" produzida para o canal História
O ator português Diogo Morgado vai desempenhar o papel de Jesus Cristo na série dramática e documental “The Bible” (A Bíblia), que de acordo com o previsto estreia em televisão no próximo ano. As 10 horas divididas em cinco partes contam «algumas das histórias melhores conhecidas do livro mais popular da história», desde as narrativas da arca de Noé e do Êxodo até à crucificação e ressurreição de Cristo. «Nunca tive nada que se compare com o que estou a fazer. A energia que se gera é tanta que chega a ser palpável», contou o ator no Twitter.

Bispo do Porto, Marcelo Rebelo de Sousa e Artur Santos Silva abrem ano letivo do Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes
O bispo do Porto, D. Manuel Clemente, preside a 10 de outubro à sessão de abertura do ano letivo do Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes. Marcelo Rebelo de Sousa profere a “laudatio” da personalidade homenageada este ano, Leonor Beleza, antiga ministra da Saúde e atual presidente da Fundação Champalimaud. A oração de sapiência, “A vida para além da reforma”, é proferida por Artur Santos Silva, presidente da Fundação Calouste Gulbenkian.

Lançamento do livro "Obras escolhidas de Arnaldo de Pinho - Teologia e interpretação"
O livro “Obras escolhidas de Arnaldo de Pinho – Teologia e interpretação”, da Universidade Católica Editora, vai ser lançado a 14 de outubro no mosteiro de Arouca. A iniciativa ocorre por ocasião da jubilação do sacerdote enquanto professor catedrático da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa.

RTP-1 transmite programa sobre Nossa Senhora de Fátima na América do Norte
A RTP-1 transmite esta quarta-feira, 3 de outubro, o quarto episódio da série “Fátima e o Mundo”, dedicado à influência na América do Norte da Virgem que apareceu por seis vezes em 1917 aos pastorinhos Jacinta, Francisco (beatos) e Lúcia.

P. José Tolentino Mendonça abre ano letivo no Instituto de Estudos Pastorais da diocese de Bragança-Miranda
“Haverá uma beleza que nos salve?” é o título da oração de sapiência que o diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, padre José Tolentino Mendonça, profere esta segunda-feira em Bragança. A lição ocorre durante a sessão solene de abertura do primeiro ano letivo do Instituto Diocesano de Estudos Pastorais.

Porto recebe obras do organista holandês Sweelinck
A igreja de São Lourenço (Grilos), no Porto, recebe este sábado, pelas 17h00, o quarto concerto do Festival Sweelinck, com interpretação do organista italiano Giampaolo Di Rosa. A iniciativa, com entrada livre, inscreve-se na série dedicada ao mestre organista holandês Jan Pieterszoon Sweelinck (1562-1621), compositor, organista e pedagogo musical que trabalhou no final do período Renascentista e início do Barroco.
Áudio

Livraria Fundamentos oferece traduções inéditas de teólogos consagrados
A Livraria Fundamentos, em Braga, lançou o seu segundo “Caderno”, relativo ao mês de outubro, dedicado ao teólogo jesuíta Karl Rahner. Os “Cadernos” nascem de traduções de artigos ou capítulos de obras que não se encontram disponíveis em português, com o objetivo de aproximar os leitores de teólogos contemporâneos. O primeiro número, lançado em setembro, foi dedicado ao redentorista Bernhard Häring, que introduziu novas perspetivas no domínio da Moral.

Marcelo Rebelo de Sousa apresenta novo livro de José Tolentino Mendonça
Marcelo Rebelo de Sousa vai apresentar o novo livro do padre José Tolentino Mendonça, “Nenhum caminho será longo – Para uma teologia da amizade”, editado pelas Paulinas. «Não é por acaso que, nas nossas sociedades, o amor é tutelado institucionalmente. Não há, porém, nenhuma lei que tutele a amizade. Contudo, ela constitui um património humano sem o qual a nossa vida não seria a mesma ou simplesmente não seria. Falamos muito do amor e pouco da amizade».

Bem-aventuranças e sabedoria bíblica trazem monge de Bose a Portugal
Luciano Manicardi, monge italiano do mosteiro de Bose, vem a Portugal no dia 19 de outubro para proferir a conferência “Que santidade para o nosso tempo? A sabedoria bíblica e os desafios do mundo contemporâneo”. «Visto que a pobreza não é vergonhosa, mas sim a injustiça que cria a pobreza, um objetivo da ação caritativa para com o pobre é libertá-lo da vergonha de ser pobre», escreveu no livro " A caridade dá que fazer".

Conselho Pontifício da Cultura promove leitura de Dante para enquadrar Ano da Fé e Sínodo dos Bispos
O Conselho Pontifício da Cultura promove a 12 de outubro em Roma a sessão “A Fé de Dante – O Canto XXIV do Paraíso”, por ocasião do início do Ano da Fé, que se inicia no dia anterior. O encontro vai sublinhar «o laço vital que liga a figura de Dante Alighieri e a sua obra, com a fé cristã».

Novo livro de Bento XVI já tem distribuidora mundial
A Livraria Editora do Vaticano escolheu a editora italiana Rizzoli para vender em todo o mundo os direitos do novo livro de Bento XVI sobre a infância de Jesus nos Evangelhos, revelou hoje a Sala de Imprensa da Santa Sé. O acordo sobre a distribuição do volume originalmente redigido em alemão foi assinado hoje, adianta a mesma fonte, acrescentando que a edição italiana deve estar nas lojas antes do Natal.

"O quadro": musical de inspiração católica reúne artistas de teatro, ópera e televisão
“O quadro” é um musical com artistas portugueses do teatro, ópera e televisão que estreia a 11 de outubro no Colégio de São João de Brito, em Lisboa. O espetáculo, com texto do padre Nuno Tovar de Lemos e encenação de Matilde Trocado, centra-se numa coleção de quadros muito valiosa descoberta nas caves de um palacete abandonado e que vai estar em exposição no museu da vila. Intitulada “O quadro – Um musical da Paixão segundo o Sr. João, o empregado mais novo do museu da vila”, a produção pretende oferecer uma «grande mensagem de esperança que não vai deixar ninguém indiferente».

Concertos de órgão regressam às igrejas do Alentejo
A igreja matriz de Arronches recebe a 29 de setembro a abertura da segunda edição de "Música nas Igrejas - Concertos de Órgão”, com um recital de cravo e órgão interpretado por Patrizia Giliberti e Rafael Reis. Gianvito Tannoia, Artur Caldas, Paulo Bernardino e António Duarte apresentarão também repertórios diversificados com o objetivo de divulgar o património organístico do alentejo e a música de órgão.
Imagens

Joana Carneiro: dirigir «é uma forma de oração»
A maestrina Joana Carneiro considera que dirigir orquestras «é uma forma de oração» e de «sair de um plano terreno e chegar a qualquer coisa de inexplicável». «Foi-me dado o dom que tenho, Gratuitamente. O dom para a música, para a comunicação através do meu corpo. É uma história bíblica, a parábola dos talentos. O que é que fazemos com o que nos é dado? Escondemos na terra ou investimos para que os três talentos que nos dão se transformem em dez?».

D. Manuel Clemente, Marcelo Rebelo de Sousa e João Lobo Antunes comentam pinturas ligadas ao cristianismo
Marcelo Rebelo de Sousa é o primeiro convidado do Grupo de Amigos do Museu Nacional de Antiga, em Lisboa para um conjunto de quatro encontros sobre obras-primas, proferidas por personalidades que não estão ligadas à crítica ou história de arte. Três dos quatro quadros convocados para a iniciativa que comemora o centenário do Grupo de Amigos de um dos mais importantes museus portugueses abordam temáticas cristãs, como vai acontecer a 17 de outubro, quando João Lobo Antunes falar de “S. Jerónimo”, do alemão Albrecht Dürer (1741-1528).
Imagens

Com o olhar límpido das fábulas: Karen Blixen e "África minha"
Há uma certa novidade ao repercorrer, mesmo só com o pensamento, os lugares de Karen Christentze Dinesen, baronesa von Blixen-Finecke: antes de tudo a Dinamarca, onde faleceu há 50 anos, no dia 7 de setembro de 1962, e onde nasceu a 17 de abril de 1885. Na versão cinematográfica, “África minha” venceu, entre outros, o prémio Óscar pela melhor fotografia. Mas é preciso ir até ao fundo entre as cores de Karen Blixen (cuja primeira vocação foi de pintora) e a magia das numerosas narrações, às quais foi buscar livremente, e muitas vezes explicitamente, um rico património literário e fantástico, escandinavo e não só.

"Estação central": novo livro de poesia de José Tolentino Mendonça
“Estação central”, o mais recente livro de poesia do padre José Tolentino Mendonça, vai ser lançado na próxima semana pela Assírio & Alvim. «Começam o dia louvando o imperfeito/ O tempo que se inclina para o lado partido»: aos leitores da Pastoral da Cultura oferecemos um dos novos poemas, "Os justos".

Católicos devem propor a fé no espaço público e deixarem de estar fechados sobre si próprios
Os católicos têm de ser mais interventivos no espaço público, afirmou a antiga deputada Zita Seabra no Simpósio do Clero que decorre em Fátima até sexta-feira, com mais de 440 inscritos. A Igreja não deve ficar «fechada sobre si própria, apenas a falar de fé aos que já a têm. Deve vir ao átrio, discutir com quem não tem fé e suscitar a discussão destas questões que são verdadeiramente as questões importantes», frisou.

Presidente da Comissão Episcopal da Cultura dirige pela primeira vez peregrinação aniversária a Fátima
«A programação do Santuário convida (...) a ter presente a situação, em muitos casos aflitiva, da nossa sociedade. Com realismo, a nossa condição de discípulos de Jesus Cristo fundamenta que sejamos cultivadores da esperança. Cada um pode e deve, a todos os níveis, fazer o que estiver ao seu alcance. Só podemos ter a certeza de mudança naquilo que cada um se dispuser a mudar», frisou D. Pio Alves.

António Barros e António Dantas apresentam "alphabet" na Galeria dos Prazeres
Começar de novo e a cada tempo. Enunciou-nos Almada na sua Luso distintiva obra “Começar”. Letra primeira no lugar e gesto, a começar, é também a letra A. Encontra-se no “Alphabet” de Paul Valéry, e é essa a leitura, letrizante, quem convoca uma iniciática presença dos dois autores – António Barros e António Dantas – a intervirem na aura envolvente da galeria que aqui se enuncia – Galeria dos Prazeres.

Um bispo em duas rodas: quando a fé acelera de moto
Ao automóvel prefere a moto com que percorre as estradas da sua diocese. É um bispo sobre duas rodas: D. Giulio Mencuccini vive há 38 anos no Bornéu, a maior ilha do arquipélago da Indonésia. No último domingo, 29 de julho, D. Giulio Mencuccini pilotou uma mota de 1200 cc. e encabeçou cerca de 100 motociclistas num passeio de solidariedade até ao santuário de S. Gabriel, em Itália.
Imagens

Museus do Vaticano: uma cadeira e um padre à espera de diálogo
Os Museus do Vaticano vão ter a partir de agosto dois padres que todos os dias estão à disposição dos visitantes para o diálogo simples e despretensioso, longe do institucional. Os sacerdotes vão estar em pontos estratégicos do museu e qualquer pessoa poderá aproximar-se deles «para trocar duas palavras, obter um conselho, uma reflexão, um conforto». Outra das iniciativas dos museus é a abertura noturna, todas as sextas-feiras.
Imagens

"Noites de Verão na Catedral" regressam a Faro
Os claustros da sé de Faro vão acolher quatro concertos nas noites de sábado entre 28 de julho e 18 de agosto. A iniciativa “Noites de Verão na Catedral”, que a paróquia da Sé organiza pelo terceiro ano consecutivo, «é uma maneira de valorizar a catedral» enquanto «espaço de cultura, convívio e convivência fraterna», declarou o pároco.

Documentário realizado por aluno da Escola das Artes da Universidade Católica vence NY Portuguese Film Festival
A curta metragem “Píton”, realizada por André Guiomar, aluno do Mestrado de Som e Imagem da Escola das Artes da Universidade Católica-Porto, venceu a segunda edição do NY Portuguese Film Festival 2012. Ao longo de 19 minutos, o documentário a preto e branco estreado em maio de 2011 retrata a vida de Juliana Rocha, pugilista conhecida como Píton, apresentando a perspetiva feminina de um desporto violento.
Vídeo

Prémio Michelangelo de escultura para um dos sucessores de Gaudí na basílica da Sagrada Família
O japonês Etsuro Sotoo (n. 1953), que continuou a obra de Gaudí na basílica da Sagrada Família, em Barcelona, ganhou a 15.ª edição do Prémio Michelangelo, uma das mais importantes distinções italianas no âmbito da escultura. Foi das suas mãos que a partir de 1978 nasceram centenas de peças para a fachada da Natividade e para a recuperação dos claustros do Rosário, danificados por um bombardeamento durante a Guerra Civil espanhola.

José Hermano Saraiva foi um «homem justo», considera diocese de Setúbal
A diocese de Setúbal publicou no seu site um texto evocativo de José Hermano Saraiva, onde elogia o caráter do apresentador de programas de televisão sobre História de Portugal. Depois de lembrar que o ministro da Educação do regime de Salazar residiu e morreu em Palmela, na diocese setubalense, a nota publicada este sábado, dia do funeral, sublinha que ele foi «um homem justo, no sentido mais profundo e cristão» do termo. «Justo porque sempre se guiou pela sua consciência – uma consciência profundamente atenta ao bem e à verdade – independente dos interesses materiais ou do julgamento alheio», realça o texto.

Igreja Católica olha para os Jogos Olímpicos com «simpatia e atenção», diz papa
O papa antecipou neste domingo o início da 30.ª edição da Era Moderna dos Jogos Olímpicos, que decorrem a partir de sexta-feira em Londres, tendo sublinhado a Igreja Católica «olha para eles com particular simpatia e atenção». «As Olimpíadas são o maior acontecimento desportivo mundial, no qual participam atletas de muitas nações, e como tal revestem-se também de forte valor simbólico». O papa afirmou ainda que ficou «profundamente chocado pela violência sem sentido» que causou o homicídio de 12 pessoas e cerca de 50 feridos num cinema de Aurora, nos EUA.

Teatro: Lavda - Loas e Prantos de Nossa Senhora
O Teatro Taborda, em Lisboa, recebe na sua Capela, de 18 a 31 de julho, o espetáculo “Lavda - Loas e Prantos de Nossa Senhora”, de Mestre André Dias (1348-1437). «Lavda é um exercício de piedade mariano dividido em duas partes, as loas e os prantos. A meio caminho entre a oratória e o teatro». A peça segue os textos que o religioso beneditino português redigiu no “Livro de Laudas e Cantigas Espirituais”.

Concertos e formação marcam Semana de Estudos Gregorianos
O concerto de abertura, pelo Coro Vox Aetherea, está marcado para 26 de agosto, e no dia 28 é a vez de recital de órgão por Sérgio Silva. A missa de encerramento vai ser cantada em Gregoriano. A iniciativa que pretende «contribuir para a preservação, estudo e difusão do Canto Gregoriano» inclui cursos ministrados por especialistas portugueses e estrangeiros.

Grandes veleiros vão ser cenário de missa no porto de Lisboa
Os grandes veleiros que chegam esta quinta-feira a Lisboa, onde permanecem até domingo, vão ser o cenário de uma missa que padres jesuítas celebram hoje, a partir das 20h00, no porto da capital.

Mosteiro dos Jerónimos recebe 3.º ciclo de concertos de órgão
Obras de Felix Mendelssohn, Joseph Rheinberger, Gabriel Fauré e Eugène Gigout compõem o programa do concerto que vai ser oferecido este domingo, 15 de julho, no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa. O 3.º ciclo de concertos de órgão, com entrada livre, prossegue com mais quatro datas. Conheça o programa.

Concerto em honra de Bento XVI reúne músicos israelitas e palestinianos
O papa vai assistir a um concerto em sua honra que vai decorrer no palácio de Castel Gandolfo, próximo do Vaticano, no dia 11 de julho, data em que a Igreja Católica celebra a festa de São Bento, padroeiro da Europa. O programa baseado em composições de Beethoven (1770-1827) será executado pela orquestra West-Eastern Divan, que desde a sua criação, em 1999, reúne músicos do Médio Oriente, entre os quais israelitas e palestinos.
Vídeo

Cardeal-patriarca abre colóquio sobre "Ano da Fé" na Faculdade de Teologia
O cardeal-patriarca de Lisboa é um dos intervenientes na sessão de abertura do colóquio sobre “A experiência da fé: contextos, propostas, transmissão” que a Faculdade de Teologia organiza a 28 de setembro, em Lisboa. O programa inclui o painel “Testemunhar e recriar um estilo crente”, com António Pinto Leite, padre Luís Alberto e Maria Antónia Vasconcelos, moderados pelo padre José Tolentino Mendonça.

Música no Claustro
A Arquidiocese de Braga vai organizar a terceira edição do ciclo “Música no Claustro”, iniciativa que «pretende proporcionar a audição de música erudita ao ar livre, em ambiente descontraído e intimista». Conheça o programa.

Encontro de reflexão teológica: "A experiência cristã: uma ficção comunitária?"
Na passagem de regimes de sociabilidade "comunitária" para regimes de sociabilidade "societária", ou de formas "territoriais" para formas "em rede", a articulação do crer e do pertencer conheceu significativas recomposições. A condição comunitária cristã, teologicamente definida como resposta a um chamamento que a precede, não pode conduzir ao esquecimento da complexidade da sua textura humana. Do centro para as periferias do campo católico, de um catolicismo confessante até às franjas de um catolicismo cultural, diversificaram-se os modos de exprimir a identidade crente.

Daniel Faria: poesia com sopro divino e próxima do humano, diz padre Tolentino Mendonça
«Daniel Faria traz uma poesia ainda com o sopro divino e, ao mesmo tempo, extraordinariamente humana, próxima do corpo, do desejo, da descoberta do mundo, mas também do grande combate da fé e do conhecimento de si», sublinhou o diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

"A fé como experiência de amizade": Padre Tolentino Mendonça apresenta retiro aberto
Os cinco «fins de tarde de silêncio e de paz» começam sempre às 18h00 com uma conferência de 45 minutos, prosseguem com um tempo de oração de meia hora e terminam com a celebração da missa, que se inicia às 19h15. A conferência inaugural no Mosteiro do Lumiar intitula-se “Em vez de dizer ‘No princípio era o Verbo’, aprender a dizer ‘No princípio era a relação’”.

Assírio & Alvim publica toda a poesia de Daniel Faria e revela 13 inéditos
A Assírio & Alvim publicou toda a poesia de Daniel Faria, numa obra que vai dar a conhecer ao público 13 poemas inéditos e que integra o "Plano Nacional de Leitura: Ensino Secundário — sugestões para leitura autónoma". O livro “Poesia”, com 464 páginas, tem edição de Vera Vouga, professora do poeta que acompanhou os seus primeiros passos literários.

Festival Internacional de Polifonia Portuguesa celebra Barroco musical e arquitetónico
O 2.º Festival Internacional de Polifonia Portuguesa prossegue este sábado e domingo com concertos no mosteiro de São Martinho de Tibães (Braga), e igrejas de São Gonçalo (Amarante) e do Bom Jesus (Braga). «O Barroco e a Polifonia representam dois dos momentos mais altos da criação em Portugal e, com este Festival, celebramos a criação artística que os grandes músicos da Polifonia, e os grandes artistas do Barroco deram a Portugal e ao mundo», explica a nota de apresentação do evento. Conheça o programa.

«"Laranja Mecânica" está sem sumo»: porta-voz da Conferência Episcopal acredita na vitória de Portugal frente à Holanda
O porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa acredita que Portugal vai ganhar à Holanda no último jogo da fase de grupos do Campeonato da Europa de Futebol, que se realiza este domingo. «Não me parece crível que Portugal não ganhe contra a equipa que até agora perdeu todos os jogos. Acho que a ‘Laranja Mecânica’ está sem sumo. Confio na vitória da Seleção de todos nós», afirmou o padre Manuel Morujão.

"Leituras do Silêncio" levam Etty, Llansol e Rilke a Guimarães
Guimarães, Capital Europeia da Cultura 2012, vai ouvir entre esta sexta-feira e domingo textos de Etty Hillesum, Maria Gabriel Llansol e Rainer Maria Rilke, num projeto intitulado “Leituras do Silêncio”. A iniciativa pretende «criar um espaço de escuta de textos de três escritores que no silêncio procuram a profundidade da existência humana». O projeto conta com leituras proferidas por personalidades do mundo da poesia, ensino superior e teologia.

Livraria do Vaticano lança catequeses do papa em formato eletrónico e Biblioteca publica guia sobre os seus fundos
A Livraria Editora do Vaticano vai lançar em formato eletrónico (e-book) as catequeses que Bento XVI pronunciou nas audiências gerais das quartas-feiras. Por seu lado os materiais, manuscritos e arquivos, volumes impressos, moedas e medalhas, desenhos, gravações, matrizes e fotografias da Biblioteca do Vaticano ficarão mais acessíveis com o guia que vai ser lançado esta quinta-feira.

Bento XVI pede aos católicos para se oporem à cultura da «mentira»
Bento XVI pediu esta segunda-feira aos católicos para se oporem a uma cultura que se reduz ao «sentimento», «espírito de calúnia» e «destruição», e onde «a mentira se apresenta com as vestes da verdade da informação».

"Jesus por um dia" vai ser exibido antes da estreia comercial
O documentário “Jesus por um dia”, de Verónica Castro e Helena inverno, que recebeu o Prémio para Melhor Longa Metragem Portuguesa no Festival IndieLisboa 2012, vai ser exibido esta quarta-feira. O filme que tem estreia comercial prevista para setembro ou outubro, acompanha os reclusos «desde os primeiros ensaios até ao dia da procissão, com uma visão detalhada do processo.
Vídeo

Diocese do Porto conclui projeto "Viagens com Alma: em torno da herança de Cluny"
O projeto “Viagens com Alma: em torno da herança de Cluny na Diocese do Porto" vai concluir-se a 20 de junho com uma sessão pública no Mosteiro de S. Bento da Vitória, na Cidade Invicta. O objetivo da iniciativa foi «dar a ver o património – material e espiritual – de uma forma apelativa e inovadora, realçando simultaneamente as ligações profundas desta área geográfica à história e à influência da Ordem de Cluny».
Vídeo

Dulce Pontes vai cantar «fé e esperança» para o papa
Dulce Pontes, que hoje atua no Encontro Mundial das Famílias, em Milão, quer cantar «fé e esperança» para o papa Bento XVI e para milhares de pessoas que seguirão o evento ao vivo e pela televisão. «Espero que possa transmitir algum ânimo e esse sentimento de fé e esperança de que precisamos», afirmou a cantora portuguesa à Renascença, adiantando que vai interpretar o tema “Era Uma Vez no Oeste”, gravado com o maestro italiano Ennio Morricone.

Dulce Pontes vai cantar para Bento XVI
A cantora portuguesa Dulce Pontes vai cantar para Bento XVI no dia 2 de junho, durante o 7.º Encontro Mundial de Famílias que decorrerá na cidade italiana de Milão. A artista foi convidada a participar na “Festa dos Testemunhos”, que reunirá atores, uma orquestra sinfónica, coros de Gospel, bandas pop e de “world music”, assim como artistas de circo.

Universidade Católica organiza congresso internacional sobre Vergílio Ferreira
O Centro de Estudos de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa vai organizar em maio o Congresso Internacional “Vergílio Ferreira: Da Ficção à Filosofia, no Cinquentenário de Estrela Polar e Da Fenomenologia a Sartre”. «Num tempo de desnorte e de vazio antropológico, trazer uma vez mais ao debate um autor [1916-1996] que não se cansa de procurar o “homem fundamental”, afigura-se tarefa urgente e necessária», sublinha o texto de apresentação.
Imagens

Bispo do Porto recebe doutoramento Honoris Causa
O bispo do Porto e vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. Manuel Clemente, recebe esta sexta-feira, 18 de maio, o doutoramento “Honoris Causa”, atribuído pela Universidade Lusófona. O elogio do novo doutor vai ser feito pelo padrinho académico, Artur Santos Silva, que recentemente tomou posse como presidente do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian.

Bispo de Bragança-Miranda na Academia Internacional de Cultura Portuguesa
A sessão de investidura de Académico Correspondente realiza-se esta terça-feira, 15 de maio, na sede da instituição, em Lisboa, às 18h00, anuncia o prelado na sua página na rede social Facebook.

Presidente do Conselho Pontifício da Cultura inaugura exposição missionária em Fátima
O presidente do Conselho Pontifício da Cultura, o cardeal italiano Gianfranco Ravasi, vai estar presente na inauguração da exposição missionária “Alarga o espaço da tua tenda”, marcada para 12 de maio, às 17h30, em Fátima. «O título, (...) tomado do livro de Isaías, pretende levar-nos àquela atitude de quem se encontra de coração aberto para acolher o outro e ir ao encontro do outro», explica uma nota enviada ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

Franciscanismo na filosofia portuguesa
O Centro de Estudos de Filosofia (CEFi) da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, organiza a 23 de maio um seminário integrado no projeto "Presença do Franciscanismo na Filosofia Portuguesa". Este é o primeiro de vários encontros sobre figuras franciscanas que estão a ser objeto de investigação, casos de Santo António de Lisboa, Frei Gomes de Lisboa, Frei André do Prado, Frei Cristóvão de Lisboa, Frei Agostinho de Macedo e Francisco da Gama Caeiro. Conheça o programa.

"Poesia Completa", de Manoel de Barros, distinguida pela Casa da América Latina
«O poema é antes de tudo um inuntensílio.// Hora de iniciar algum/ convém se vestir roupa de trapo// Há quem se jogue debaixo de carro/ nos primeiros instantes.// (...) Faz bem uma janela aberta/ uma veia aberta». O Prémio de Literatura Casa da América Latina 2012 foi atribuído ao poeta brasileiro Manoel de Barros pela obra “Poesia Completa”, que o site do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura já apresentou. Propomos mais três poemas extraídos da obra premiada.

"Novos ensaios sobre temas clássicos na poesia portuguesa" foram reeditados
A obra “Novos ensaios sobre temas clássicos na poesia portuguesa”, de Maria Helena Rocha Pereira, foi recentemente reeditada pela Imprensa Nacional/Casa da Moeda.

Relação entre espiritualidade e cinema foi debatida em Roma no âmbito do Átrio dos Gentios
Depois dos encontros dedicados à música, teatro e artes figurativas, foi a vez do cinema ser o protagonista de “Uma porta para o infinito. O Homem e o Absoluto na arte”, projeto promovido pelo Vicariato de Roma, em colaboração com o Conselho Pontifício da Cultura. Esta segunda feira decorreu na Igreja dos Artistas (Basílica de Santa Maria in Montesanto), na capital italiana, o encontro “Em diálogo: Fé e Cinema”, que debateu a relação da Sétima Arte com a espiritualidade, no âmbito do Átrio dos Gentios.
Vídeo

"Que Portugal queremos daqui a 25 anos?": A perspetiva de D. Manuel Clemente, Luís Miguel Cintra e Manuel Alegre
O bispo do Porto e vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. Manuel Clemente, é um dos oradores convidados para a conferência “Que Portugal queremos daqui a 25 anos?”. A iniciativa promovida pelo “Expresso”, que decorre a 14 de maio em Lisboa, conta também com a participação do ator e encenador Luís Miguel Cintra e do poeta Manuel Alegre, um dos participantes na 8.ª Jornada Nacional da Pastoral da Cultura, agendada para 22 de junho em Fátima.

Presidente da Comissão Episcopal da Cultura apresenta "Guia para a leitura da obra de Joseph Ratzinger - Bento XVI"
O presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, D. Pio Alves, vai apresentar o livro “Guia para a leitura da obra de Joseph Ratzinger – Bento XVI”, de Giuliano Vigini.

«Que fizeste de teu irmão?», pergunta Centro de Reflexão Cristã
O pensador Eduardo Lourenço, o antigo deputado José Manuel Pureza, o jornalista Nicolau Santos, o ex-ministro Bagão Félix, o anterior líder da central sindical CGTP-IN, Manuel Carvalho da Silva, e o presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio Fonseca, são alguns dos convidados das Conferências de Maio do Centro de Reflexão Cristã.

Documentário: Um Dia na Terra
A Plataforma Portuguesa das ONGD e o Centro Regional de Informação das Nações Unidas estreiam este domingo, 22 de abril, Dia da Terra, um ciclo de cinema que pretende debater o tema “Direitos e Desenvolvimento”. O primeiro filme, “Um Dia na Terra/One day on earth”, foi produzido por Brandon Litman a partir de mais de três mil horas de imagens captadas em todo o mundo, com a colaboração de milhares de pessoas.
Vídeo

Bento XVI recebe os parabéns com hino de louvor de Mendelssohn
O Coro e a Orquestra Gewandhaus, da cidade alemã de Leipzig, executam esta sexta-feira no Vaticano um concerto por ocasião dos 85 anos de Bento XVI, celebrados a 16 de abril. «Mendelssohn desejava uma composição baseada nos textos das sagradas escrituras, inclusive porque lhe tinham pedido uma obra por ocasião do quarto centenário da invenção da imprensa e, como se sabe, o primeiro livro a ser impresso foi a Bíblia», explicou o maestro italiano, Riccardo Chailly, que vai conduzir o concerto.
Áudio

Círculo de Espiritualidade e Cultura organiza viagem a Guimarães
O percurso, acompanhado pelo padre Carlos Vasconcelos, vai ter “um acompanhante creditado” na Capital Europeia da Cultura.

Seminário reflete sobre a relação de João de Deus com a Bíblia
O seminário “Espiritualidade, Cultura e Pedagogia em João de Deus”, que se realiza este sábado na terra natal do autor algarvio, São Bartolomeu de Messines, vai analisar a relação do poeta com a Bíblia. Na primeira intervenção do encontro o padre António Martins, secretário da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, reflete sobre a influência da espiritualidade bíblica na poesia de João de Deus (1830-1896).

Bispo de Aveiro abençoa órgão de tubos
O bispo de Aveiro vai abençoar o órgão de tubos da paróquia de São Mateus do Bunheiro, concelho de Murtosa. O instrumento, construído em 1871 para a comunidade metodista de Poole, Inglaterra.

Academia das Ciências de Lisboa organiza seminários sobre livros sagrados e encontro de religiões
A Academia das Ciências de Lisboa vai realizar dois seminários ligados à temática religiosa, começando a 26 de abril, às 15h00, com “Livros Sagrados – Leituras do Século XXI”. A sessão conta com a presença do padre Carreira das Neves (“Bíblia”), Abdool Vakil (“Al-Corão”), Joshua Ruah (“Torá”) e André Folque (“Liberdade religiosa num estado democrático”).

Artistas e jornalistas leem Evangelho segundo São Marcos na sé de Lisboa
A leitura do Evangelho de Cristo segundo São Marcos marcada para 15 de abril na Sé de Lisboa vai contar com a participação de atores e jornalistas de rádio e televisão. Os atores Miguel Guilherme, Filomena Gonçalves e Paulo Matos, os jornalistas Paulo Nogueira (SIC) e Alberta Marques Fernandes (RTP), o escritor Francisco Moita Flores, e a locutora Dina Isabel (Rádio Sim) estão confirmados na iniciativa. O encontro, que pretende ser uma «afirmação da importância da Palavra de Deus na cultura e no mundo de hoje», vai ser intercalado com momentos musicais de canto gregoriano.

Évora recebe o "Breve Sumário da História de Deus", de Gil Vicente
A igreja de S. Vicente, em Évora, recebe a 3, 4 e 5 de abril o “Breve Sumário da História de Deus”, de Gil Vicente, através da leitura feita por Pedro Caeiro. O jovem ator considera que o drama é «complexo mas de uma grande beleza poética» e sublinha que a peça, tem servido para se aproximar do cristianismo. «Eu, como muitos jovens da minha geração, não andei na catequese, nunca fui à missa e só assisti a cerimónias religiosas em casamentos... Por isso posso dizer que, no meu caso, estou a aprender muito com este projeto. Penso que é um bom pretexto para conhecer a história de Deus, mesmo em forma de “sumário”».

Presidente da República distingue Renascença com Ordem de Mérito
O Presidente da República vai atribuir a Ordem de Mérito à Rádio Renascença por ocasião dos seus 75 anos. A distinção será entregue em cerimónia marcada para 9 de abril, no Palácio de Belém. No dia seguinte a Renascença comemora oficialmente o seu aniversário em sessão presidida pelo cardeal patriarca de Lisboa. A emissora católica é a patrocinadora do Prémio Árvore da Vida - Padre Manuel Antunes, que o Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, em nome da Igreja em Portugal, atribui desde 2005 a personalidades e instituições que se tenham destacado no mundo da arte e do pensamento.

"Concertos de Ramos" do Coro Vox Laci
O Coro Vox Laci inaugura este domingo a 8.ª edição dos “Concertos de Ramos”, ciclo com entrada livre que vai ser dirigido pela maestrina polaca Marta Jakubiec. A iniciativa começa às 16h00 na Basílica dos Mártires, em Lisboa, prossegue na segunda-feira na igreja matriz de Cascais, às 21h30, e termina na terça-feira, à mesma hora, no mosteiro da Penha Longa, em Sintra.

"A Paixão de Cristo" estreia este sábado, projeto envolveu 100 pessoas
A paróquia de Palhaça, Oliveira do Bairro, estreia este sábado a dramatização “A Paixão de Cristo”, «projeto cultural de matriz cristã, com envolvimento transgeracional» que desde novembro envolveu um total de cem pessoas. A montagem da peça em seis atos envolveu pesquisa cénica e de guarda-roupa, constituição do ateliê para elaboração do guarda-roupa, definição de cenário, elaboração de maquete, recolha de tecidos e das medidas das cerca de 60 personagens e conceção do site específico.
Vídeo

Arquidiocese de Évora recebe ciclo de concertos de órgão em igrejas
A igreja de S. Francisco, em Évora, recebe este domingo a estreia do ciclo “Música nas Igrejas – Concertos de Órgão”, que vai percorrer a arquidiocese eborense até maio. A iniciativa organizada pela Direção Regional de Cultura do Alentejo, Fundação da Casa de Bragança - Paço Ducal de Vila Viçosa, Cabido da Sé e Paróquia de S. Pedro prossegue a 28 de abril na Capela do Paço Ducal de Vila Viçosa, seguindo-se mais dois concertos em Évora e Alvito.

«Verdade ou consequência?», pergunta a 10.ª edição do encontro "Fé e Ética"
D. Manuel Clemente, bispo do Porto, Joana Carneiro, maestrina, Pedro Mexia, escritor, Tiago Guilul, músico, e José Manuel Fernandes, antigo diretor do jornal “Público”, são algumas das personalidades que participam no 10.º encontro “Fé e Ética”. “Verdade ou consequência?” é a pergunta que dá corpo à iniciativa do Centro de Reflexão e Encontro Universitário Inácio de Loiola que decorre a 24 de março.

Musical: "Il Risorto - O Ressuscitado"
“Il Risorto – O Ressuscitado” é um musical interpretado por um grupo da comunidade de Pedrogão, diocese de Santarém, que vai ser apresentado a 24 de março em Torres Novas. A adaptação a partir de Daniele Ricci começou a ser preparada há um ano, no seguimento da proposta do pároco local, padre Mário Taglialatela.
Imagens

É possível ser «um grande cientista e um grande crente» mas a fé não se prova em laboratório
O cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, afirmou esta quinta-feira que «uma pessoa pode ser um grande cientista e um grande crente», tendo sublinhado que ciência e fé completam-se mas são distintos. «Há verificações que não se podem fazer nos laboratórios. O impacto de uma experiência religiosa de contacto com Deus não se pode fazer nos laboratórios e não se pode negar», declarou.

Faculdade de Teologia reflete sobre a história e a atualidade da ação do imperador Constantino na Igreja
O bispo D. Carlos Azevedo, delegado do Conselho Pontifício da Cultura, vai intervir no colóquio “Constantino (312-2012): O Império e a Cruz”, que a Faculdade de Teologia da Universidade Católica realiza a 11 de maio, em Lisboa. O imperador romano assinou em 313 o “Édito de Milão”, documento que ao determinar a tolerância religiosa concedeu ao cristianismo um estatuto semelhante ao dos cultos existentes ao tempo. A aproximação entre cristianismo e poder político viria a acentuar-se profundamente nos anos seguintes.

Livraria Fundamentos é novo espaço dedicado ao cristianismo e cultura
O espaço foi «pensado para todos os que queiram fundamentar a sua fé cristã e o seu serviço na Igreja, assim como todos os que de algum modo queiram descobrir um pouco mais acerca do Cristianismo». Nos primeiros dias de vida a livraria disponibiliza obras das editoras Apostolado da Oração, Assírio & Alvim, Difusora Bíblica, Editorial Franciscana, Gráfica de Coimbra, Leya, Paulinas, Paulus, Pedra Angular, Perpétuo Socorro, Tenacitas e Universidade Católica. Proximamente aguarda-se a chegada de livros de outras editoras portuguesas e estrangeiras.

Cardeal-patriarca intervém no debate "Fé e ciência: o diálogo é possível?"
D. José Policarpo vai ter como interlocutor o jesuíta Bruno Nobre, doutorado em Física pelo Instituto Superior Técnico e licenciado em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa.

Escola das Artes da Universidade Católica é a "melhor escola de cinema" para o Fantasporto
O departamento de Som e Imagem da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa (Porto) foi distinguido pelo Fantasporto 2012 com o prémio de “Melhor Escola de Cinema”. A área de Som e Imagem tem cursos de licenciatura em produção áudio, vídeo e multimédia, pós graduações e mestrados em animação por computador, arte multimédia, design de som, cinema e audiovisual, fotografia, design digital e gestão de industrias criativas, e doutoramentos em ciência e tecnologia das artes com especialização em informática musical ou arte interativa.

Santos ganham vida no Museu de S. Roque
O Museu de São Roque, em Lisboa, apresenta mensalmente a vida, obra e iconografia de um santo que os católicos evocam nesse mês ou no anterior, recorrendo a peças do seu acervo. Depois de S. Sebastião em janeiro e S. João de Brito em fevereiro, a próxima sessão,  dedicada a S. José, de que a Igreja faz memória a 19 de março, realiza-se no dia 25 deste mês.

A transversalidade linguístico-cultural da Bíblia
A Sociedade Científica da Universidade Católica Portuguesa vai promover um ciclo de quatro encontros dedicados ao tema “A transversalidade linguístico-cultural da Bíblia”. “As traduções portuguesas da Bíblia” é um dos temas em agenda.

Fotógrafos católicos e afastados da Igreja revelam o seu olhar sobre a via sacra
A sé de Silves acolhe a partir deste domingo uma exposição com obras de 15 fotógrafos sobre a via sacra. O pároco e responsável pelo Setor da Pastoral da Cultura da diocese do Algarve, padre Carlos Aquino, sublinha que a iniciativa revela «um profissionalismo incrível», resultante de «um diálogo muito interessante» entre a Igreja e perspetivas que olham para as expressões da fé com referências nem sempre coincidentes com o catolicismo.

P. José Tolentino Mendonça encerra ciclo de debates "Sinais de Fumo - Conversas para além da crise"
O diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, padre José Tolentino Mendonça, é um dos convidados do último encontro do ciclo “Sinais de Fumo – Conversas para além da crise”, que decorre em Montemor-o-Novo a partir deste sábado. Os 10 debates reúnem um «incontornável grupo de pensadores, personagens de referência e reflexão, oriundos de diversos setores da sociedade portuguesa, de forma a reunir uma produção intelectual estimulante e enriquecedora».

Sé do Porto recebe ciclo de concertos de órgão
A Sé do Porto acolhe esta quinta-feira, 23 de fevereiro, o primeiro de um ciclo de sete concertos de órgão que acompanha alguns dos principais tempos litúrgicos (Quaresma, Páscoa e Natal), o S. João e o verão, sem esquecer o 27.º aniversário do instrumento.

A Bíblia e o diálogo entre as religiões
O Centro de Reflexão Cristã inicia a 28 de fevereiro um conjunto de quatro colóquios sobre o tema “A Palavra de Deus – A Bíblia e o diálogo entre as religiões”, com a presença de especialistas de diferentes pertenças espirituais.

Luís Miguel Cintra vai ler a Paixão de Cristo
O ator e encenador Luís Miguel Cintra vai ler os trechos da Paixão de Cristo narrados nos quatro evangelhos, no encontro que as Monjas Dominicanas do Lumiar, em Lisboa, realizam a 31 de março.

Catálogo da exposição de homenagem dos artistas aos 60 anos de ordenação sacerdotal de Bento XVI vai ser editado
O livro “O esplendor da Verdade, a beleza da Caridade. Homenagem dos Artistas a Bento XVI por ocasião do 60.º aniversário da sua ordenação sacerdotal” vai ser apresentado a 18 de fevereiro na cidade italiana de Roma. O livro publicado pela Livraria Editora Vaticana apresenta fotografias da mostra e uma análise dos trabalhos dos artistas que participaram na exposição, como o padre português José Tolentino Mendonça, que esteve presente com um poema inédito.

Fundação Frate Sole aceita candidaturas para Prémio de Arquitetura Sagrada
A fundação italiana Frate Sole anunciou que estão abertas as inscrições para a quinta edição do Prémio Internacional de Arquitetura Sagrada, dirigido aos arquitetos que tenham realizado uma igreja na última década, no âmbito das confissões cristãs. O prazo para a apresentação dos trabalhos é 31 de março de 2012. O valor do prémio principal é de 30 mil euros.
Imagens

Cardeal patriarca vai dizer à Católica o que a Igreja espera da Universidade
O cardeal patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, vai proferir a 9 de fevereiro a conferência “O que espera a Igreja da universidade”, no âmbito dos 45 anos da Universidade Católica Portuguesa, que se assinalam em 2012. O ciclo prossegue a 15 de fevereiro com uma mesa redonda com a intervenção de quatro antigos alunos: Francisco Sá Carneiro, Isabel Jonet, Martim Avillez Figueiredo e António Pires de Lima.

Órgão Ibérico toca todos os meses em Guimarães Capital Europeia da Cultura
A 4.ª edição do Festival Internacional de Órgão Ibérico, organizado pela Santa Casa da Misericórdia de Guimarães, junta-se ao programa da Capital Europeia da Cultura e quase duplica o número de concertos, que passam dos habituais sete para 12, um por mês. A iniciativa coordenada pelo organista italiano Giampaolo Di Rosa, titular do novo grande órgão da igreja de Santo António dos Portugueses, em Roma, começa esta sexta-feira.

Santuário de Nossa Senhora de Fátima em Paris recebe missa em memória de Cesária Évora
O reitor do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Paris, preside neste domingo a uma missa em memória da cantora cabo-verdiana Cesária Évora, promovida pela Câmara Municipal da capital francesa. O vice-presidente da comissão para a Cultura e Relações Internacionais da autarquia, Hermano Sanches Ruivo, disse à agência Lusa que a celebração se realiza a pedido de muitos membros da comunidade cabo-verdiana em França, mas acrescentou que já era intenção do município homenagear a artista.

A questão religiosa no Parlamento de 1935 a 1974
O livro “A questão religiosa no Parlamento: volume III: 1935-1974”, de Paula Borges Santos, membro do Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR) da Universidade Católica Portuguesa, vai ser apresentado a 31 de janeiro, às 18h00, na Assembleia da República, por Fernando Rosas. O programa da sessão inclui a apresentação, por Fernando Catroga, do segundo volume da coleção, “A questão religiosa no Parlamento: 1910-1926”, de Maria Cândida Proença.

Centro de Estudos de Filosofia da Universidade Católica dedica colóquio a Mário Saa
O Centro de Estudos de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa vai organizar um colóquio dedicado ao poeta e pensador Mário Saa (1893-1971), «uma das grandes figuras do modernismo português». A obra de Mário Saa «continua a desafiar pelo seu caráter controverso, para o qual contribuiu a natureza irreverente do homem, cujo percurso foi trilhado fora da convencionalidade do saber estatuído», caminhos que o conduziriam à procura do saber através da filosofia, a literatura, arqueologia e etnologia.

Que Deus se esconde na literatura? O escritor Mário Cláudio responde
O Instituto Superior de Ciências Religiosas de Aveiro promove a 1 de fevereiro a tertúlia “Que Deus se esconde na literatura?”, com a participação do escritor e jornalista Mário Cláudio.

"Escola de Braga. A correspondência com Delfim Santos" destaca papel da Faculdade de Filosofia no pensamento português
O volume reúne cartas de alguns jesuítas, fundadores da instituição, com Delfim Santos (1907-1966), um dos grandes filósofos portugueses do século XX, que salientam o papel da faculdade bracarense no renascimento da Filosofia em Portugal.

RTP estreou série documental sobre museus portugueses
A RTP-2 estreou este domingo, 8 de janeiro, um conjunto de 13 documentários intitulado “Um dia no museu”. Além das obras de identidade cristã incluídas em algumas das instituições visitadas, a série dedica um dos episódios a um museu católico, o de Arte Sacra do Funchal.

Gonçalo M. Tavares no encontro "O mal e a alegria em tempos sombrios"
O Metanoia, Movimento Católico de Profissionais, organiza a 3 e 4 de março, em Alfragide, o encontro “O mal e a alegria em tempos sombrios”, que conta com a participação do escritor e professor universitário Gonçalo M. Tavares.

Vida e morte - O horizonte da esperança cristã na obra de Hans Urs von Balthasar
O Centro de Estudos Religiões e Cultura da Universidade Católica Portuguesa vai realizar as 4.ªs Jornadas dedicadas ao teólogo suíço Hans Urs von Balthasar (1905-1988). O encontro, que conta com a participação de vários professores da Faculdade de Teologia, inicia-se com o lançamento da edição portuguesa do volume “Inferno ou Paraíso. O que podemos esperar?”.

"Arte sacra em Fátima" é tema de curso livre
A formação organiza-se em oito sessões, que abordam temas como “Fátima, lugar do espaço sagrado: o desenvolvimento de um Santuário”, “Fátima e os objetos religiosos: incompatibilidade artística?” e “O Santuário do século XXI – a igreja da Santíssima Trindade”.

Presépio de S. Luís faz 25 anos
Entre as mais de 10 mil figuras há 14 réplicas de igrejas em miniatura feitas pelas mãos dos artesãos, cópias fiéis dos templos do Vale do Sousa. Numa área de exposição superior a 100m2, retrata-se o Natal e o nascimento de Jesus mas também os tempos mais recentes.
Vídeo

Poulenc e Piccini: convite ao recolhimento e reflexão
Em tempos de incerteza, talvez possa o Natal despir-se do véu materialista que o recobre e concentrar-se no essencial: no verdadeiro significado da partilha e da união. A possibilidade de ouvir, num mesmo concerto, o «Gloria» de Francis Poulenc (1899-1963) e a «Messa di Gloria» de Giacomo Puccini (1858-1924) ganha outra magnitude na aproximação desta data.
Vídeo

"Magnificat em talha dourada", de Eurico Carrapatoso, assinala 300 anos da igreja do Menino de Deus
A obra do mais recente distinguido com o Prémio Árvore da Vida – Padre Manuel Antunes, atribuído pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura em nome da Igreja Católica, será interpretada pelo Grupo Vocal e Instrumental Olisipo. No concerto estarão presentes nove cantores, entre sopranos, contraltos, tenores e baixos, e oito instrumentistas (violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta e cravo).
Vídeo

Sé de Évora vai ouvir Bruckner e Poulenc
Obras musicais de Anton Bruckner e Francis Poulenc compostas para textos litúrgicos vão ser interpretadas na sé de Évora este domingo, 18 de dezembro, num recital protagonizado por vários solistas e pelos coros Odyssea e Sinfónico da Escola Superior de Música de Lisboa.
Áudio

Vaticano escreve sobre Nicanor Parra, Prémio Cervantes 2011
«De uma coisa estou certo quando penso na sua poesia: que sobreviverá», dizia o escritor chileno Roberto Bolaño, falecido em 2003, do compatriota Nicanor Parra, que há cerca de uma semana ganhou o Prémio Cervantes 2011, considerado o Nobel da Literatura espanhola. É nestes termos que a edição de 8 de dezembro do jornal do Vaticano, L’Osservatore Romano, começa por descrever Parra, de 97 anos.

Cantos de Natal ortodoxos
O Instituto Cultural Romeno em Lisboa organiza entre 8 e 12 de dezembro em Lisboa, Lagos e Santarém quatro concertos de cânticos de Natal interpretados pelo Coral Theophilos, com entrada livre.

Teatro: Cântico dos Cânticos regressa ao palco
Depois da apresentação no Porto, em novembro, da leitura do livro bíblico do Cântico dos Cânticos, no Mosteiro de Santa Maria da Vitória, a encenação regressa ao palco, desta vez no Auditório Vita, em Braga. «O Cântico dos Cânticos estará certamente longe de ser esquecido; é impossível a quem o lê não regressar a ele e não o partilhar. Este é um dos mais belos poemas de amor já escritos», escreve o encenador.

Música: Frei Hermano da Câmara assinala 50 anos de carreira com concerto no Coliseu de Lisboa
As receitas do espetáculo organizado pela Fundação Ajuda à Igreja que Sofre revertem em favor dos cristãos no Iraque. O fundador da comunidade Apóstolos de Santa Maria, atualmente com 77 anos, surgiu na cena musical portuguesa no programa "Nova Onda", da Emissora Nacional, e posteriormente no programa "Lisboa à noite", da RTP. Aos 27 anos decidiu professar votos religiosos no mosteiro de São Bento de Singeverga, no Minho, tornando-se monge beneditino.

Leitura: Apresentação de "Daniel Serrão - Aqui diante de mim"
O volume, em forma de entrevista, aborda temas como a «natureza e valor da vida», «como pensar a morte», «sexualidades, educação e religiosidade», «aborto, eutanásia e procriação medicamente assistida», «cancro», «bioética», «literatura, música e pintura», «Guerra do Ultramar», «Salazar, quem foi», «25 de Abril e saneamentos», «Sistema Nacional de Saúde em risco» e «autonomia universitária».

Universidade Católica assinala 300 anos do nascimento de David Hume
A Universidade Católica Portuguesa organiza um colóquio para assinalar os 300 anos do nascimento de David Hume (1711-1776), com conferências que se centram na relação do filósofo escocês com a religião e a crença. A iniciativa tem como objetivos principais o estudo e a compreensão crítica da obra do pensador escocês, através da discussão do seu lugar na História da Filosofia e do debate acerca da pertinência filosófica do seu legado.

Museu do Oriente propõe curso sobre os dois primeiros livros da Bíblia
O Museu do Oriente vai realizar o curso “A Bíblia Hebraica: leituras”, dirigido por António Franco Alexandre, poeta e professor da Faculdade de Filosofia da Universidade de Lisboa. Os encontros serão organizados «em torno de pequenos extratos dos dois primeiros livros da Bíblia (Génese, Êxodo) procurando interessar tanto quem pela primeira vez aborde a leitura bíblica, quanto os participantes no curso anterior, realizado em 2010».

O maior museu do mundo está num livro de sete kg, 2700 imagens e mil páginas
A Phaidon lançou recentemente o livro “The Art Museum”, sete quilos, 2700 imagens e 992 páginas que o tornam, segundo a editora, «na mais visualmente espetacular história da arte do mundo alguma vez publicada». A obra, organizada por galerias, salas e corredores, como num museu, mostra «centenas de pinturas, esculturas, frescos, fotografias, tapeçarias, instalações, performances, cerâmicas e manuscritos, entre outros géneros de expressão artística.
Imagens

Curso de Espiritualidade Cristã regressa à Universidade Católica
A Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, abriu as inscrições para nova edição do Curso de Espiritualidade Cristã, que se funda «na tradição bíblica e eclesial», revelando também «a marca da situação histórica em que se desenvolve». As aulas, divididas em dois semestres e cinco módulos, num total de 104 horas, começam a 4 de fevereiro, realizando-se aos sábados, das 9h00 às 13h00.

Concurso de fotografia "Portugal: múltiplas vivências de fé"
A iniciativa, que tem como objetivo «a promoção do diálogo inter-religioso», pretende «eleger fotografias que documentem qualquer prática da fé, símbolo, estrutura ou artefacto que ajude a ilustrar como os portugueses ou estrangeiros residentes em território nacional expressam as suas crenças religiosas».

Mesa-redonda sobre o livro "Ser cristão para quê?"
O encontro conta com a participação do psicanalista João Seabra Dinis, da professora universitária Maria de Lurdes Sirgado Ganho e do tradutor da obra, o frei dominicano Mateus Peres. «A interpretação e argumentação a favor do Evangelho cristão» do religioso dominicano inglês Radcliffe «estão fundamentadas numa profunda compreensão da natureza humana e dos problemas e ansiedades dos homens e mulheres de hoje».

Conversas "Nas 7 quintas"
O Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa retoma a 24 de novembro o ciclo “Nas 7 quintas”, com a presença de Azeredo Lopes, ex-presidente da Entidade Reguladora para a Comunicação Social, e Nuno Morais Sarmento, antigo deputado do PSD.

Conferência: A arte e o sagrado
O Círculo de Espiritualidade e Cultura realiza esta segunda-feira, 21 de novembro, em Lisboa, a conferência “A arte e o sagrado”. O encontro conta com a intervenção de Paulo Pires do Vale, professor da Universidade Católica Portuguesa e membro da equipa de trabalho do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

Musical "EnCantos da minha terra"
O espetáculo «nasceu da recolha etnográfica de orações recitadas e cantadas em Almeirim no inicio do século XX. O musical, que conta com a participação do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Almeirim, mostra diversos quadros desde o nascer do dia ao deitar, passando pelas grandes festas cristãs como o Natal, a Quaresma e a Páscoa.
Vídeo

Cuerpos de dolor: o sagrado na escultura espanhola de 1500 a 1750
«Pela primeira vez, Portugal tem o privilégio de acolher mais de três dezenas de esculturas de grandes mestres espanhóis – desde o declinar da Idade Média ao ocaso do Período Barroco –, como Berruguete, Juan de Juni, Pompeo Leoni, Gregorio Fernández, Alonso Cano, Pedro de Mena, Pedro de Sierra ou Salzillo», refere o Museu Nacional de Arte Antiga.

"Voz celeste" dá música ao Funchal
A igreja do Colégio, no Funchal, iniciou a 31 de outubro um conjunto de 45 concertos de órgão exeutados às segundas-feiras, das 12h30 às 13h00, com música composta por autores madeirenses.

Procura um livro nas bibliotecas católicas portuguesas? Vá a Cesareia
O portal dá acesso aos catálogos das bibliotecas da Universidade Católica Portuguesa em Lisboa (João Paulo II), do Porto (pólos da Foz e da Asprela), Braga (Faculdade de Filosofia) e Viseu (D. José Pedro da Silva), além da do Seminário de Cernache do Bonjardim.

O mundo no coração da Igreja: Pontifício Colégio Português de Roma assinala 50 anos do Concílio Vaticano II
O Pontifício Colégio Português, em Roma, vai promover um ciclo de três conferências sobre os 50 anos da convocação do Concílio Vaticano II (1962-1965), que entre os oradores inclui o presidente do Conselho Pontifício da Cultura, o cardeal Gianfranco Ravasi. O prelado e biblista italiano é o convidado da segunda sessão, a 8 de março, com a intervenção intitulada “O diálogo com o mundo: da ‘Gaudium et Spes’ ao Pátio dos Gentios”.

António Lino Neto: Deputado da I República evocado pelo Centro de Estudos de História Religiosa
O programa do encontro dedicado à figura eminente do catolicismo português na transição da Monarquia para a República, que morreu há 50 anos, inclui o lançamento de uma antologia de textos.

Jornadas de Teologia debatem desafios da secularização à transmissão da fé
“Secularização e cristianismo”, “A secularização como contexto da fé e da evangelização neste tempo” e “A vivência da espiritualidade cristã, um desafio para hoje” são alguns dos temas do encontro.

Música em São Roque 2011
A iniciativa realiza-se desde 1989 «tendo proporcionado, até a data, a audição de mais de 1200 obras clássicas e contemporâneas, algumas em estreia mundial». Conheça o programa dos 11 concertos.

Teatro: "Barioná ou o jogo da dor e da esperança regressa" este Natal
O Teatro do Ourives vai repor a peça "Barioná, ou o jogo da dor e da esperança", um Mistério de Natal segundo Jean Paul-Sartre, com encenação de Júlio Martín da Fonseca, na sala principal do Teatro da Trindade, em Lisboa.

Joana Carneiro explica concerto de música clássica
A maestrina vai fazer «uma viagem pelos diferentes géneros e momentos da história da música clássica, à medida que os músicos a interpretam e a cantam.

Lançamento de disco assinala memória de João Paulo II
O CD “Abri as portas a Cristo”, da Paulus Editora, é interpretado pelo Coro da Catedral de Lisboa, dirigido pelo maestro Luís Filipe, com a participação do organista Antoine Sibertin-Blanc, títular do órgão da sé. Além do videoclip e da partitura do hino, o disco contém mais oito faixas ligadas a João Paulo II, «das quais fazem parte algumas preciosidades tais como o Papa a rezar a Nossa Senhora de Fátima, a cantar o Pai Nosso e também a reconhecida musica tradicional “A barca”».
Vídeo

"Ruy Belo: Homem de palavra(s)" na Gulbenkian
Nos 50 anos da publicação de “Aquele Grande Rio Eufrates” (1961), o colóquio internacional "Ruy Belo: Homem de palavra[s]" que a Fundação Calouste Gulbenkian vai organizar em Lisboa a 3 e 4 de novembro «destina-se a homenagear a obra de um dos poetas centrais da segunda metade do século XX». Consulte o programa.

Santa Maria: iconografia da vida e das invocações
O Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja promove o curso livre “Santa Maria: Iconografia da vida e das invocações”, que constitui «um exercício de sistematização inédito» face ao vastíssimo espólio do património eclesial sobre o tema.

Mil anos por ouvir: a música antes e depois dos séculos XVIII e XIX
A formação, que ocorre semanalmente entre 17 de outubro e 12 de dezembro, «alternará sessões sobre música antiga e sobre música do século XX, garantindo desta forma a confrontação dos tempos e dos modos da escrita musical e dotando o ouvinte comum do léxico fundamental para a discussão musical». O programa inclui abordagens à música sacra antiga e contemporânea e não esquece os autores portugueses.

Exposição e escola de ícones em vidro
Os motivos das 60 peças que vão estar em exposição no Museu Nacional de Etnologia ilustram os seguintes temas: «a Sinaxe dos Santos Protectores Ortodoxos, a concepção do camponês romeno sobre a vida após a morte, sobre o Céu e o Inferno, temas bíblicos do Antigo e Novo Testamento, o calendário ortodoxo romeno».

Curso desvenda processos criativos da pintura antiga
O Museu de Arte Sacra e Etnologia de Fátima pretende «proporcionar aos participantes um contacto próximo com as fontes histórico-artísticas – a começar pela própria obra de arte –, bem como com os métodos utilizados na sua crítica, não esquecendo os métodos científicos de exame e análise de pinturas».

Coimbra: Apresentação de "Mysterium Crucis", canto gregoriano da Semana Santa
O disco “Mysterium Crucis”, com obras do repertório gregoriano da Semana Santa interpretadas pela Capela Gregoriana Psalterium, vai ser apresentado a 15 de outubro na Sé Velha de Coimbra. O programa inclui a audição de excertos do CD.

Lisboa: Concerto na igreja de Fátima marca inauguração de órgão restaurado
A paróquia da igreja de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Lisboa, realiza a 7 de outubro o concerto de inauguração do órgão restaurado, com obras interpretadas por Antoine Sibertin-Blanc, organista titular da Sé Patriarcal.

Apocalipse e Sermão das Cinzas editados em CD
Os CD’s áudio do livro do “Apocalipse” e do “Sermão das Cinzas”, do padre António Vieira, lidos pelo ator e encenador Luís Miguel Cintra, vão ser apresentados em Lisboa esta sexta-feira.

Mosteiro de Tibães evoca S. Bento com música, liturgia e cinema
As oito atividades culturais e religiosas, que resultam de uma parceria com a paróquia de Mire de Tibães e a Direção Regional de Cultura do Norte, visam evocar a memória e atualidade de um dos santos padroeiros da Europa, festejado liturgicamente a 11 de julho.

Cursos de verão em Aveiro
Educação e sexualidade, música e liturgia, Bíblia e Génesis, cristianismo e político: quatro pares de temas que compõem os quatro cursos de verão que o Instituto Superior de Ciências Religiosas de Aveiro (ISCRA) vai realizar em julho.

Pintura: Capela do Rato inaugura obra de Ilda David'
A Capela do Rato, em Lisboa, inaugura a 17 de junho a pintura “Pentecostes”, de Ilda David, obra elaborada no âmbito do projeto “Arte Contemporânea e Espaço Sagrado”, numa sessão que inclui uma conversa entre a artista e o curador Paulo Pires do Vale.

Filmes premiados pela Igreja Católica no IndieLisboa 2011 vão ser exibidos hoje
A partir das 21h30, com entrada livre, será apresentado “La illusión te queda” de Márcio Laranjeira e Francisco Lezama, que ganhou o prémio principal, e “Os milionários” de Mário Gajo de Carvalho, distinguido com uma menção honrosa.

Fernando Echevarría e José Tolentino Mendonça: dois poetas à conversa (artigo corrigido)
A sessão junta numa conversa informal Fernando Echevarría, distinguido com o prémio “Árvore da Vida – Padre Manuel Antunes”, atribuído pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, e o diretor deste organismo.

O Dulcis Virgo: concerto para a Assunção da Virgem Maria
O alinhamento, que segue a oração litúrgica de Vésperas da festa da Assunção da Virgem Maria, é composto por obras extraídas de fontes manuscritas portuguesas e residentes na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.

Música: Cinzas, Paixão e Luz - Quaresma e Páscoa na Renascença portuguesa
As 14 peças executadas pelo grupo d'Homini+, fundado em 2004 são assinadas por Diogo Dias Melgaz, Fr. Manuel Cardoso, Francisco Martins, D. Pedro de Cristo, Pedro de Escobar, Tomás Luis de Victoria, Duarte Lobo, Pero de Gamboa, D. João IV de Portugal e Manoel Mendes.

Pesquisa: comportamentos religiosos e comportamentos nas eleições políticas
O projeto de pesquisa “Comportamentos religiosos e comportamentos nas eleições políticas”, da responsabilidade de Luís Salgado de Matos e António Matos Ferreira, vai ser apresentado esta sexta-feira, 29 de abril. Durante o encontro vão ser apresentados e comentados os resultados de uma recente sondagem com amostra aleatória à população portuguesa maior de idade.

Cinema ao serviço da vida
A iniciativa, integrada na Semana Nacional da Vida (15 a 22 de maio), começa a 16 daquele mês com “I am Sam: A Força do Amor”, de Jessie Nelson. A temática da deficiência sugerida no filme vai polarizar o colóquio com José Pedro Guerra, recordista nacional dos 200 metros livres em natação.

Documentário: "Design atrás das grades"
No pequeno estúdio de costura do Estabelecimento Prisional de Tires são produzidas as consagradas malas La.ga. O filme segue o percurso de reclusas de diversas nacionalidades, que lutam para fortalecer as suas vidas em Portugal e nos países de origem.
Vídeo

"Theophania" apresenta concertos de música sacra
O conjunto coral masculino “Theophania”, regido pelo maestro Ciprian Para, é constituído por 17 elementos que interpretam a capella um repertório especializado em música eclesiástica de inspiração bizantina, a característica da religião cristã ortodoxa, maioritária na Roménia.

Revista "Itinerarium" homenageia Manuel da Costa Freitas
Por ocasião da apresentação pública do volume especial da revista “Itinerarium” de homenagem ao padre Manuel Barbosa da Costa Freitas (1928-2010), seu anterior diretor, a Província Portuguesa da Ordem Franciscana e o Centro de Estudos de Filosofia da Universidade Católica associam-se numa homenagem póstuma ao professor e investigador.

Aveiro: Comissão Diocesana da Cultura organiza sessão de apresentação do novo livro de Bento XVI
A obra vai ser apresentada pelo padre biblista Júlio Franclim Pacheco. O encontro, com entrada livre, conta com a presença do bispo de Aveiro, D. António Francisco dos Santos.

O regresso de "Os Mistérios da Missa"
A companhia do Teatro do Ourives vai voltar a apresentar a peça “Os Mistérios da Missa”, segundo Calderón de La Barca, com encenação de Júlio Martin, repondo a encenação realizada em maio e junho de 2010. As sessões decorrem em Lisboa, no Convento dos Cardaes (rua do Século, 123), de 31 de março a 17 de abril.

Exposição: "Suave Paisagem", de Pedro Calapez
A mostra integra quatro séries e vai buscar o seu nome à mais extensa, “Suave Paisagem”, um conjunto de dezasseis aguarelas onde se encontra uma complementaridade de diferentes formas e cores que, juntas, criam estruturas complexas.
Imagens

A Literatura, uma arte entre as artes
O Centro Nacional de Cultura realiza a partir de abril um ciclo de conferências, com entrada livre, dedicada ao tema “A Literatura, uma arte entre as artes”.

José Tolentino Mendonça no Dia Mundial da Poesia
O padre e poeta José Tolentino Mendonça vai assinalar o Dia Mundial da Poesia, que se comemora a 21 de março, participando em iniciativas na Universidade Católica Portuguesa e na Casa Fernando Pessoa, em Lisboa.

Semana da Cultura e Identidade Cristã
A iniciativa, que decorre durante a Semana Nacional da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, pretende oferecer “cinco noites de reflexão social e eclesial sobre vários temas que merecem a maior atenção, pelo que representam hoje os desafios que deles emergem para a Identidade Cristã".

Pedro Cabrita Reis nas ruínas de Ostia Antica
Trata-se da sexta edição do projeto Arte in Memoria, da Fundação Volume! (Roma), que pretende pôr em confronto intervenções de artistas contemporâneos com um contexto arqueológico preciso.

Teatro do Ourives vai repor "Os Mistérios da Missa"
O encenador, Júlio Martín, refere que a peça, com cerca de uma hora de duração, constitui uma «liturgia poética», ao mesmo tempo que explica a sua simbologia «de forma pedagógica, bela e artística».

Seminário assinala Dia Internacional de Luta pela Discriminação Racial
O Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, que se assinala a 21 de março, vai ser evocado em Lisboa com um seminário que conta com a presença de António Vitorino, Marcelo Rebelo de Sousa, Ricardo Araújo Pereira e José Tolentino Mendonça, entre outros intervenientes.

Leitura: "Sexualidade e educação para a felicidade"
Talvez nunca como hoje a sexualidade ande tanto nas bocas do mundo. O que não quer dizer que seja pelas melhores razões, mesmo quando se constitui matéria de “educação nacional”. E se outros motivos não houvesse, estes justificariam, plenamente, o objetivo da publicação: repensar, no contexto atual, os modos de inscrição da sexualidade no ser e no agir do homem.

Encontro avalia livros e bibliotecas em instituições da Igreja católica e propõe projetos de valorização
O programa prevê a apresentação de um ponto de situação sobre o estado do livro e das bibliotecas eclesiais portuguesas e a divulgação de um projeto de catálogo coletivo. A iniciativa conta com a participação do bibliotecário-arquivista do Vaticano, cardeal Rafaele Farina.

Universidade Católica assinala 75 anos do Magno Chanceler, D. José Policarpo
A sessão começa às 17h30 com a intervenção do reitor da UCP, Manuel Braga da Cruz, seguindo-se a alocução intitulada “A Teologia dos Sinais dos Tempos em D. José Policarpo”, proferida pelo vice-reitor e diretor da Faculdade de Teologia, padre Peter Stilwell. Conheça o programa.

Festival Terras Sem Sombra de Música Sacra 2011 apresentado em Março
O encontro com os jornalistas conta com a presença do diretor artístico do festival, Paolo Pinamonti, do compositor Alexandre Delgado e dos membros da Comissão Organizadora.

Universidade Católica abre disciplinas de Arte e Cultura a estudantes ouvintes
Agenda Mediática das Indústrias Criativas, Arte Sacra, Ética e Deontologia da Atividade Artística, Movimentos do Pensamento Contemporâneo, História da Arte Contemporânea e Psicologia da Arte são as cadeiras propostas em horário pós-laboral.

Aprender a rezar na era da técnica
O livro “Aprender a rezar na era da técnica”, de Gonçalo M. Tavares, é o ponto de partida para o próximo colóquio do Centro de Reflexão Cristã, que contará com a presença do autor.

A Igreja sabe comunicar?
O Instituto Superior de Ciências Religiosas de Aveiro realiza a 2 de março um encontro dedicado ao tema “O que comunica a comunicação social? E a Igreja sabe comunicar?”.

Tudo o que vem à rede é peixe?
Durante a sessão vai ser lançada uma publicação dirigida às famílias, professores e demais educadores sobre a Internet, com especial enfoque nos usos das redes sociais.

Simone Weil: marginalidade e alternativa
O Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa apresenta hoje, 8 de fevereiro, o livro “Simone Weil - marginalidade e alternativa”, organizado por Maria Luísa Ribeiro Ferreira.

Google Art Project
Em parceria com 17 instituições de todo o mundo, é possível ver detalhadamente pinturas do The Metropolitan Museum of Art e MoMA (Nova Iorque), The State Hermitage Museum (São Petersburgo), Tate Britain e The National Gallery (Londres), Museo Reina Sofia (Madrid), Galeria dos Uffizi (Florença) e Museu Van Gogh (Amesterdão).

Museu do Oriente propõe curso sobre arquitetura, religião e política na Índia católica
Esta formação propõe-se apresentar um panorama abreviado da evolução da arquitetura dos católicos indianos entre o século XVI e o século XX e discutir algumas das muitas questões arquitetónicas, políticas e sociais que essa arquitetura levanta. Tem importância crucial nestas questões o confronto entre o Padroado Português do Oriente e a agência papal da Propaganda Fide.

O Ano do Órgão de Tubos na Cidade do Porto
A iniciativa promovida pelo Secretariado Diocesano de Liturgia começa esta segunda-feira. Até 22 de janeiro estão previstos 12 concertos, a maioria de entrada gratuita. Conheça o programa.

Literatura judaica extrabíblica: dos textos a Teologia
A iniciativa, organizada pelo Centro de Estudos de Religiões e Culturas da Faculdade de Teologia, realizam-se entre 10 de fevereiro e 26 de maio, às quintas-feiras, pelas 18h15, na Universidade Católica.

Colóquio: "Dinâmicas do crer: do afeto à ação"
A clássica definição de fé, dada por Tomás de Aquino, compreende-a imediatamente como ato do intelecto, embora já aí se encontra presente a afetividade. Ao mesmo tempo a fé converte a pessoa e transforma a sociedade: é, portanto, de ordem prática. Toda a tradição da reflexão teológica sobre a complexidade do ato de crer é um exemplo da relação entre, pelo menos, estas três dimensões: intelectual, afetiva e prática.

Mundo de Sophia de Mello Breyner na Biblioteca Nacional
«Comecei a escrever numa noite de Primavera, uma incrível noite de vento leste e Junho. Nela o fervor do universo transbordava e eu não podia reter, cercar, conter – nem podia desfazer-me em noite, fundir-me na noite.»

"Percursos da Música Portuguesa"
O duplo DVD inclui alguns dos mais referenciados músicos e grupos musicais portugueses, como o Coro Gulbenkian, Opus Ensemble, Orquestra Divino Sospiro, Vozes Alfonsinas, Concerto Atlântico, Quarteto Capela, Coro Gregoriano de Lisboa, Coro Voces Celestes, Olga Prats, Miguel Borges Coelho, João Paulo Santos, Pedro Caldeira Cabral, Ana Quintans, Luís Rodrigues, Carla Caramujo, João Vaz e Rui Paiva.

«Como Eu vos amei»: Encontros de Santa Isabel 2011
Os Encontros de 2011 da paróquia de Santa Isabel, em Lisboa, vão ser dedicados ao tema «Como Eu vos amei», começando com o contexto bíblico daquela frase atribuída a Cristo no Evangelho segundo São João.

"Da lei da morte libertando...": ciclo de conferências
Os mitos multiplicaram-se. As narrativas complexificam-se e os cleros consolidam-se. Inanna, Marduk, Baal, Melkart, Adonai e Javé são alguns dos momentos marcantes na construção das ideias centrais no mundo das religiões do Mediterrâneo. Mais que cultos, nestas realidades temos a construção dos próprios conceitos de divino, de deus, de salvação.

Música: Do Natal aos Reis
O programa inclui vilancicos, negros e cantos tradicionais portugueses, numa sequência narrativa que parte do nascimento de Jesus até à visita dos reis do Oriente, e alterna composições do Cancioneiro de Upsala com peças de Gaspar Fernandes, Frei Filipe da Madre de Deus e Fernando Lopes-Graça.

Leitura: "Porquê e para quê", de D. Manuel Clemente, apresentado no Porto
O livro “Porquê e para quê? – Pensar com esperança o Portugal de hoje”, de D. Manuel Clemente, vai ser lançado hoje, 14 de dezembro, numa sessão que decorrerá no Palácio da Bolsa.

Museu de Arte Sacra e Etnologia expõe o «maior conjunto» de representações de Cristo na infância
Alguns agrupamentos de peças testemunham as grandes linhas da história devocional e cultual ao Menino Jesus em Portugal. Os textos que contextualizam as coleções são assinados pelo cónego António Rego, diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais da Igreja.

Natal em Lisboa: concertos nas igrejas
O mau tempo não impediu que dezenas de pessoas lotassem este domingo a igreja de S. Nicolau, na baixa, para ouvir o Coro Sinfónico Lisboa Cantat, que marcou o início dos “Concertos em Igrejas”. «Enquanto houver igrejas, enquanto houver Natal, enquanto houver vontade de concertos de Natal, cá estaremos para os organizar». Conheça o programa.

3.ª Rota das Igrejas de Évora
A iniciativa, organizada em parceria com a Câmara Municipal, começa às 9h45 na Igreja de Santiago, seguindo-se a visita aos espaços religiosos de S. Vicente, também no centro histórico, e de S. Manços.

Faculdade de Teologia propõe curso sobre Teilhard de Chardin
A iniciativa pretende ser uma breve, mas multifacetada e incisiva, apresentação dos mais relevantes contributos daquele pensador ao redor de quatro focos: a sua vida, obra e visão científica; a visão prospetiva; a visão teológica e, por último, a visão espiritual.

As leituras de Luigi Giussani
Giacomo Leopardi, Pascoli, Clemente Rebora, Ada Negri, Dante, São Paulo, Montale, Paul Claudel, T. S. Eliot, Oscar Milosz, Par Lagerkvist, Emmanuel Mounier, Charles Pèguy são autores que marcaram a vida e a vocação do sacerdote italiano fundador do Movimento Comunhão e Libertação.

Exposição: O ícone, espelho do invisível
A exposição “O Ícone – Espelho do Invisível”, da pintora Isabel Sales Henriques, vai ser inaugurada a 4 de dezembro, pelas 16h00, no Panteão Régio do Mosteiro de Alcobaça.
Imagens

Reportagem "Vidas Consagradas" candidata a prémio de vídeojornalismo online
A série de reportagens “Vida Consagradas”, coordenada por Filipe d’Avillez, jornalista da Renascença e membro da equipa de trabalho e do site do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, é uma das quatro candidatas ao prémio de videojornalismo online do Observatório do Ciberjornalismo. (Re)veja os vídeos desta série.

Assembleia da República recebe edição exclusiva da Bíblia
O volume inclui textos introdutórios escritos por deputados de todos os grupos parlamentares: Luiz Fagundes Duarte (PS), Pacheco Pereira (PSD), Teresa Caeiro (CDS-PP), José Manuel Pureza (BE), Bernardino Soares (PCP) e Heloísa Apolónia (Os Verdes).

Livros para crianças carenciadas
É o nome de uma campanha de solidariedade social das livrarias Bertrand, em parceria com o Banco de Bens Doados e a Fundação Pro Dignitate.

Bispo do Porto estreia-se em debate quinzenal na TSF
D. Manuel Clemente é um dos quatro participantes nas “Conversas com Norte”, programa semanal que começa esta 4.ª feira, 10 de novembro.

Visitas guiadas a presépios emblemáticos de Lisboa
Os “Itinerários Temáticos” da Câmara Municipal de Lisboa dão a conhecer alguns dos presépios mais emblemáticos da capital: Sé de Lisboa, Igreja da Madre de Deus e Basílica da Estrela.

Tem um instrumento musical que já não precisa? Ofereça-o!
A Fundação Calouste Gulbenkian abre as portas à “Music Fund” e ao seu projeto de recolha de instrumentos musicais para posterior doação a escolas de música em Moçambique e noutros países.

Revista "Brotéria" inaugurou presença na internet
O site, inaugurado no início de novembro, oferece informações sobre a revista, disponibiliza alguns números em ficheiro “pdf” e inclui um índice dos artigos publicados desde 1938. Passa também a ser possível fazer on-line a assinatura da revista.

Igreja Católica organiza 1.ª Jornada sobre Arquivos Diocesanos
Alvo de uma atenção parcelar, a situação deficitária em que se encontram os Arquivos da Igreja em Portugal, reclama por uma reflexão concertada das diversas áreas de atuação.

As religiões e a paz: o diálogo inter-religioso
A sessão, organizada pelo Centro de Reflexão Cristã, inclui a apresentação do livro “Religião e Diálogo Inter-Religioso», do P. Anselmo Borges.

Daniel Faria: comunicações do colóquio de 2009 foram publicadas
As 273 páginas do livro, intitulado “E agora sei que oiço as coisas devagar – Evocação e Escuta de Daniel Faria”, foram organizadas por Marco de Oliveira Marques e Francisco Topa, que prefacia a edição.

Faculdade de Filosofia publica obras sobre o pensamento da Escola Bracarense e o carácter irreprimível da religiosidade
A Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa (Braga) lançou dois novos volumes na sua coleção “Pensamento Filosófico”.

Visita guiada ao "Ecce Homo"
“Ecce Homo”, Portugal, 2ª metade do século XVI: representação de um corpo mortificado, de olhar velado por uma túnica branca, que prefigura a mortalha, emergindo de um escuríssimo fundo neutro, como uma silenciosa mas fortíssima presença intemporal no espaço do próprio observador.

Obras sacras portuguesas dos séculos XVI e XVII na Casa da Música
Paul Hillier dirige harpa, baixão e órgão num programa ilustrativo da época de ouro da polifonia renascentista portuguesa, com o “Requiem a 4 vozes” de Manuel Cardoso, e “Salve Regina”, “Lamentação de Quinta-Feira Santa” e “Veni Sancte Spiritus” de Diogo Dias Melgás.

Conselho Pontifício da Cultura distingue investigador português
O Conselho Pontifício da Cultura distinguiu o investigador português Luís Alberto Esteves Casimiro pela obra “A Anunciação do Senhor na Pintura Quinhentista Portuguesa (1500-1550). Análise geométrica, iconográfica e significado iconológico”.

O Evangelho das imagens










A Igreja em Portugal e no mundo










Papa Francisco










Subscreva novidades da Pastoral da Cultura










Siga-nos no Facebook










É novo










Vídeos da Pastoral da Cultura










Vaticano II - História e atualidade










Agenda










Tempos de exigência

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página