Vemos, ouvimos e lemos
Projeto cultural
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBreves Arquivo

Castelo de Vide

Antiga Sinagoga recebe museu dedicado à herança judaica

Há sensivelmente um ano, a Câmara Municipal de Castelo de Vide abriu pela primeira vez as portas da Sinagoga enquanto espaço requalificado e mostrou, a toda a população, um dos espaços mais emblemáticos da vila. No entanto, faltava a musealização para completar a intervenção e tornar a Sinagoga num verdadeiro pólo turístico da região. As portas voltaram a fechar-se, mas com a promessa de que, este ano, a Sinagoga abriria em força e se tornaria num museu que imortalizasse o contributo dos judeus em Castelo de Vide.

No dia 11 de abril a promessa foi cumprida e, integrando o calendário da Semana Santa, este antigo espaço de culto judaico foi finalmente inaugurado. No seu interior podemos encontrar, além dos documentos que evocam a tradição judaica e o culto que ali era praticado, objetos que ao longo dos tempos foram encontrados nas escavações e que são, neste momento, a "alma" da Sinagoga.

Exposição

Em conversa com o jornal «Fonte Nova», Susana Bicho, arquiteta responsável pela requalificação e musealização da Sinagoga, explicou que ao longo das obras de restauro uma das suas maiores preocupações foi preservar não só as memórias dos judeus, mas também os vários registos arquitetónicos, bem como os traços das vidas e funções que o edifício teve ao longo dos séculos. E o mesmo se adapta à exposição que, com o memorial das vítimas da inquisição, bem como os testemunhos antigos e contemporâneos, e os vários objetos ali patentes, imortalizam um conjunto de memórias transformando a Sinagoga num verdadeiro palco de história.

Exposição

De acordo com a arquiteta, no piso superior são retratados temas relacionados com o judaísmo, tais como as suas características, a história, os rituais e as restrições. E no piso inferior são focados os contributos que a comunidade judaica deu para o desenvolvimento da vila. De entre os temas, destaque para a sala dedicada a Garcia d'Orta, à diáspora e à herança, todas com vestígios da presença judaica.

Exposição

Confessando que as tarefas de requalificação e musealização foram bastante trabalhosas, Susana Bicho salienta que foi igualmente "um prazer e um desafio" que, no final, "resultou muito bem".

Sinagoga
Igualmente satisfeito com a inauguração do museu, o presidente da Câmara, António Ribeiro, destacou que a partir de agora "quem vem a Castelo de Vide é ponto de honra passar pela judiaria e pela sinagoga, onde poderá ver toda a requalificação que nos honra muito tê-la feito em tempo oportuno para dar oportunidade aos visitantes de usufruírem deste património".

Exposição

Deliciado por constatar que, em pleno Sábado de Aleluia, a Sinagoga foi pequena para acolher tantos visitantes, o autarca congratulou-se com as intervenções (interiores e exteriores) que a Câmara Municipal realizou para voltar a dar vida àquele espaço que, há muito pouco tempo atrás, não passava de ruínas.

 

André Relvas
In Fonte Nova
Fotografias: Fonte Nova
20.11.10

Entrada da Sinagoga
Foto: Jornal Fonte Nova

 

Ligações e contactos

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Mais artigos

Leitura
Imagem/Vídeo
Mais vistos

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página