Vemos, ouvimos e lemos
Projeto cultural
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Diocese de Beja

Presidente da República visita Igreja de Nossa Senhora ao Pé da Cruz

No decurso da visita do Presidente da República a Beja, no dia 12 de Março, às 16H30, realizar-se-á um encontro subordinado ao tema “Juventude, artes e património: perspectivas para o resgate de uma herança cultural em risco”.

A iniciativa, organizada pelo Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja e pela Associação de Desenvolvimento Regional Portas do Território, terá lugar na igreja de Nossa Senhora ao Pé da Cruz, notável exemplo do Barroco nacional, mas que, devido à falta de uso e manutenção, entrou num processo de degradação galopante, simbolizando as dificuldades que afectam grande parte do património religioso no interior do país.

A visita de Cavaco Silva propõe uma reflexão sobre as pontes a estabelecer entre o património religioso e o papel do empreendedorismo jovem, tendo como pano de fundo a salvaguarda de um dos mais belos monumentos religiosos de Beja, hoje em risco de ruína.

Tal como acontece em muitos outros casos, esta situação põe em perigo aspectos maiores da nossa herança cultural e exige uma resposta organizada que possa contar com a articulação de esforços dos vários intervenientes o Estado, os municípios e, de forma crescente, a sociedade civil.

No Baixo Alentejo tem vindo a concretizar-se, passo a passo, uma estratégia para a recuperação das antigas igrejas, muitas das quais já sem utilização permanente. A perspectiva é a de que estes imóveis (e os seus espólios) possam integrar um conjunto de itinerários de turismo cultural, religioso e ambiental que ajudem a firmar o papel da região como destino patrimonial de excelência.

Isto passa também pela valorização da criação artística contemporânea, pela existência de ciclos de actividades culturais de qualidade, pelo fomento de públicos e hábitos culturais mais alargados, pelo suster do êxodo dos valores jovens e pela abertura a funções distintas do culto, aspectos que a Diocese de Beja integrou numa estratégia de dinamização a que deu o título de “vinho novo em odres velhos”.

Para que o património religioso não morra há que ter a coragem de promover a sua abertura e de mostrá-lo, numa linha de partilha, como elemento essencial da identidade regional. Outro aspecto decisivo prende-se com a continuidade dos saberes e das práticas, geração após geração, o que pressupõe a capacidade de trabalhar com os mais novos, chamando-os a intervirem nesta dinâmica.

O trabalho efectuado nas igrejas históricas do Baixo Alentejo tem dado particular atenção à colaboração da juventude. Campos internacionais para a recuperação de monumentos, festivais de música e artes, exposições, encomenda de peças a jovens criadores, actividades de extensão cultural e de sensibilização, iniciativas de voluntariado, criação de postos de trabalho qualificado para os serviços são algumas das áreas campos de intervenção, com resultados positivos. Pretende-se agora alargar este esforço a outros domínios, apostando forte nos valores do território meridional.

 

Programa da visita

O Presidente da República chegará à igreja pelas 16h30. Após a visita será descerrada uma placa alusiva ao evento.

Seguir-se-á uma alocução do director do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja (DPHAB), José António Falcão. O programa prevê os depoimentos de Filipe Faísca (designer de moda), Ricardo Carmona (programador cultural), Nuno Afonso (escultor), Fr. José Domingos (responsável pela manutenção do património em paróquias rurais) e Maria Manuel Gantes (técnica superior de turismo, responsável pela abertura ao público de monumentos no distrito de Beja).

O encontro termina com a assinatura por D. António Vitalino Dantas, bispo de Beja, dos novos estatutos do DPHAB. Cavaco Silva partirá pelas 17h55.

A visita presidencial insere-se no âmbito da 4.ª jornada do Roteiro para a Juventude, que se realizará a 12 e 13 de Março.

 

Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja
© SNPC | 11.03.10

Igreja

















Citação

















Citação

 

Ligações e contactos

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Mais artigos

Leitura
Imagem/Vídeo
Mais vistos

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página