Vemos, ouvimos e lemos
Projeto cultural
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Música

Festival Terras Sem Sombra vai estrear obra de compositor português

O programa da sexta edição do Festival Terras Sem Sombra vai prosseguir a 10 de Abril, em Beja, com um concerto que estreará a peça “Incipit”, do compositor português João Madureira, nascido em 1971.

A ideia de compor a obra para flauta de bisel, violoncelo e cravo “surgiu de uma conversa a propósito da consideração da música como texto: música enquanto texto, com as suas afirmações, excepções, estrutura, ornamentação, comentário”, diz o autor.

A composição, cujo título se pode traduzir por ‘Princípio’, tem como mote um fragmento do poema ‘O Nome das Coisas’, de Sophia de Mello Breyner Andresen, que nos seus versos se refere a um “primordial projecto” que resulta do “sussurro” do divino no universo.

A obra, que surge no seguimento de uma encomenda feita pelo Festival Terras Sem Sombra, vai juntar-se a peças de Giovanni Battista Fontana, Francesco Rognoni, António Carreira, Giovanni Battista Bovicelli, François Couperin, Georg Philipp Telemann e Antonio Vivaldi.

FotoTalha da igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, Beja

Este diálogo entre épocas e culturas, que tem sido uma das características do festival organizado pelo Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, será interpretado pelo ‘consort’ Concerto Campestre.

O espectáculo, intitulado “Um Discurso sem Palavras: Retórica na Música Instrumental Europeia dos Séculos XVII e XVIII”, vai realizar-se na igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, às 21h30, com entrada livre.

 

Rui Martins / DPHAB
In Agência Ecclesia
06.04.10

Foto
João Madureira

 

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Mais artigos

Leitura
Imagem/Vídeo
Mais vistos

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página