Vemos, ouvimos e lemos
Projeto cultural
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBreves Arquivo

Festroia

«O mundo é grande e a salvação está ao virar da esquina» vence Prémio SIGNIS

O filme «O mundo é grande e a salvação está ao virar da esquina», do búlgaro Stephan Komandarev, ganhou o «Golfinho de Prata» do Festroia, galardão que premeia o melhor realizador. A história, que também venceu o Prémio do Público, foi distinguida pela SIGNIS – Associação Católica Mundial para a Comunicação.

Alexander, um imigrante cuja família é originária da Bulgária, foi atingido pela amnésia, na sequência de um acidente de viação que matou os seus pais.

O seu avô, Bai Dan, faz-lhe uma visita ao hospital, na Alemanha, mas Alexander não o reconhece. A equipa médica diz que as suas hipóteses de recuperação são mínimas.

Fotograma

Bai Dan ensina gamão ao neto, e este jogo antigo faz com que Alexander volte à vida.

O regresso à Bulgária, em bicicleta, é uma viagem ao passado. Durante o caminho, Alexander fica a conhecer a história dos pais. Aos poucos recupera a memória e a vontade de viver.

Fotograma

Stephan Komandarev é licenciado em Medicina e em realização de cinema e televisão. «O mundo é grande e a salvação está ao virar da esquina» é a sua segunda longa metragem

Em parceria com a Hungria e a Eslovénia, o filme é a maior co-produção da Bulgária depois do fim da União Soviética. O drama, com traços de comédia, foi produzido em 2008, a partir da adaptação do «best-seller» de Ilija Trojanow.

Fotograma

A 25.ª edição do Festroia, que se realiza em Setúbal, atribuiu o Golfinho de Ouro (melhor filme) a «Fruto proíbido», do finlandês Dome Karukoski.

Em 2010, o festival retomará o calendário habitual, em Junho, e o cenário das últimas edições, o Fórum Municipal Luísa Todi, actualmente fechado para obras de requalificação.

 

 

 

rm
© SNPC | 14.09.09

Cartaz

 

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Mais artigos

Imagem/Vídeo
Mais vistos

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página