Vemos, ouvimos e lemos
Projeto cultural
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBreves Arquivo

Música

Händel por Il Giardino Armonico

George Friedrich Händel (1685-1759) é um dos protagonistas de 2009 em programas de concertos e edições discográficas, dado que em abril passam 250 anos sobre a sua morte.

O ensemble italiano «Il Giardino Armonico», que em janeiro passou pelo Centro Cultural de Belém, editou pela Decca o seu primeiro disco, no qual apresenta os 12 Concerti Grossi, op. 6, do compositor nascido na Alemanha, que acabou os seus dias com nacionalidade inglesa.

O ensemble, conduzido pelo milanês Giovanni Antonini, reúne uma série de jovens músicos "descobertos" pelas mais variadas escolas europeias. Adjetivos como "ousadia", "jovialidade", "alegria" e "modernidade" são frequentes quando se fala do seu trabalho. De resto, o seu objetivo primordial tem sido o de abordar a música barroca, nela procurando um novo entusiasmo.

No texto incluído no booklet do novo disco do grupo, o seu timoneiro, Giovanni Antonini, reflete sobre o que é descrito por Simon Heighes como uma "crise de identidade" no mundo da interpretação da música barroca. "Há hoje muitos grupos, excelentes, mas não há tantas novas e interessantes ideias sobre interpretação", comenta.
A abordagem, pelo Giardino Armonico parte, como o mesmo texto explica, de um cuidado estudo de fontes históricas, e abre depois espaço à espontaneidade, procurando a força dramática na interpretação. A unidade do grupo justifica talvez a coesão da identidade atingida.

O ensemble, a caminho dos 25 anos de vida, foi fundado em Milão em 1985. Todos os seus músicos são especialistas na interpretação de música em instrumentos de época, focando o repertório em obras de compositores dos séculos XVII e XVIII. Tocaram em algumas das mais importantes salas do mundo e já deram concertos ao lado de figuras como Cecilia Bartoli, as irmãs Katia e Marielle Labèque ou Madgalena Kozená. Giovanni Antonini é um dos fundadores do ensemble, que dirige desde 1989. Em 2000 venceu um Grammy, como maestro, pelo trabalho no Vivaldi Album de Cecilia Bartoli.

«Twelve Concerti Grossi» representa a estreia do ensemble no catálogo da Decca. No disco são gravados os 12 Concerti Grossi op. 6 que Händel apresentou em 1739, crê-se que para coincidir com os 25 anos de um outro conjunto de obras, de Corelli. O compositor, que trabalhou algum tempo em Itália antes de fixar residência em Inglaterra, conhece nas interpretações do Il Giardino Armonico estes Concerti Grossi sob uma abordagem "italiana". Uma perspetiva que reflete o aspeto "mais cantado" da sua música, que o ensemble tem procurado revelar.

 

This text will be replaced

A reprodução começará automaticamente. Por favor, aguarde alguns instantes.

 

Nuno Galopim
In Diário de Notícias, 11.01.2009
25.03.09

Capa




























Haendel

 

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Mais artigos

Mais vistos

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página