Vemos, ouvimos e lemos
Projeto cultural
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBreves Arquivo

Islão

Ramadão no mundo

“A bondade não está em voltardes as faces para o Levante e para o Poente; mas a bondade é a de quem crê em Deus, e no Dia do Juízo Final, e nos anjos, e no Livro e nos Profetas; e a de quem concede a riqueza, embora a ela apegado, aos parentes, e aos órfãos, e aos necessitados, e ao viajante necessitado, e aos mendigos, e aos escravos; e a de quem cumpre a oração e concede zakat; e a dos que são fiéis ao seu pacto, quando o pactuam; e a dos perseverantes na adversidade e no infortúnio e em tempo de guerra. Esses são os que são verídicos e esses são os piedosos” (Alcorão, cap. 2, vers. 17).

Em mensagem dirigida aos crentes, a Comunidade Islâmica de Lisboa, refere que “o Ramadão representa a essência da nossa espiritualidade e é com alegria que nós nos entregamos de alma e coração ao fortalecimento da Fé que acreditamos ser inabalável.”

“Durante este mês – continua o texto – tentamos sinceramente perdoar e pedir perdão, reconciliando-nos com os nossos irmãos e também com Deus e assim conseguir a salvação no Dia do Juízo Final.”

A carta sugere que as orações deste período recordem “os nossos irmãos e irmãs que continuam a viver o horror da guerra, da fome e da destruição, pedindo ainda a Deus que ilumine e ajude os Homens e a Mulheres de boa vontade a encontrar a solução para a Paz no mundo.”

O Ramadão é o mais importante período religioso do Islão. Uma das práticas dos fiéis durante este tempo consiste no jejum desde o nascer ao pôr-do-sol. Este ano, começou a 22 de Agosto, terminando a 20 de Setembro (estas datas podem variar de acordo com a localização).

 

Ramadão no mundo | IMAGENS SLIDE SHOW |

 

rm
14.09.09

Foto

 

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Mais artigos

Imagem/Vídeo
Mais vistos

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página