Vemos, ouvimos e lemos
Projeto cultural
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Diálogo inter-religioso

Bento XVI visitou Sinagoga de Roma

FotoReuters

“Neste lugar, como não recordar os judeus romanos que foram retirados das suas casas, diante destes muros, e com horrenda tortura foram mortos em Auschwitz? Como seria possível esquecer os seus rostos, os seus nomes, lágrimas, desespero de homens, mulheres e crianças?”, perguntou Bento XVI durante a visita à Sinagoga de Roma, neste Domingo.

FotoReuters

“O extermínio do povo da Aliança de Moisés, antes anunciado, em seguida sistematicamente programado e realizado na Europa sob o domínio nazi, chegou naquele dia tragicamente também a Roma. Infelizmente, muitos foram indiferentes, todavia muitos, também entre os católicos italianos, sustentados pela fé e pelo ensinamento cristão, reagiram com coragem, abrindo os braços para socorrer os judeus perseguidos e fugitivos, muitas vezes arriscando a própria vida, e merecendo uma gratidão perene”, recordou o Papa.

FotoReuters

Bento XVI parou diante da lápide que recorda a deportação de 1021 judeus para o campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, a 16 de Outubro de 1943. O Papa deteve-se também diante da lápide que lembra o atentado de 9 de Outubro de 1982, em que perdeu a vida Stefano Taché, menino judeu de dois anos, e ficaram feridos 37 judeus que saíam do Templo.

FotoReuters

“Conservo bem vivo em meu coração todos os momentos da peregrinação que tive a alegria de realizar na Terra Santa, em Maio do ano passado, como também os vários encontros com comunidades e organizações judaicas, em particular os das sinagogas de Colónia e Nova Iorque", sublinhou Bento XVI.

FotoReuters

"Cristãos e judeus possuem uma grande parte comum de património espiritual, rezam ao mesmo Senhor, possuem as mesmas raízes, mas continuam reciprocamente desconhecidos. Cabe-nos a nós, como resposta ao apelo de Deus, trabalhar para que permaneça sempre aberto o espaço para o diálogo, o respeito recíproco, o crescimento na amizade, o testemunho comum diante dos desafios do nosso tempo, que nos convidam a colaborar para o bem da humanidade neste mundo criado por Deus, o Omnipotente e Misericordioso", ressaltou.

FotoReuters

 

FotoGetty Images

 

FotoBento XVI saúda o rabi Riccardo di Segni; atrás, o Card. Walter Kasper. Getty Images

 

 

 

Texto: Agência Ecclesia
20.01.10


 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Mais artigos

Leitura
Imagem/Vídeo
Mais vistos

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página