Vemos, ouvimos e lemos
Projeto cultural
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBreves Arquivo

Apresentação

«Silêncio»: música sacra contemporânea

Em 2009 o Departamento do Património Histórico e Artístico (DPHA) da diocese de Beja comemora 25 anos de actividade. O projecto Silêncio enquadra-se nestas comemorações e conta com novo apoio do Ministério da Cultura e da Direcção-Geral das Artes. Resulta de um desafio do Departamento do Património à Arte das Musas para a conceptualização de um projecto de criação artística/musical contemporânea que pudesse resultar na estreia e edição discográfica de um conjunto de obras especialmente encomendadas para o efeito e interpretadas pelo consort Sete Lágrimas.

O projecto prossegue o trabalho de fomento à criação musical contemporânea, iniciado pela Arte das Musas, em 2007, sempre com o apoio da Direcção-Geral das Artes do Ministério da Cultura. No âmbito da música contemporânea este trabalho já resultou na encomenda e edição discográfica de dez obras ao compositor inglês, residente em Portugal, Ivan Moody, interpretadas por Sete Lágrimas, sob o título “Kleine Musik” na etiqueta MU.

Nos últimos anos, a atenção da Diocese de Beja tem vindo a orientar-se para a arte contemporânea. Esta aproximação, segundo José António Falcão, director do DPHA, vai ao encontro de uma lacuna há muito sentida: existe um longo divórcio entre a Igreja e os criadores contemporâneos, mas é urgente abrir o património religioso aos testemunhos da vida dos nossos dias. Num momento em que não se revela fácil o diálogo entre a Igreja e os criadores artísticos, o Departamento acredita na importância de estender pontes e criar espaços de reflexão, o que corresponde, de acordo com os seus responsáveis, a uma tradição enraizada no Alentejo.

Faixas do CD

As seis obras de carácter sacro do projecto Silêncio assentam sobre uma selecção de três textos do Antigo e do Novo Testamento: Génesis, Lamentações e Paixão e sobre três textos de origem popular das três distintas proveniências dos compositores. São compostas por três autores - João Madureira (n. 1971), Ivan Moody (n. 1964)  e Andrew Smith (n. 1970) - de proveniência e vivência religiosa distinta: a católica, a ortodoxa e a protestante. Desta forma o projecto potencia um verdadeiro ecumenismo musical e, sobretudo, testa as relações entre estas proveniências e o output artístico contemporâneo.

Faixas do CD

Além da encomenda das obras, o projecto contempla a componente de apresentação pública em quatro concertos e a de fixação em disco, com edição pela etiqueta MU, do resultado do projecto e da edição das partituras em livro.

Depois da estreia em Beja, a 14 de Novembro, os restantes três concertos serão apresentados nas regiões Sul (Algarve), Centro (Lisboa) e Norte (Grande Porto).

Em Lisboa, o concerto realizar-se-á no Centro Cultural de Belém (Sala Luís de Freitas Branco), a 15 de Novembro, às 18h00. Uma hora antes, no mesmo espaço, estabelecer-se-á uma conversa entre Ivan Moody, Andrew Smith, João Madureira e o P. José Tolentino Mendonça, com moderação de António Marujo.

FotoO projecto homenageia D. Manuel Falcão, bispo emérito de Beja

O Sete Lágrimas (fundado em 2000 em Lisboa sob o nome L’Antica Musica) é um consort de músicos especializados em música antiga e contemporânea, dirigido por Filipe Faria e Sérgio Peixoto, que explora a fronteira entre os modelos eruditos e as tradições populares.

«Genesis II» (Ivan Moody), «Lamentation III» (Andrew Smith) e «Passio I» (João Madureira) são os três andamentos integrais do CD Silêncio que propomos para escuta.

 

This text will be replaced
 

 

Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja
10.11.09

Capa do CD

Silêncio

Interprete
Sete Lágrimas

Editora
MU Records

Ano
2009

Duração

59'22

Referência
MU0106

 

Ligações e contactos
Concerto no Centro Cultural de Belém: programa, dossier do projecto, informações
Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja - Telef.: 284 32 09 18; correio electrónico: dphadb@sapo.pt

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Mais artigos

Leitura
Imagem/Vídeo
Mais vistos

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página