A teologia visual da beleza
Projeto cultural
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBreves Arquivo

Exposição

Beato Angélico: a alvorada do Renascimento

Na cidade de Roma celebra-se uma das exposições mais importantes do Beato Fra Angélico, aberta ao público até ao próximo dia 5 de Julho nos Museus Capitolinos com preciosas amostras de retábulos, trípticos e mais.

Fra Angélico combinou com grande perícia a riqueza do Gótico com o estilo realista do Renascimento, e a sua aplicação da cor fez com que as suas obras brilhassem com grande intensidade emotiva.

Com o título “Beato Angélico, a alvorada do Renascimento”, a exposição apresenta os Estigmas de São Francisco e o Martírio de São Pedro, a Anunciação Dresda, o fragmento com São João Baptista de Leipzig, o compartimento do retábulo de “Annalena” que se encontra em Zurique, entre outros. Das suas obras praticamente inéditas destacam-se Imago Pietatis sobre pergaminho proveniente uma colecção privada de Turim, e as partes laterais do tríptico com os "Beati" e os "Dannati".

Este pintor italiano, denominado angélico e beato pela sua temática religiosa e fama de santidade, soube combinar a vida de artista com a de um frade dominicano. Foi beatificado por João Paulo II em 1982 com o nome Beato Fra Angélico.

 

This text will be replaced
 

 

H2O news
25.06.09

Pintura

 

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Mais artigos

Imagem/Vídeo
Mais vistos

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página