Vemos, ouvimos e lemos
Projeto cultural
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Tradição e cultura

Canto das Janeiras regressa às cidades

“Os pastores regressaram, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes tinha sido anunciado” (Lucas 2, 20).

Miguel Afonso, de 27 anos, ensaia desde 2005 o Grupo de Cantares Tradicionais da Associação do Pessoal do Instituto Superior Técnico, criado há oito anos e que lançou recentemente um disco.

Integrado por professores, funcionários e ex-funcionários daquele estabelecimento, o grupo começou por apresentar o cancioneiro dos Reis, típico das Janeiras, apenas aos corpos dirigentes, a um grupo restrito de colegas e no infantário, mas a actuação passou a ser mais abrangente há dois anos.

“Começámos a cantar no átrio do pavilhão central [campus de Lisboa] para mostrar também aos alunos que esta tradição se mantém viva. São as nossas raízes e acho que faz sentido as pessoas conhecerem e saberem que dia é aquele”, explica à Lusa o finalista do mestrado em Engenharia Civil, adiantando que a iniciativa se repete no dia 6.

Segundo Miguel, que aprende “mesmo muito” com experiência de vida dos seus “cantores”, mais velhos, o público costuma gostar e a actuação é aplaudida por várias dezenas de pessoas: “É o corpo directivo, funcionários e o estudante que vai a passar, vê e fica um pouco a ouvir.”

 

Pelas ruas, em Benfica

Na freguesia de Benfica, o grupo de cantadores de Janeiras criado há quatro anos na paróquia de São José, no bairro da Boavista, também recebe reacções positivas dos comerciantes, dos responsáveis pelas instituições que visita e dos moradores, que por vezes se juntam às dezenas de crianças e adultos que o compõem.

“Vamos pelas ruas para fazer chegar uma mensagem de Natal e de bom ano. É uma forma de manter viva a tradição, vale sempre a pena”, defende o padre Agostinho de Sousa.

Este ano o costume vai cumprir-se no dia 9 e, tal como nas outras vezes, tem também como objectivo angariar dinheiro para a construção de uma nova igreja com centro de actividades e outras valências.

 

Cinquenta músicos e cantores em Massamá

No mesmo dia, na populosa freguesia de Massamá, no concelho de Sintra, o papel de “manter viva a cultura popular” pelas ruas caberá novamente à banda filarmónica e ao coro da associação Filarmoniartes.

No total, os protagonistas serão cerca de cinquenta músicos e cantores “de todas as idades”, notando-se entre os mais novos “uma grande vontade e apetência para participar”.

De acordo com o maestro João Juvantes, os moradores ficam sempre contentes e satisfeitos: “Muitas pessoas são oriundas das províncias e, como nas suas terras se fazia o cantar, acham engrado, sentem alguma nostalgia e revivem a infância.”

Foi esta “saudade dos velhos tempos” que levou Helena Filipe, de 45 anos e moradora em Oeiras, a deixar-se “contagiar” pelo grupo de Massamá e a percorrer algumas ruas do seu bairro com amigos, no ano passado.

“Criámos um novo ritual, divertimo-nos imenso e ainda bebemos uns bons licores. Para nós haverá sempre Janeiras”, afirma.

 

Evangelizar pelo canto

O bispo do Porto, D. Manuel Clemente, referiu que na «Missão 2010», o mês de Janeiro tem como tema o “anúncio”, indo ao encontro da “tradição do Norte” ligada às Janeiras, grupos que “rua a rua, praça a praça, vão anunciando o nascimento do menino”.

A intenção, segundo o prelado, é fazer um anúncio “mais explícito” que “vá mais longe e atinja mais gente”.

“A nossa população da Diocese, os homens e mulheres que aqui connosco vivem e convivem, sofrem e sonham, precisam de sentir esta alegria de que Deus está connosco e a esperança é possível”, apontou.

A concretização desta iniciativa vai proporcionar um encontro a nível da freguesia ou paróquia. No dia 23 de Janeiro, no Palácio de Cristal, irá decorrer o «Canto das Janeiras - Porto Missão 2010» com a participação de todos os grupos.

 

 

 

 

 

Lusa, Agência Ecclesia
Vídeos: Diocese do Porto (1), Pela Positiva (2)
04.01.10

Janeiras




























Citação






















Citação

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Mais artigos

Leitura
Imagem/Vídeo
Mais vistos

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página