Vemos, ouvimos e lemos
Projeto cultural
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBreves Arquivo

Euro

Ao povo o que é do Papa!

Desde a sua introdução, o Vaticano passou a aderir ao Euro. As moedas dos diferentes países circulam livremente nas poucas lojas da Santa Sé, mas é substancialmente mais difícil encontrar moedas com a efígie do Papa nos trocos que vai recebendo, seja em que país for.

É que embora a cidade-estado possa cunhar moedas, estas são vendidas quase exclusivamente a coleccionadores, directamente da loja de «souvenirs» do Vaticano. Naturalmente são vendidas por um valor acima do facial, cerca de 4 euros mais caras, mas atingem muitas vezes esse valor em vendas subsequentes de lojas especializadas.

Moeda João Paulo II

Esta prática, contudo, foi agora condenada pela Comissão Europeia, que tinha solicitado a opinião ao Banco Central Europeu. A Igreja deve, a partir de agora, colocar pelo menos 51% das suas moedas em circulação.

MoedaBento XVI

Contudo a decisão é salomónica. A ser aplicada só assim representaria uma má notícia não só para os coleccionadores, mas também para os cofres da Santa Sé. Prevendo esta situação, a Comissão Europeia sugere no seu relatório que a Santa Sé possa duplicar a quantidade de moedas que emite por ano, de 1,074,000 Euros para 2,100,000 Euros, pelo que todos os interessados devem ficar satisfeitos.

MoedaBento XVI

Esta não é, aparentemente, a primeira vez que as moedas do Vaticano enfrentam barreiras. O ano passado, segundo algumas fontes, Bruxelas considerou proibir a emissão de moedas durante a Sede Vacante, a época entre a morte de um papa e a eleição do próximo.

MoedaMoeda comemorativa do Ano Paulino (2008)

Estas moedas utilizam, em vez da efígie do Papa, uma representação do brasão do Cardeal Camerlengo, o chefe de Estado interino, rodeado das palavras Sede Vacante, e a data em números romanos. Naturalmente, estas moedas são muito raras. Com uma colecção a poder chegar a valores perto dos 400 Euros.

MoedasSede Vacante

Contudo, o relatório da Comissão recomenda que também esta prática possa continuar.

 

Filipe d'Avillez
© SNPC | 03.12.09

Bandeira da Santa Sé
Bandeira da Cidade do Vaticano

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Mais artigos

Leitura
Imagem/Vídeo
Mais vistos

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página