Vemos, ouvimos e lemos
Projeto cultural
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Fotografia

A Paixão de Cristo aos olhos de um fotógrafo de palmo e meio

Jackson Potts II é filho de um fotógrafo e herdou do pai o gosto e o talento por esta arte.

Aos 10 anos o rapaz já é conhecido pelos seus dotes, o que levou ao convite da igreja local para participar numa exposição cujo tema é a Paixão de Cristo. Coube-lhe a sétima estação da Via Sacra, Jesus cai pela segunda vez.

Durante meses Jackson preparou-se, aconselhou-se junto de profissionais de iluminação e de maquilhagem e finalmente produziu, com a ajuda do seu irmão mais novo e de vizinhos, uma foto de enorme brutalidade, com um polícia fardado a espancar uma criança ensanguentada.

“Pensei em como Jesus era inocente, tal como uma criança, e o centurião fez-me lembrar um polícia”, explica o rapaz.

O efeito dramático da fotografia é inquestionável, mas por uma série de razões os responsáveis rejeitaram a proposta, pedindo a Jackson que submetesse uma segunda foto no prazo de duas semanas, o que relutantemente fez.

Mas a decisão não foi pacífica. Dois dos sete membros da direcção da paróquia demitiram-se em protesto pelo que consideraram um acto de censura. Finalmente chegou-se a uma forma de consenso. A foto podia ser exibida mas apenas durante a primeira semana da exposição. Foi o tempo que bastou para um desconhecido a comprar por 350 dólares.

Foto

 

Filipe d'Avillez
© SNPC | 14.04.10

Foto
Jackson Potts

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Mais artigos

Leitura
Imagem/Vídeo
Mais vistos

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página