Vemos, ouvimos e lemos
Projeto cultural
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBreves Arquivo

Alcobaça

Carta das Abadias e Sítios Cistercienses da Europa reúne-se em Portugal

Depois do Município de Alcobaça se ter representado na província belga de Brabant Wallon, Valónia, na última Assembleia-Geral da Fundação Carta Europeia de Abadias e Sítios Cistercienses, em abril de 2008, é agora a vez de Alcobaça receber a Assembleia-geral. O encontro, que decorre a 1 de maio, inclui a realização de um fórum que conta com intervenções de estudiosos que se têm dedicado a Cister, como Saúl António Gomes, Pedro Tavares, António Filipe Pimentel e Andreia Galvão.

A Fundação Carta Europeia de Abadias e Sítios Cistercienses nasceu em 1993 com uma vocação turística e cultural, com implicações religiosas e políticas. O vasto número de patrimónios existentes na Europa, 750 abadias da Ordem de Cister, e o mútuo interesse de turistas, historiadores e amadores sobre o universo cisterciense foram as principais razões para o nascimento desta Carta.

Foto

Alcobaça. Foto: Bárbara

Atualmente, fruto de um trabalho que reúne a participação de vários países - Portugal, França, Alemanha, Bélgica, Inglaterra, Itália, Dinamarca, Polónia entre outros - estão abertos ao público 150 abadias e sítios cistercienses.

Foto

Arouca. Foto: Hugo MC Melo

Após a Assembleia-geral e o fórum está marcado um roteiro por alguns dos monumentos cistercienses de Portugal, como Alcobaça, Cós, Nossa Senhora da Assunção de Tabosa, Salzedas e Tarouca, São Cristovão de Lafões, Celas e Almoster.

Foto

Cós. Foto: Gil Reis

 

S. Cristóvão de Lafões

 

Foto

Foto

Nossa Senhora da Assunção de Tabosa (Sernancelhe). Fotos: Luís Mergulhão

 

Foto

Salzedas. Foto: Fernando Augusto Paiva Peneiras

 

Foto

S. João de Tarouca

 

Foto

Celas (Coimbra)

 

In Tinta Fresca

Foto
Igreja do Mosteiro de Alcobaça

 

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Mais artigos

Leitura
Imagem/Vídeo
Mais vistos

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página