Projeto cultural
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBreves Arquivo

D. Manuel Clemente

Prémio Pessoa distingue "uma das grandes testemunhas do nosso tempo"

O director do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, P. José Tolentino Mendonça, considera que a atribuição do Prémio Pessoa 2009 a D. Manuel Clemente distingue “uma das grandes testemunhas do nosso tempo”.

Em declarações à Agência Ecclesia, o biblista fala num “reconhecimento justíssimo” para um percurso que se tem destacado “quer pelo pensamento, quer pela acção”.

“D. Manuel Clemente é um dos pensadores mais originais e vivos deste tempo português e alguém que faz do pensamento um exercício de responsabilidade ética”, afirmou.

Para o P. Tolentino Mendonça, o magistério do bispo do Porto “tem sido também um exemplo do que é o diálogo entre a fé e a cultura”.

“A mim toca-me sempre o modo como a cultura aparece no magistério de D. Manuel Clemente, não como um território de fronteira, que ele visita ocasionalmente, mas como o lugar por excelência onde ele inscreve a tradição cristã e o seu trabalho de pastor”, afirma o sacerdote madeirense.

O poeta madeirense diz que este é “um prémio importante, precisamente porque mostra a relevância do pensamento e da acção de D. Manuel Clemente não apenas para o espaço eclesial, mas também para o mundo da cultura”.

“Ele é alguém de que a cultura tem necessidade e isso parece-me um ponto muito importante”, conclui.

 

Agência Ecclesia / SNPC
11.12.09

Dom Manuel Clemente
SNPC

 

Ligações e contactos

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Mais artigos

Leitura
Imagem/Vídeo
Mais vistos

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página