Vemos, ouvimos e lemos
Projeto cultural
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBreves Arquivo

Exposição

Almae Luces: ícones ortodoxos romenos

A 21 de Setembro será inaugurada na Sé Patriarcal de Lisboa uma exposição itinerante de ícones ortodoxos romenos, intitulada «Almae Luces».

O programa, que se inicia às 21h00, inclui um concerto de música sacra, organizado pela Igreja Ortodoxa Romena em Portugal. A sessão contará com a presença do autor da mostra, Răzvan Prunean.

O estilo bizantino de pintura do ícone, muito importante para a fé ortodoxa, destaca-se pela simplicidade e fluidez das linhas, pela diversidade cromática e pela representação estilizada das formas. Para os cristãos ortodoxos, a complexidade e a profundidade da simbologia, bem como a luz que emana dos ícones, "envolve a alma e aproxima-a da divindade".

Os ícones expostos foram pintados sobre madeira nova e velha, seguindo os cânones ortodoxos. As obras foram ornamentadas com folha de ouro e pintadas a acrílico.

A mostra será acompanhada por ateliers de criação apresentados por Răzvan Prunean. Durante estes encontros, o público será convidado a descobrir os segredos da realização dos ícones pintados sobre madeira.

A exposição «Almae Luces» ficará na Sé Patriarcal até 18 de Outubro; dois dias mais tarde, transferir-se-á para o Museu Nacional de Arqueologia, aí permanecendo até 22 de Novembro. A itinerância terminará no Instituto Cultural Romeno de Lisboa, onde poderá ser visitada entre 25 de Novembro e 8 de Janeiro de 2010.


© SNPC | 18.09.09

Cartaz












Cartaz do concerto

 

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Mais artigos

Imagem/Vídeo
Mais vistos

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página