Vemos, ouvimos e lemos
Projeto cultural
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBreves Arquivo

Diocese de Viseu

Novos espaços de evangelização

Na reunião do Conselho Presbiteral da Diocese de Viseu que ocorreu a 22 de Junho foram apresentados os resultados do estudo «A Diocese de Viseu e novos espaços de Evangelização».

Entre outras conclusões, o relatório indica que os inquiridos manifestaram o desejo que a Igreja intervenha mais activamente na sociedade, nomeadamente em parcerias com diversos actores sociais, e que desenvolva ainda mais a pastoral de proximidade.

“É desejada uma ‘igreja anfitriã’, que saiba receber em sua casa, mas também estar em casas de outros ou em espaços comuns. Uma igreja informal, descomplexada, atenta e sempre pronta para ouvir e ter uma palavra, um gesto de acolhimento e incentivo."

Uma das vias de cooperação com a sociedade sugeridas no trabalho é a diversificação da oferta cultural na cidade. “A Igreja, com reconhecido valor no património cultural, pode associar-se a outros promotores de cultura, disponibilizando espaços, peças, saberes, para aumentar a oferta cultural, dando sinais de competência artística e de sentido da festa.”

O documento refere igualmente que é necessária uma “reapresentação pública da Igreja de Viseu”. “A Igreja que não se deixa aprisionar em ideias feitas a seu respeito, pode (...) estudar novas formas de paróquia e espaços pastorais mais adaptados à vida urbana, novas formas de viver o tempo e o espaço.

A valorização da família, o apoio aos jovens universitários e a luta contra a exclusão foram outras das prioridades enunciadas no relatório.

 

In Diocese de Viseu
25.06.09

Sé de Viseu
Sé de Viseu

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Mais artigos

Imagem/Vídeo
Mais vistos

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página