Vemos, ouvimos e lemos
Projeto cultural
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBreves Arquivo

Curso livre

O caso Galileu: factos, documentos, polémica

O que foi o caso Galileu? Foi um choque entre ciência e religião? Mas de que é que Galileu foi acusado? Era inevitável que acontecesse a polémica? Filósofos, teólogos e cientistas, quem se opunha? Galileu foi um verdadeiro filho da Igreja? Foi um herege? Mas, afinal, o que se passou exatamente?

O caso Galileu é complexo e fascinante e continua a interessar todos - especialistas e o público em geral. Muitas perguntas pairam no ar, muitas respostas são omissas e parciais, sem terem em conta os factos e a realidade. Com vista a um melhor conhecimento de tudo o que se passou serão também fornecidos aos participantes os documentos do caso Galileu.

Nos 400 anos das primeiras observações telescópicas de Galileu, o Centro Cultural de Lisboa Pedro Hispano (CCLPH), associado ao Ano Internacional da Astronomia, propõe um curso livre de história da ciência em 5 sessões, que fará percorrer todo o caso Galileu, a partir dos factos e documentos.

As sessões, que serão apresentadas por Henrique Sousa Leitão (Centro de História da Ciência da Universidade de Lisboa), decorrerão entre 20h30 e as 22h30, no Palácio da Independência (Rossio, Lisboa). O calendário é o seguinte: 22 e 30 de abril, 21 e 28 de maio, 4 de junho. O custo da inscrição (que inclui documentação distribuída durante o curso e Certificado de Frequência) é de € 50,00 para estudantes e sócios do CCLPH e da Sociedade Histórica da Independência de Portugal, e de € 75,00 para o público em geral.

 

Centro Cultural de Lisboa Pedro Hispano
23.03.09

Fases da lua
Fases da lua desenhadas por Galileu
Wikipédia







Galileu
Estátua em Ufizi, Itália

 

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Mais artigos

Mais vistos

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página