Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Cinema

O Canto dos Pássaros

Tendo Jesus nascido em Belém da Judeia,
no tempo do rei Herodes,
chegaram a Jerusalém uns magos
vindos do Oriente. E perguntaram:
"Onde está o rei dos judeus
que acaba de nascer?
Vimos a sua estrela no Oriente
e viemos adorá-lo." (Mt 2,1-2)

Os mesmos atores que em "Honra de cavalaria" (o primeiro filme de Albert Serra) deram corpo a Quixote e Sancho (amadores, vizinhos de Serra no seu pueblo de Banyoles, na Catalunha) envergam agora, acompanhados de um terceiro, as vestes dos Reis Magos. Como a de Cervantes, outra narrativa "universal", aliás fácil de resumir (como diz Serra, são "três linhas na Bíblia"): três tipos que foram de muito longe até à Palestina, para adorar o Menino Jesus e deixar-lhe alguns presentes, e depois voltaram para casa. Se, sem nenhuma perversidade especial, esta história é "contada" em "O Canto dos Pássaros" (preto/branco e cores, 110 min.), é evidente que o cineasta catalão encontra nela o mesmo tipo de "libertação" (uma libertação da própria narrativa) que encontrou no "Quixote", extraindo-­lhe sobretudo uma série de "motivos" temáticos e visuais. O esforço físico, e a crença que conduz à sua superação, volta a ser essencial, e é o que Serra procura em todos aqueles planos (alguns, muito longos) em que os Magos atravessam desertos e escalam montanhas (grande "filme de caminhadas", até faz lembrar o "Satantango" de Bela Tarr), numa espécie de "tempo real" que respeita e se interessa em primeiro lugar pelo esforço dos atores (e Serra, que filmou 110 horas de material, procurou, segundo disse, aproveitar os takes em que os atores estavam "mais cansados"). O que é uma maneira (um pouco como na "Honra") de reforçar que "O Canto dos Pássaros" é um filme sobre a fé: em toda as incertezas da sua caminhada (genial o plano, noturno e escuro como breu, em que os três hesitam sobre a direção a tomar) o que move os Magos é a convicção de que no fim do caminho haverá alguma coisa a recompensar o seu esforço e a sua devoção. Por isso mesmo, é irresistível pensar que aquele plano (que lembra tanto os santos de Rossellini como o "Evangelho" de Pasolini) em que Serra mais arrisca uma encenação do "sagrado" (o plano da adoração propriamente dita, que a música de Pau Casals que dá título ao filme transfigura) é um plano que lhes é oferecido, às personagens mas também, e isto é muito importante, aos atores.

Mas motivos visuais, igualmente. Serra referiu que este filme tinha uma démarche mais "pictórica" do que a "Honra", e nem precisava de o dizer. O preto e branco é um risco (o "esteticismo") mas é assumido pelo trabalho sobre a possibilidade da destruição da sua própria visibilidade - os planos noturnos ou aquele, longuíssimo, em que os vultos negros dos Magos desaparecem (e reaparecem) na imensa profundidade de campo de um deserto, um gag puramente visual (há outros, mais físicos e mais verbais, muito divertidos: este Magos são primos dos Marx). Mas visual no contacto com a abstração, como se fossem manchas desenhadas a carvão a lutarem contra seu apagamento.

Como a "Honra" (...), "Canto dos Pássaros" usa a pequena câmara digital com que foi filmado de um modo que entra em choque com o seu uso mais expandido - ao serviço de um olhar rigoroso, composto, fixo, vez da pulverização desse olhar num caos de permanente mobilidade. Como disse uma vez Pedro Costa, "chama-se a isto 'resistência". E num tempo em que se cantam os "híbridos", e se aplaude um cinema contaminado pela televisão, é urgente defender aquilo que de "híbrido" não tem nada, que não tem lugar se não no campo acossado do cinema e da sala de cinema, e que não responde mais nada para além da sua própria tradição: reencontrar os cineastas "primitivos", disse Serra. Como bem sabemos, o mais moderno dos sonhos, ou o sonho dos mais modernos.

Serra gosta de personagens que estejam “num esforço de superação”, mas das quais “não vemos nunca a razão do seu esforço”. O importante “está sempre fora do campo”, o que implica uma cumplicidade entre espetador e filme: “O espetador tem de procurar o mesmo que os Reis Magos: tem de acreditar que no final do plano acontece algo”. Chegamos ao fundamental da estética de Serra: o espetador que se senta para assistir a um filme seu incorre no mesmo que as suas personagens: “Uma busca de fé. o que se encontra no filme é a fé. Algo intemporal, alheado do tempo. A ideia de que ali vai nascer algo”.

 

 

 

Luís Miguel Oliveira
In Público (Ípsilon), 20.03.2009
06.01.13

Cartaz











































Fotograma

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página