Vemos, ouvimos e lemos
Projeto cultural
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBreves Arquivo

Leitura

A Bíblia Verde

“É Ele a imagem do Deus invisível,o primogénito de toda a criatura; porque foi nele que todas as coisas foram criadas, no céu e na terra, as visíveis e as invisíveis, os Tronos e as Dominações, os Poderes e as Autoridades, todas as coisas foram criadas por Ele e para Ele. Ele é anterior a todas as coisas e todas elas subsistem nele.” (Col 1, 15-17)

Um dos fios condutores que atravessa as Escrituras hebraicas e cristãs sublinha o cuidado de Deus não só pelas pessoas mas também pela terra. Embora alguns visionários, como S. Francisco de Assis, tenham sido identificados com esta ótica, não são frequentes as perspetivas que interpretam os escritos bíblicos para além da relação entre Deus e a humanidade.

Numa tentativa de contrariar esta tendência, a nova «Green Bible» (Bíblia Verde), com prefácio do Arcebispo Desmond Tutu – prémio Nobel da Paz em 1984 – sublinhou mais de mil passagens bíblicas relacionadas com a terra e o ambiente. Para que se tenha consciência da importância deste tema na Bíblia, os editores indicam que existem 490 referências ao céu e 530 ao amor. A edição não se distingue por ter uma nova tradução ou pelas suas abundantes e extensas notas de rodapé, mas por apresentar essas passagens a verde.

Página

A Bíblia Verde inclui uma seleção de textos de especialistas que analisam o cruzamento existente entre os trechos bíblicos e as preocupações ecológicas. Entre os artigos de autores judaicos e cristãos (de várias Igrejas) encontra-se a mensagem de João Paulo II para o Dia Mundial da Paz de 1990, que abrange temas relacionados com a proteção ecológica, a paz e a luta contra a pobreza. O livro contém igualmente uma recolha de ensinamentos de cristãos e outros autores ao longo dos últimos dois mil anos.

Os conteúdos deste livro são, de certa forma, uma resposta às pessoas - como o naturalista David Attenborough, que parece pensar que a Bíblia é a culpada pela destruição ecológica, em virtude da linguagem genesíaca da dominação da natureza pelo homem - que lêem as Escrituras de forma simplista, assim como aos que escolhem versículos em particular para se desculparem da sua ausência de preocupações ecológicas. Uma ecologia profunda exige uma leitura profunda.

Página

A Bíblia é recente mas já angariou algumas acusações. Uma delas refere que a ênfase nas questões ambientais desvia os leitores do núcleo da mensagem bíblica. Mas para os defensores desta edição, na passagem João 3,16 não está escrito que “Tanto amou Deus a humanidade que lhe entregou o seu Filho Unigénito”, mas “Tanto amou Deus o mundo”; a palavra mundo corresponde ao original grego kosmos, que significa todo o universo ordenado: animal, vegetal e mineral.

Para ser coerente com os seus propósitos, a Bíblia é feita com papel reciclado e tinta à base de soja; para a capa foram escolhidos o linho e o algodão. Na «Amazon» dos Estados Unidos o preço de venda é atualmente de $ 19,77.

 

Simon Beard
In Ekklesia
Trad. e adapt.: rm
© SNPC | 01.04.09

Capa

 

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Mais artigos

Mais vistos

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página