A teologia visual da beleza
Projeto cultural
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBreves Arquivo

Arte

Pintura e escultura da Igreja de Santo Condestável

A Igreja de Santo Condestável, em Lisboa, começou a ser construída em 1946, tendo sido inaugurada em 14 de agosto de 1951. O seu arquiteto, Vasco Morais Palmeiro (Regaleira), seguiu o estilo gótico, inspirando-se principalmente na Igreja da Graça, em Santarém (séc. XV) e na Igreja do Convnto do Carmo, em Lisboa (séc. XV). O traçado, simples, assenta numa cruz latina com três naves.

Foto

Do lado esquerdo, a torre do batistério; do lado direito, a torre sineira, que dá acesso ao coro e à cripta. Cruz do brasão dos Pereiras. A brancura do reboco contrasta com o granito cinzento de Sintra, trabalhado a pico fino.

 

Foto

Grupo escultórico de Leopoldo de Almeida sobre o pórtico de entrada. Do lado esquerdo, o Anjo de Portugal; do lado direito, S. Miguel Arcanjo.

 

 

 

Foto

Armas reais de Portugal na 2.ª Dinastia.

 

Foto

 

 

Foto

 

Foto

Nossa Senhora do Carmo e S. Jorge, por quem o Santo Condestável tinha grande devoção. Esculturas de Leopoldo de Almeida que ladeiam o portal.

 

Foto

O coro da igreja prolonga-se lateralmente até ao transepto, formando um trifório com quatro tribunas por lado.

 

Foto

Fresco dos pintores Portela Júnior e Joaquim Rebocho representando a glorificação do Beato Nuno de Santa Maria. Juntamente com o coro dos anjos, de um lado está o rei, um cavaleiro e um legista; do outro, um soldado e um frade. À esquerda da imagem, a bandeira de D. João I. À direita vê-se a bandeira de Nun'Álvares, que inclui a representação do Calvário e de S. Tiago; logo a seguir, o pendão dos Carmelitas.

 

Foto

Os vitrais do transepto são de Almada Negreiros.

 

Foto

O Coração de Jesus.

 

Foto

O Bom Pastor.

 

Foto

 

Foto

O Coração de Maria.

 

Foto

A Anunciação do Anjo.

 

Foto

Relíquias do Santo Condestável.

 

Texto: Igreja de Santo Condestável
Fotografia: rm
© SNPC | 23.04.09


Legenda

 

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Mais artigos

Mais vistos

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página