Vemos, ouvimos e lemos
Projeto cultural
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBreves Arquivo

Bíblia

Viagem de Bento XVI à Terra Santa: breve roteiro fotográfico

A viagem do Papa, que se realizará entre 8 e 15 de maio, começará na Jordânia. Por questões práticas, celebrará uma missa no Estádio Internacional de Amã. Contudo, Bento XVI não deixará de visitar a antiquíssima basílica no Monte Nebo, o local onde se acredita que Moisés morreu depois de Deus lhe ter concedido a graça de poder olhar para a Terra Santa. Do topo do monte vê-se o Vale do Jordão e Jerusalém.

Foto

Monte Nebo

Foto

Monte Nebo: Batistério

Foto

Monte Nebo

Um dos primeiros pontos de passagem do Papa quando se encontrar em Jerusalém é o Yad Vashem, o museu e memorial às vítimas do holocausto. Esta será uma visita particularmente aguardada, em especial por causa da recente polémica envolvendo o Bispo Lefebvrista Richard Williamson, mas também pela existência, no museu, de uma fotografia de Pio XII cuja legenda diz que o Papa da Segunda Guerra Mundial não fez o suficiente para condenar o holocausto. O Vaticano contesta a legenda e o mais provável é que Bento XVI não passe pela sala onde se encontra a fotografia. No Yad Vashem está previsto um encontro com sobreviventes do Holocausto.

Foto

Museu Yad Vashem

O Monte do Templo será alvo de uma visita de grande importância inter-religiosa. Este é o local onde se encontrava o Templo de Jerusalém, local mais sagrado do mundo judaico até à sua destruição no primeiro século da era cristã. Hoje encontra-se lá uma mesquita, considerada a terceira mais importante do Islão, e também o Muro das Lamentações, a única secção do templo que resta, e alvo de devoção por parte dos Judeus.

Foto

Muro das Lamentações. Foto: Annie Griffiths Belt/CORBIS

O Papa encontrar-se-á com o líder da comunidade muçulmana de Jerusalém, e também com o Rabino responsável pelo Muro das Lamentações, devendo ainda cumprir a tradição de deixar uma oração nas frechas do muro, como fez o seu antecessor João Paulo II, no ano 2000.

Foto

João Paulo II deixou a sua prece no Muro das Lamentações


De seguida Bento XVI visitará o Cenáculo, que se acredita ser a sala onde decorreu a Última Ceia.

Foto

Cenáculo. Foto: Richard T. Nowitz/Corbis

Será celebrada uma missa no Vale de Josafat, nos arredores de Jerusalém. Segundo a tradição cristã, este é o local onde decorrerá o Juízo Final.

Foto

Cemitério judeu no Vale de Josafat.

Foto

Vale de Josafat

Na Cisjordânia, o Papa faz questão de visitar Belém, onde os Evangelhos dizem que nasceu Jesus. Será celebrada uma missa na praça diante da Igreja da Natividade, depois da qual o Papa irá à gruta onde se acredita que Jesus nasceu. Bento XVI aproveitará a sua estada na Palestina para visitar um hospital infantil da Caritas e para discursar no campo de refugiados de Aida.

Foto

Igreja da Natividade. Foto: Atlantide Phototravel/Corbis

Foto

Local do nascimento de Jesus

A visita a Nazaré reveste-se de importância não só por esta ser considerada a cidade onde Jesus viveu e cresceu, mas porque é hoje uma das maiores cidades árabes de Israel. O país investiu mais de dois milhões de euros na reabilitação da zona.

Foto

Nazaré. Foto: Hanan Isachar/Corbis

Nos arredores de Nazaré o Papa celebrará uma missa no Monte Precipício, onde se esperam 40 mil pessoas. O precipício figura nos Evangelhos como sendo o local de onde os nazarenos queriam lançar Jesus quando Ele pregou na zona.

Foto

Monte Precipício

Sem deixar a zona de Nazaré, Bento XVI discursará na Igreja da Anunciação, onde o Anjo Gabriel se terá dirigido a Nossa Senhora, informando-a de que Deus a havia escolhido para ser mãe de Cristo.

Foto

Igreja da Anunciação

Foto

Igreja da Anunciação. Foto: Hanan Isachar/Corbis

Foto

Gruta no interior da Igreja da Anunciação. Foto: Hanan Isachar/Corbis

Por fim, e como não podia deixar de ser, o Papa passará pela Igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém. Esta Igreja, cuja custódia se divide, de forma confusa e por vezes hostil, entre as várias comunidades cristãs presentes em Jerusalém, contém o sepulcro onde o corpo de Jesus foi deixado, e onde terá ressuscitado. Talvez pelas dificuldades logísticas, os detalhes desta visita ainda não são conhecidos, mas espera-se que Bento XVI possa aceder ao sepulcro propriamente dito.

Foto

Igreja do Santo Sepulcro

Foto

Igreja do Santo Sepulcro. Foto: Jon Hicks/Corbis

Igreja do Santo Sepulcro

Entrada para o túmulo de Jesus.

 

Filipe d'Avillez / Reuters
In Rádio Renascença
15.04.09

Bento XVI

 

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Mais artigos

Mais vistos

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página