Vemos, ouvimos e lemos
Projeto cultural
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBreves Arquivo

Cultura e património

Recuperação do órgão do Mosteiro do Lorvão: será desta?

“Estou convicto que é desta”. Palavras do presidente da Câmara Municipal de Penacova que, na terça-feira, reuniu com o ministro da Cultura, tendo como ponto único o Mosteiro de Lorvão. Sendo certo que o monumento necessita de obras a vários níveis, a maior preocupação do autarca é a recuperação do órgão de tubos. A luta, dura desde 1992.

Da audiência com António Ribeiro saiu a notícia de que foi feita uma candidatura e há verba inscrita no QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional) para o projecto de conservação de valorização do Mosteiro de Lorvão. Do total da verba, 840 mil euros serão exclusivamente para aplicar na recuperação do órgão de tubos. “O projecto tem várias rubricas, mas a que mais me preocupa tem a ver com o restauro do órgão”, explica o autarca Maurício Marques. E a sua preocupação não é em vão, tendo em conta que já passaram dezassete anos desde que o restauro do órgão foi adjudicado a um organeiro.

A Maurício Marques foi também garantido que vai ser lançado um concurso internacional para aquisição de serviços, ou seja, para a reparação do órgão. “O que importa é lançar a empreitada para pôr o órgão a funcionar», desabafa o autarca, convencido que o processo vai avançar, “porque se não for o dinheiro vai-se perder”, afirma, manifestando a esperança de que o concurso possa ser lançado este ano.

FotoEspaço onde deveria estar o órgão.

O processo de restauro do órgão de tubos começou em 1992, ano em que foi adjudicado a um organeiro de Coimbra. Desde então têm sido muitas as situações impeditivas da realização da obra, como foi o caso do processo judicial que envolveu, durante catorze anos, o organeiro e o IPPAR, com o Supremo Tribunal de Justiça a dar razão ao Organismo público.

A recuperação do órgão é uma aspiração forte não apenas do presidente da Câmara de Penacova e da Junta de Freguesia de Lorvão, mas de toda a população. Também a Associação Pró-Defesa do Mosteiro de Lorvão tem mantido o assunto na ordem do dia. Mais recentemente foi criada uma petição na Internet.

 

Margarida Alvarinhas | rm
In Diário de Coimbra
Fotos: Johnny Mass
29.05.09

Foto

 

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

5ª Jornada da Pastoral da Cultura. Inscreva-se.

 


 

Mais artigos

Mais vistos

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página