Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

S. Miguel, Açores

Um museu para o Arcano Místico de Ribeira Grande

O Arcano Místico irá ter um moderno museu em Ribeira Grande, na casa onde viveu a autora da obra. O imóvel está a ser remodelado para acolher a peça e permitir visitas do público. O espaço será também dotado de um pequeno auditório, sala de exposições temáticas e loja de recordações. Estima-se que o museu possa vir a abrir portas ao público entre o final de Julho e o início de Agosto.

O Arcano Místico, criado no século XIX pela Madre Margarida do Apocalipse, freira do antigo Mosteiro do Santo Nome de Jesus, consiste em milhares de pequenas figuras constituídas em materiais naturais, de origem açoriana. É um conjunto escultórico religioso, de tradição conventual, organizado em três divisões verticais de um grande móvel-expositor (200x200x200 cm), constituído por cerca de noventa grupos agregados de pequenas figuras policromas (1 a 20 cm) e outros elementos, todos identificados por legendas, representando cenograficamente os Mistérios mais importantes do Antigo e Novo Testamento. As figuras são na sua quase totalidade, moldadas numa massa à base de farinha de arroz e de trigo, goma-arábica, gelatina animal e vidro moído.

O Arcano permaneceu durante muito tempo na Igreja Matriz da Ribeira Grande, onde acabou por sofrer ataques de insectos e outros organismos. Dois especialistas estão a trabalhar na sua recuperação e conservação, orçada em cerca de 62 mil euros. O projecto foi assumido pela Câmara Municipal, depois de ter sido assinado um protocolo de cooperação com a Mesa Administrativa da Confraria do Santíssimo Sacramento da Matriz de Nossa Senhora da Estrela, proprietária da peça.

O Arcano Místico foi recentemente considerado Tesouro Regional, pelo Governo Regional dos Açores.

 

Jornal Diário,
Ana Paula Fonseca (Câmara Municipal de Ribeira Grande)
29.05.09

Foto












Foto Fases de recuperação do Arcano
Fotos: Ana Paula Fonseca

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página