Pastoral da Cultura em movimento
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Próximo papa deve continuar «trabalho notável» de Bento XVI no diálogo da Igreja com a cultura, diz bispo de Bragança

O bispo de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, considera que o próximo papa deve prosseguir o diálogo com a cultura promovido por Bento XVI, que deixou «um legado assinalável de pensamento para o mundo contemporâneo».

«Do próximo Papa espera-se que dê continuidade ao trabalho notável de Bento XVI nesta área tão sensível e importante para a vida da Igreja e investir num diálogo cada vez mais franco, próximo e até mais íntimo com os homens e as mulheres do pensamento e das artes», sublinha em depoimento enviado ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

O mais novo bispo em idade do episcopado português, com 45 anos, realça que «Bento XVI mostrou brilhantemente que é mais importante a relação pessoal com as pessoas da cultura que a formalidade do magistério para o encontro com Deus».

Bento XVI, que esta segunda-feira anunciou a resignação, com efeito a partir de 28 de fevereiro, é «reconhecido pelos mais diversos setores da intelectualidade; basta, a título de exemplo, referir aquele grupo de marxistas que se reviram nos escritos do Papa, chegando mesmo a ser apelidados de marxistas ratzinguerianos», lembra.

O prelado especialista em Liturgia destaca que «a clareza de linguagem e a simbólica dos gestos» do papa de 85 anos «levam à sua aceitação por crentes e não crentes».

«Portugal teve o privilégio de testemunhar a preocupação de Bento XVI em dialogar com a cultura e a arte no encontro com o mundo da cultura no CCB, aquando da sua visita [em maio de 2010]. Ainda ecoam em nós as palavras "Fazei coisas belas, mas sobretudo tornai as vossas vidas lugares de beleza", assinala D. José Cordeiro.

FotoD. José Cordeiro e Bento XVI

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 12.02.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Foto
D. José Cordeiro

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2012: Nuno Teotónio Pereira. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.