Próximo papa deve continuar «trabalho notável» de Bento XVI no diálogo da Igreja com a cultura, diz bispo de Bragança
O bispo de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, considera que o próximo papa deve prosseguir o diálogo com a cultura promovido por Bento XVI, que deixou «um legado assinalável de pensamento para o mundo contemporâneo».
«Do próximo Papa espera-se que dê continuidade ao trabalho notável de Bento XVI nesta área tão sensível e importante para a vida da Igreja e investir num diálogo cada vez mais franco, próximo e até mais íntimo com os homens e as mulheres do pensamento e das artes», sublinha em depoimento enviado ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.
O mais novo bispo em idade do episcopado português, com 45 anos, realça que «Bento XVI mostrou brilhantemente que é mais importante a relação pessoal com as pessoas da cultura que a formalidade do magistério para o encontro com Deus».
Bento XVI, que esta segunda-feira anunciou a resignação, com efeito a partir de 28 de fevereiro, é «reconhecido pelos mais diversos setores da intelectualidade; basta, a título de exemplo, referir aquele grupo de marxistas que se reviram nos escritos do Papa, chegando mesmo a ser apelidados de marxistas ratzinguerianos», lembra.
O prelado especialista em Liturgia destaca que «a clareza de linguagem e a simbólica dos gestos» do papa de 85 anos «levam à sua aceitação por crentes e não crentes».
«Portugal teve o privilégio de testemunhar a preocupação de Bento XVI em dialogar com a cultura e a arte no encontro com o mundo da cultura no CCB, aquando da sua visita [em maio de 2010]. Ainda ecoam em nós as palavras "Fazei coisas belas, mas sobretudo tornai as vossas vidas lugares de beleza", assinala D. José Cordeiro.
D. José Cordeiro e Bento XVI
Rui Jorge Martins
© SNPC |
12.02.13

D. José Cordeiro


Bento XVI: figura «ímpar» do pensamento que destruiu todos os preconceitos
Bento XVI: figura «ímpar» do pensamento que destruiu todos os preconceitos
Bento XVI: cronologia do pontificado
Como se elege o papa | IMAGENS |
Discurso de Bento XVI ao mundo da cultura, em Lisboa | IMAGENS |
Ação de Bento XVI fica marcada pela «renovação» da doutrina da Igreja «no diálogo com as diferenças», considera presidente do Centro Nacional de Cultura
Resignação de Bento XVI revela «grande amor à Igreja», diz diretor da Pastoral da Cultura
«O mistério está todo na infância»: o poema de José Tolentino Mendonça para Bento XVI
Bento XVI anuncia resignação
Bento XVI: 85 anos, 85 imagens





