Vemos, ouvimos e lemos
Projeto cultural
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBreves Arquivo

António Variações

O Anjo da Guarda iluminou a Basílica da Estrela

"Eu tenho um anjo, anjo da guarda, que me protege de noite de dia." A voz de Jaime Ribeiro, irmão do músico António Variações, ouviu-se anteontem, no silêncio da Basílica da Estrela, em Lisboa, a cantar uma das mais conhecidas canções de Variações. Aconteceu pouco antes do final da missa das 12h15, na celebração em que foi evocado o músico, que faleceu a 13 de Junho de 1984. Os paroquianos e os turistas, que visitavam a Basílica com o mapa de Lisboa numa mão e a máquina fotográfica na outra, ficaram um pouco espantados com este Anjo da Guarda, tema de 1983.

Os aplausos foram tímidos mas sentidos. Apesar de a família ter posto um anúncio nos jornais, não houve fãs de Variações a quererem participar. Mas veio a família - seis dos oito irmãos de António Variações que ainda estão vivos fizeram questão de estar presentes, alguns vindos do Minho ou mesmo do estrangeiro. "Aproveitamos para reunir a família", explicou Jaime no final. "Ele nunca perdeu as raízes, culturais e familiares, estava muito ligado a nós."

"O António haveria de gostar. Ele era muito católico. Deve estar muito feliz por nos ver aqui hoje", acrescentou outra irmã, Maria de Lurdes.

Ontem, não houve "um mar de gente" a sair da Basílica da Estrela, tal como houve há 25 anos, recorda Jaime Ribeiro. Mas a família gosta de manter a viva a memória do mais excêntrico dos seus membros. "Cantamos muito as músicas dele", garante Maria de Lurdes. Até os mais pequenos, que já não conheceram o tio António, sabem cantar o É Pr'Amanhã.

 

O Anjinho da Guarda

This text will be replaced
 

 

Maria João Caetano | rm
In Diário de Notícias
14.06.09

António Variações

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Mais artigos

Mais vistos

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página