Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

D. José Tolentino Mendonça introduz e apresenta “Nos passos de Etty Hillesum”

Atualizar o percurso espiritual da judia holandesa Etty Hillesum, morta no campo de concentração de Auschwitz, em 1943, com 29 anos, e evocar visualmente alguns dos lugares da sua vida, são os propósitos do livro “Nos passos de Etty Hillesum”, de Filipe Condado, com prefácio do arcebispo D. José Tolentino Mendonça.

O projeto, a publicar pela Sistema Solar-Documenta, nasceu no seguimento de uma viagem/peregrinação à Holanda organizada pela comunidade da Capela do Rato, em Lisboa, então sob a responsabilidade pastoral do P. Tolentino Mendonça, refere uma nota enviada ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

«O livro poderá ser visto como o conjunto de dois percursos que tanto se fundem como podem viver de uma forma autónoma: por um lado, o percurso espiritual de Etty, construído a partir de fragmentos que seleccionei dos seus livros, “Diário” e “Cartas”; por outro, um registo fotográfico, também de minha autoria, dos “lugares” da sua vida», explica o autor.



Imagem "Nos passos de Etty Hillesum" | Filipe Condado | Ed. Sistema Solar/Documenta | D.R.


A obra, com 160 páginas a cores, vai ser apresentada a 18 de maio, a partir das 18h00, na Capela do Rato, por D. Tolentino Mendonça, arquivista e bibliotecário da Santa Sé, no âmbito de uma sessão que marca o início do primeiro congresso em Portugal sobre Etty Hillesum.

Nascido em 1973, Filipe Condado frequentou cursos no AR.CO e I.P.F. e assinou nove exposições individuais de fotografia e perto de duas dezenas de coletivas. Tem vários trabalhos premiados e publicados, além de estar representado em instituições nacionais e coleções particulares em Portugal, Brasil, China, Espanha e Suíça.

«Por acreditar muito na qualidade do resultado final», Filipe Condado avançou com a verba necessária para a produção, pedindo agora, «por forma a minimizar o “embate” inicial», lançar uma espécie de “crowdfunding”.

Os interessados em adquirir o volume, podem fazer uma transferência bancária no valor de 18 euros por exemplar, enviar um e-mail para o endereço mail@filipecondado.com, anexando o comprovativo (com nome, morada, e telefone), para o NIB 0023 0000 4545 1347 2319 4, ou através do sistema MB Way, incluindo, na descrição, a indicação do título do livro, nome e apelido do comprador. A obra será remetida pelo autor assim que estiver disponível.



Imagem "Nos passos de Etty Hillesum" | Filipe Condado | Ed. Sistema Solar/Documenta | D.R.

 

Rui Jorge Martins
Imagem: Capa | D.R.
Publicado em 26.05.2019

 

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos