Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

  Ofício de Leitura 

Imagem

  João Seabra. Uma vida dada a Deus 
  AA. VV 
«"Então o que é que me resta?/ Resta-me a minha vida dada a Deus./ Como no primeiro instante./ A minha vida dada a Deus, para que Ele disponha./ Para que a utilidade a atribua Ele/ e não a minha interpretação de mim próprio,/ nem a ideia que os outros fazem de mim./ Mas Ele./ Na utilidade da vida que não tem outro propósito senão servi-lo/ e oferecer-se por Ele/ e dar-se por Ele./ Como Ele fez por mim." Livro de homenagem ao cónego desaparecido há precisamente um ano (3 de junho). Memórias de uma das figuras mais importantes da Igreja Católica portuguesa das últimas décadas com textos do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, amigo de infância do padre João Seabra, de D. Manuel Clemente e de João César das Neves.»
Saiba mais.

Imagem

  Bento XVI. Uma vida (2 volumes) 
  Peter Seewald 
«Como Papa de uma época de transição, Bento XVI é tanto o final do antigo quanto o começo de algo novo, um construtor de pontes entre mundos. Ele mostrou que a religião e a razão não são antagónicas. Que justamente a razão é a responsável por evitar que a religião resvale para loucas fantasias e fanatismos. Ele cativava com o seu jeito nobre, o seu elevado espírito, a honestidade da análise e a profundidade e beleza das suas palavras. Junto dele, todos sabiam que o que ele anunciava podia ser incómodo, mas correspondia fielmente ao ensinamento do Evangelho, à continuidade com os Padres da Igreja e às reformas do Concílio do Vaticano II; e isso vinculado ao conselho de cultivar um olhar em profundidade à essência das coisas, ao fundamental da vida e da fé, em vez de se distrair com superficialidades.»
Saiba mais.

Imagem

  «Deixou o palácio para se dedicar aos pobres». Biografia espiritual de Luiza Andaluz 
  Ricardo Figueiredo 
«Neste livro encontramos a biografia de Luiza Andaluz, uma mulher extraordinária, capaz de encontrar a vontade de Deus mesmo no meio das situações mais difíceis e angustiantes. Tendo sido uma das primeiras fidalgas de Santarém, alcançou grande popularidade em Portugal. Tal feito deve-se à sua enorme bondade, inteligência e distribuição que fez dos seus bens, espalhando-os largamente, liberalmente, aos que mais necessitavam. […] A vida de Luiza Andaluz deixa um rasto de santidade que nos convida a olhar para a nossa própria vida e a colocar a questão: como é que nós temos correspondido às provocações de Deus que nos chegam de tantas formas?»
Saiba mais.

Imagem

  Jesus passou por aqui 
  Guedes de Amorim 
«António Guedes de Amorim nasceu em Sedielos, no pequeno e escondido lugar de Sá, em 26 de outubro de 1901, na aurora do século XX. Viveu a sua infância à sombra do Marão e aos pés do rio Sermanha, que serviram de musas inspiradoras ao seu romance mais conhecido, Aldeia das Águias. O percurso ideológico e espiritual de Guedes de Amorim foi marcado por ternura e preocupação pelos pobres e simples, vindo a encontrar na fé cristã um sentido para a vida e um caminho para a resolução dos problemas sociais. Por isso não nos espanta que a sua vida desse uma reviravolta, do marxismo para o ideal de São Francisco de Assis.»
Saiba mais.

Imagem

  Maria, um sim a Deus 
  Gabriele Amorth 
«A intenção que motivou o Pe. Gabriele Amorth foi a de pesquisar sobre a figura de Nossa Senhora e sobre a sua rica e viva humanidade. Este livro não se propõe a ser uma simples biografia da Mãe de Jesus, mas uma meditação, um ensaio de pesquisa que analisa, com sabedoria, os textos sagrados e os costumes do período em que Maria viveu. (...) "Procuramos o rosto humano de Maria para compreender o segredo da sua grandeza e evitar transformar a Virgem numa abstração de santidade, ou numa figura desprovida de personalidade."»
Saiba mais.

Imagem

  Nos passos de Santo António de Lisboa 
  Luiz Alexandro Solano Rossi 
«A vida de Santo António tem o poder de fazer com que nos apaixonemos por ele e, ainda mais, de nos tirar da passividade. (...) António, mais do que santo, era humano; mais do que humano, era discípulo; mais do que discípulo, tinha consciência da sua vocação; mais do que vocacionado, estava aberto ao amor ao próximo; mais do que amoroso, defendia implacavelmente os pobres. O livro "Nos passos de Santo António de Lisboa" deseja recriar algumas das experiências por ele vividas. É como se, ao pisar nas suas pegadas, assumíssemos essas mesmas experiências como se fossem nossas.»
Saiba mais.

Imagem

  Segundo o estilo de Deus. Reflexões sobre a espiritualidade do presbítero 
  Papa Francisco 
«Este livro traz a reflexão ampla e articulada do Papa Francisco sobre a figura e a espiritualidade do presbítero. O Santo Padre ensina as quatro atitudes de proximidade que o presbítero deve assumir: a proximidade com Deus, com o bispo, com o presbitério e com o povo de Deus. (...) "Meditando sobre o que poderia partilhar convosco da vida atual do sacerdote, cheguei à conclusão de que a melhor palavra deriva do testemunho que recebi de tantos padres ao longo dos anos. O que vos proponho resulta de um exercício de refletir sobre eles, identificando e contemplando as características que os distinguiam e lhes davam uma força, uma alegria e uma esperança singulares na sua missão pastoral."»
Saiba mais.

Imagem

  Crê sempre no amor. Biografia de Santa Isabel da Trindade 
  António José Gomes Machado 
«Este livro resultou do esforço do autor em escrever uma obra o mais completa possível sobre a vida, espiritualidade e escritos de Santa Isabel da Trindade (1880-1906), carmelita descalça francesa, uma das maiores místicas da Igreja. A sua juventude plena de alegria e musicalidade, a profundidade da sua fé, a sua relação de intimidade com o Deus Uno-Trino e a sua maturidade espiritual, que a coloca ao nível dos doutores da Igreja, são joias que urge descobrir. A sua mensagem é profundamente atual e a sua vida um estímulo aos jovens e menos jovens a seguir a vida do amor, da adoração e do louvor da Santíssima Trindade, levando-os a experimentar, como ela, o "Céu na Terra."»
Saiba mais.

Imagem

  Rezar a Jesus ressuscitado 
  Dário Pedroso, S. J. 
«Precisamos crescer na fé em Jesus Ressuscitado, que está sempre presente connosco de muitos modos. Este livro propõe-se a ser um guia meditativo por meio das aparições do Ressuscitado. São 40 orações, centradas nos textos evangélicos que oferecem um caminho para crescer na fé e no amor, viver mais a esperança n’Ele, que continua vivo e no meio de nós.»
Saiba mais.

Imagem

  Verna 
  Joaquim Félix de Carvalho 
«A dias crescentes confio, ó eterno,/ meu desconhecido a acumular-se./ E por noites como caracóis de seu trilho à luz/ te pergunto: devolves à lentidão o duro visível,/ meu verde pensamento a formar-se?// Toda reverdecer de juncos a rã de roncal suplica:/ água, abundância dobrada, esclarece-te./ E eu por ti os tempos decanto em processo cristal:/ à transparência d’esmeralda, ó eterno,/ reúne-me à paisagem com milhões de formigueiros.// Verde aoristo, teu rasto percorre meu cancioneiro,/ ó sem-fins, aquecidos versos dentro do verbo,/ ephápax, em mim devir único de plurais puros.»
Saiba mais.

Imagem

  Tríptico. Leitura da poesia de Daniel Faria 
  José Rui Teixeira 
«Trata-se de uma poesia profundamente dialética e dicotómica: treva e luz, noite e manhã, homem e anjo, chão e céu, peso e leveza, dividido e inteiro, interior e exterior, primeiro e último, pedra e nuvem, queda e ascensão. Trata-se ainda de uma poesia em mutação, que se desdobra em cedên-cias, variáveis, predominâncias. Inicialmente embala-nos o movimento de subir-e-descer, depois o de sair-e-entrar e, finalmente, o de fechar-e-abrir. E na periferia da gramática do corpo, matizan-do a morte, desdobra-se o seu universo semântico: degrau, grito, casa, mulher, poço, fogo, um-bral, silêncio.»
Saiba mais.

Imagem

  O pastor. Desafios, razões e reflexões de Francisco sobre o seu pontificado 
  Francesca Ambrogetti, Sergio Rubin 
«"O Pastor" é fruto de dez anos de entrevistas nas quais o papa Francisco não evita nenhum aspeto da sua vida e de um pontificado que está a mudar a Igreja. Nele se encontra a sua história, as suas preferências, a sua personalidade, a sua defesa do meio ambiente e da paz mundial, os desafios do seu papado – incluindo a luta contra o flagelo dos abusos e a favor da transparência das finanças vaticanas.»
Saiba mais.

Imagem

  Relação espiritual de ajuda. Acompanhar doentes 
  Fernando Sampaio 
«É cada vez mais aceite e reconhecido, o papel crucial que a espiritualidade desempenha na promoção da saúde junto do doente… À semelhança de outros profissionais de saúde, é necessário ter em conta, a psicologia do doente e técnicas psicológicas de ajuda. O acompanhamento espiritual exige, portanto, muito mais do que boa vontade ou de uma simples atitude de caridade, exige também dos assistentes espirituais e capelães uma necessidade de profissionalização para atuarem e saberem estar no hospital moderno, em colaboração de igual para igual. Este livro apresenta os conceitos, técnicas e práticas da Relação de Ajuda com o objetivo de sensibilizar, promover e formar para uma assistência espiritual centrada na pessoa e preocupada com a qualidade e a excelência no modo de acompanhar doentes, isto é, no seu modo de se relacionar e de comunicar.»
Saiba mais.

Imagem

  A sinfonia feminina (incompleta) de Thomas Merton 
  María Cristina Inogés Sanz 
«Houve muitas mulheres na vida de Thomas Merton – incluindo a sua mãe. E outras mulheres da sua família; aquelas que conheceu, no sentido mais amplo do termo, durante a sua juventude tresloucada; a mãe do seu filho; as que mais tarde fizeram parte do seu círculo de amigos; as outras com quem se correspondia e que o ajudaram a ver outros pontos de vista ou a aprofundar os seus e, por fim, M – como ele a chamava – o amor da sua vida, já monge. Mulheres e Merton parece um assunto difícil de se evitar, mas que se dispensa assim que surge uma oportunidade. A história da Igreja está pontilhada por casais que muito contribuíram para ela. Tudo o que é necessário é um olhar limpo e uma língua contida quando as circunstâncias são desconhecidas.»
Saiba mais.

Imagem

  Abrir, rezar, criar. Dá vida à oração 
  Daniela Calças 
«Deus é o mesmo, mas a relação pessoal com cada um de nós não pode ser igual porque nós não somos iguais. Daqui nasce este livro, aparentemente igual a todos os outros, mas, depois de ser teu, não haverá mais nenhum igual... A não ser que o deixes a ganhar pó na estante. 68 desafios diferentes; uma só equipa: tu e Deus; um objetivo: rezar. Não há respostas certas, nem erradas, apenas um caminho para ser feito.»
Saiba mais.

Imagem

  O coração fala-nos de Deus. A importância do discernimento para os dias de hoje 
  Papa Francisco 
«A estrutura em duas partes deste volume dedicado ao discernimento nos primeiros dez anos do magistério do Papa Francisco reflete a sua natureza peculiar: o discernimento é uma sabedoria e uma atitude do coração, não uma técnica ou uma metodologia organizacional. A sua aprendizagem requer estudo, mas não basta: deve-se praticá-la. A reflexão sobre o que se vive, em confronto com uma tradição espiritual e um acompanhante, permite que se torne um património vivo, tornando-o exprimível e comunicável.»
Saiba mais.

Imagem

  A arte de apresentar o mistério trinitário. Imagem, Eucologia e Simbólica 
  Tiago Fonseca 
«Ao longo dos séculos, a complexidade e a densidade do dogma da Santíssima Trindade constituiu um desafio à linguagem teológico-litúrgica que encontrou na arte um meio eloquente para se expressar. Procurou-se desenvolver o modo como este mistério inefável foi representado na arte litúrgica mediante a imagem, a eucologia e a simbólica. Expõe-se uma breve contextualização da evolução e explicitação do dogma da Santíssima Trindade; apresenta-se a relação entre a Trindade e a liturgia, tendo em conta os textos eucológicos, ritos, gestos e símbolos litúrgicos; e identificam-se os diversos modelos de representação trinitária a partir de imagens, esculturas, pinturas, manuscritos e ícones.»
Saiba mais.

Imagem

  Companhia de Jesus. O breve regresso no reinado de D. Miguel 
  Francisca Branco Veiga 
«A revolução de 1820 previa uma viragem na política portuguesa, mas o liberalismo constitucional foi interrompido pelo absolutismo miguelista em 1828. Na defesa da união entre a monarquia absoluta e a instituição eclesiástica, e tendo como retaguarda a bandeira da Santa Aliança, D. Miguel chama os jesuítas como "bons formadores" e "educadores das mentes e das consciências" da juventude (...). Com base num percurso histórico evolutivo e na relação de pura reciprocidade entre o rei D. Miguel e os jesuítas, este livro procura responder a quatro questões chave: Quais as razões que estiveram na origem do regresso da Companhia de Jesus a Portugal? Que propósitos e objetivos servia este regresso? Que impactos teve a reinstalação dos missionários jesuítas? Que razões determinaram a segunda expulsão?»
Saiba mais.

Imagem

  O que é o cristianismo. Quase um testamento espiritual 
  Bento XVI 
«O livro que Bento XVI só queria que fosse publicado depois da sua morte. As suas últimas reflexões sobre alguns temas fundamentais do Cristianismo.»
Saiba mais: Envie "e-mail" para lucerna@lucernaonline.pt

Imagem

  Os papas que marcaram Portugal 
  José de Carvalho 
«Fátima tem sido, no último século, um dos maiores pontos de concentração de crentes de todo o mundo, a que não têm escapado os próprios papas. É assim que, sucessivamente, entre 1967 e 2017, de Paulo VI a Francisco, passando por São João Paulo II e Bento XVI, a visitaram. (...) O ano de 2023 é a mais recente etapa desta ligação, marcada pela visita do Papa Francisco, a propósito da Jornada Mundial da Juventude. Este livro procura recordar, com todos os detalhes, as deslocações dos papas a Fátima e a outras cidades portuguesas (Porto, Coimbra ou Ponta Delgada), as suas relações com os chefes de Estado da época, contextualizadas do ponto de vista social, político e religioso, bem como histórias e curiosidades, enriquecidas com fotografi as, mensagens e excertos das homilias proferidas pelos sumos pontífices em Portugal.»
Saiba mais.

Imagem

  Odiarás o teu próximo. Porque esquecemos a fraternidade. Reflexões sobre os medos do tempo presente 
  Lorenzo Fazzini, Matteo Maria Zuppi 
«O convite de Matteo Zuppi é um desafio: redescobrir a solidariedade autêntica, entendida como forte participação na vida dos outros; olhar para o pluralismo religioso como uma oportunidade para redescobrir as razões da própria fé; promover o acolhimento que defende e cria a vida; abrir-se ao amor, força criadora capaz de grandes coisas, que constitui a dimensão mais autêntica de cada ser humano.»
Saiba mais.

Imagem

  Trazer os jovens de volta à missa. A transmissão da fé numa sociedade sem adultos 
  Armando Matteo 
«É preciso reconhecer que do Sínodo de 2018 não surgiu a necessária renovação da ação pastoral para com os jovens. Este ensaio avança a hipótese de a razão última de tudo isto residir no facto de o Sínodo sobre os jovens não refletir plenamente sobre a "rutura na transmissão geracional da fé", claramente indicada pelo papa Francisco desde a época da "Evangelii gaudium", e ao mesmo tempo ter negligenciado o fenómeno da transformação da nossa sociedade numa sociedade sem adultos. O nosso é, na verdade, o tempo do triunfo de "Peter Pan" no coração dos atuais adultos, que já não fazem os seus filhos crescer e acreditar. Por isso, o nosso é o momento certo para trazer os jovens de volta à Missa.»
Saiba mais.

Imagem

  O que é ser católico? Breve exposição da fé católica e as suas respostas 
  D. Manuel dos Santos 
«Numa sociedade que ainda se identifica como católica, mas que na sua maioria não conhece os seus fundamentos, as verdades da fé começam a tornar-se subjetivas. Numa linguagem simples – de perguntas e respostas – o autor vai explicando ao leitor os pilares da doutrina católica, dando especial enfoque ao que significa ser batizado, o sentimento de pertença à Igreja e a importância da Palavra de Deus.»
Saiba mais.

Imagem

  O anjo da guarda 
  Maria Inês Almeida, Mónica Moura 
«Muitas crianças só ouvem falar do Anjo da Guarda quando rezam a sua oração antes de se deitarem. Mas o nosso Anjo da Guarda é mais do que uma oração, ele acompanha-nos nas várias situações do nosso dia. Com a ajuda de ilustrações muito coloridas e divertidas, vamos percebendo que apesar de não o vermos, este amigo do Céu está sempre disponível e nunca nos deixa sozinhos!»
Saiba mais.

Imagem

  Connosco está. Meditações e orações 
  Padre Emanuel Brandão 
«Penetrar no espírito das meditações e das orações desta obra é ser inundado pela alegria da ressurreição e da vida nova – a alegria da ressurreição é o centro da mensagem cristã. Em cada página, parágrafo ou frase pressente-se que Jesus Ressuscitado está verdadeiramente connosco em todas as circunstâncias da humana existência. Somos convidados, por isso, a percorrer – guiados pela luz divina – os passos da presença do Ressuscitado no meio de nós desde a Sua ressurreição até ao Pentecostes, com o intuito de vislumbrar os sinais da Sua presença.»
Saiba mais.

Imagem

  O acólito: ministério na comunidade 
  Serviço Nacional de Acólitos 
«A direção do Serviço Nacional de Acólitos preparou esta publicação com o objetivo de entregar aos acólitos de Portugal um subsídio que sirva de trabalho aos grupos das diferentes comunidades para que possam ter material de reflexão, estudo e oração e assim ajudar na formação contínua dos acólitos, bem como na sua espiritualidade. (...) Além dos textos sobre vida dos patronos dos acólitos, encontramos uma catequese sobre o discipulado e vários esquemas de orações que os acólitos poderão aproveitar para fazer em grupo ou individualmente.»
Saiba mais.

Imagem

  O acompanhante espiritual. Uma espiritualidade para o encontro 
  Darío Mollá Llácer, sj 
«O acompanhamento espiritual é um dos serviços mais importantes e de maior responsabilidade dentro da Igreja. Para que tenha qualidade evangélica, o acompanhante espiritual deve ter atributos e competências pessoais e, sobretudo, atitudes de fundo com as quais encara o seu ministério. É disto que trata esta obra. Não do acompanhamento como atividade, nem das técnicas ou procedimentos para o realizar, mas do acompanhante, da sua espiritualidade, das suas atitudes e disposição que, à maneira de Jesus, ajudam o encontro pessoal com Deus. A partir de passagens concretas do Evangelho, enumeram-se e exemplificam-se algumas dessas atitudes.»
Saiba mais.

Imagem

  Rezar pelos Salmos 
  D. Manuel Madureira Dias 
«Rezar pelos Salmos e com os Salmos é hoje, uma necessidade para um cristianismo que se destaque principalmente pela arte da oração bíblica e litúrgica. O Saltério, composto pelos autores sagrados do Antigo Testamento, é o grande livro de oração da Liturgia das Horas, contendo as palavras que o Espírito de Deus oferece à humanidade. O próprio Jesus Cristo rezou esta palavra.»
Saiba mais.

Imagem

  Os jovens. A conquista da identidade 
  José Luís do Souto Coelho 
«Na liberdade de voar para a plenitude, sabemos que nos podemos perder ou ficar a meio caminho da meta. Este livro é uma espécie de mochila pedagógica que te pode acompanhar durante o percurso – repleta de materiais para apoiar o trabalho com jovens, servindo de ferramenta para pais, educadores, animadores de grupos e para todos aqueles que desejem ter um papel mais ativo no crescimento pessoal e comunitário.»
Saiba mais.

Imagem

  Um cristianismo sinodal em construção. A fé cristã na atual sociedade 
  Mario de França Miranda 
«As reformas do papa Francisco são, com frequência, acusadas por grupos conservadores de heterodoxia e, até mesmo, de heresia, por se entender que o Cristianismo é uma verdade única, imutável e definitiva, tal como a Igreja e o próprio papado. Nas palavras do Papa, esses elementos constituem aqueles que pensam que viver a fé é sempre "voltar atrás" e não discernir o presente a partir do passado e vice-versa. Eis que surge uma obra que oferece um conjunto de chaves de leitura e que contribui para a compreensão das decisões do pontificado de Francisco.»
Saiba mais.

Imagem

  Uma encíclica sobre a paz na Ucrânia 
  Francesco Antonio Grana (coord.) 
«"Uma verdadeira encíclica sobre e pela paz na Ucrânia e em todas as outras partes da terra." Estas são as palavras com as quais o Pontífice apresenta ao mundo a sua mensagem contida no livro, o último grito para deter a espiral de violência e morte no coração da Europa. "Uma espécie de diário de guerra que ofereço aos leitores na esperança de que muito em breve se torne um diário de paz", escreve o Papa. O texto chama a atenção para o dever de sermos homens e mulheres pacíficos, porque ninguém, em nenhuma função, pode acostumar-se ou sentir-se indiferente aos horrores da guerra.»
Saiba mais.

Imagem

  Ressurreição. Manual de instruções 
  Fabrice Hadjadj 
«Curiosamente, depois da sua ressurreição, Jesus não só resplandece menos do que durante a sua transfiguração no Tabor, mas já nem sequer tem o carisma de antes: Maria Madalena toma-o inicialmente por um simples jardineiro, os discípulos de Emaús, pelo mais ignorante dos habitantes de Jerusalém, os Apóstolos, por uma espécie de pescador aposentado à beira do lago de Tiberíades... (...) Fabrice Hadjadj não deixa pedra por revirar nem aparição por comentar, mas sempre em busca do comum, do quotidiano, da ressurreição presente nos interstícios quase imperceptíveis da vida de todos os dias. (...) Depois da ressurreição de Cristo tudo pode ser ressurreição do homem.»
Saiba mais.

Imagem

  Cartas de um teólogo a um jovem de hoje 
  Alexandre Freire Duarte 
«O autor destas Cartas encostou os seus ouvidos ao chão e ouviu os gritos de muitos dos jovens a clamar por um sentido de vida, por um mundo melhor e mais justo, mas não enveredou por diálogos nihilistas, que não se sentem determinados por nada, a não ser pela sua própria vontade autónoma, nem fundamentou os seus diálogos numa interpretação sentimental do amor e da compaixão de Cristo separada da verdade, mas mostrou, através de histórias com lições de vida, que o amor e a compaixão verdadeiros implicam e comprometem radicalmente a pessoa, precisamente porque são inseparáveis da verdade, que é a única, como refere S. João, que nos torna livres.»
Saiba mais.

Imagem

  Ecologia poética no labirinto da liturgia 
  Joaquim Félix de Carvalho 
«Joaquim Félix de Carvalho propõe-nos um percurso poético-espacial pela liturgia, auxiliando-se de poetas como Cinatti, Belo, Pessoa, Sophia e, no campo da instalação, de Viola, Kapoor e da Catedral de Chartres. Um caminho belo pela ecologia integral da liturgia na poética labiríntica.»
Saiba mais.

Imagem

  Comunicações e discursos. Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima 
  Luiza Andaluz 
«Este volume reúne as comunicações que Luiza Andaluz, a fundadora da Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, dirigiu à congregação, bem como os discursos a diferentes interlocutores – instituições educativas, movimentos juvenis, paróquias, casas de trabalho e ainda na atribuição da medalha de ouro da cidade de Santarém. São assim publicados neste volume 51 textos escritos entre 1924 e 1973, que revelam Luiza Andaluz num lugar de liderança, na sua forma de se relacionar com a congregação e com as diferentes instâncias com que interagia.»
Saiba mais.

Imagem

  Uma decisão original. Guia para o casamento pela Igreja 
  Nicolás Alvarez de las Asturias, Lucas Buch, Maria Álvarez de las Asturias 
«Acreditam num amor que pode ser total e para sempre? Isso é original … É maravilhoso! É como fazer uma viagem a uma cidade cheia de grandes tesouros e pequenos recantos da luz. E foi para vos ajudar a circular mais à-vontade nessa cidade que escrevemos este breve guia.»
Saiba mais.

Imagem

  A arte de curar. A hemorroíssa e a senda da vida saudável 
  Fabio Rosini 
«O Padre Fabio Rosini propõe um caminho pessoal (e, por isso, universal) de cura da vida interior e afetiva. O guia é uma mulher doente de há dois mil anos, a hemorroíssa, presente no capítulo V do Evangelho de Marcos, cujo processo de cura, paradigmático e simbólico, é analisado. Uma viagem subdividida em três etapas – diagnóstico, cura e vida sã perdurável – em que o leitor vai avançando com base em perguntas úteis a fazer a si próprio sobre aquele que nos ama, deixando que Ele, pouco a pouco, vá dando as respostas. O segredo do diagnóstico consiste em identificar os sintomas das atitudes ambíguas que vamos tendo na nossa existência, para fazer incidir luz sobre as falsidades que trazemos no coração.»
Saiba mais.

Imagem

  Deus é sempre novo. Pensamentos espirituais  
  Bento XVI 
«A beleza do cristianismo explicada por um pensamento ardente e uma linguagem límpida. (...) Estas páginas demonstram-no: abordando os grandes temas da fé – como Deus, Jesus, a alegria, o amor, a esperança, a verdade e a liberdade –, Bento XVI consegue tocar os corações e interpelar as mentes dos seus leitores. Cada página está impregnada de um ímpeto missionário sincero e gratuito porque, a Joseph Ratzinger, parece "que esta seja a primeira necessidade: que Deus esteja de novo presente na nossa vida, que não vivamos como se fôssemos autónomos, autorizados a inventar o que é a liberdade e a vida".»
Saiba mais.

Imagem

  O Evangelho ferial lido na tradição cristã. Tempo Pascal  
  Pablo Cervera Barranco 
«Folheando os evangelhos feriais (neste caso da Páscoa), o livro que o leitor tem nas mãos oferece uma ampla e seleta antologia de textos de autores cristãos de todos os tempos, desde os Padres Apostólicos até autores recentes, que comentaram ou se referiram de um e de outro modo a estas perícopes evangélicas. São textos de muitos variados autores e de diversos géneros literários, textos magisteriais e teológicos, pastorais e espirituais, de Santos Padres e de escritores eclesiásticos. Todos eles testemunham como a palavra de Deus foi viva e operante na Igreja, como promoveu a piedade e guiou o ensino, provocou a reflexão e introduziu no mistério que nos ultrapassa.»
Saiba mais.

Imagem

  A direção da alma e a vida perfeita  
  São Boaventura 
«Esta obra recolhe dois belíssimos textos da literatura ascética e mística, em que o Doutor da Santa Igreja e filho do Pai Seráfico se revela notavelmente como grande mestre da vida espiritual. Primeiro, o pequeno tratado sobre A direção da alma, escrito para a Princesa Branca, filha do Rei São Luís, traz os princípios básicos sobre os quais a alma deve alicerçar o seu itinerário em direção à união com Deus. Depois, em A vida perfeita, escrito a pedido da Beata Isabel, irmã de São Luís, São Boaventura expõe as oito bem-aventuranças que o cristão deve perseguir para realizar em si a vocação divina (...).»
Saiba mais.

Imagem

  O sino da minha aldeia  
  Jorge Reis-Sá; Carla Narateh, ilustrações 
«O sino da minha aldeia é um livro infantil, profusamente ilustrado, pensado para o primeiro ciclo de aprendizagem escolar. "Era costume: durante as tardes de trovoada, o David sentava-se com a avó na varanda, sobranceira ao cemitério – e a igreja ao fundo. E conversavam. Sobre tudo e sobre nada, que também é possível falar de nada." E foi numa destas conversas que lembraram o avô que morrera fazia poucos meses. Entre o som do sino e a visão do cemitério, em frente à casa da avó, pensaram no Céu e em todos os significados possíveis para ele. Vem também conversar com o David e a avó.»
Saiba mais.

Imagem

  «Só N’Ele» confio. Biografia espiritual de São de Alenquer  
  Ricardo Figueiredo 
«Neste livro encontramos a vida da jovem Maria da Conceição de Pimentel Teixeira, mais conhecida por Sãozinha da Abrigada ou Sãozinha de Alenquer. (...) Este empenho por escrever sobre jovens exemplos de santidade enquadrou-se, primeiramente, na convocatória do Papa Francisco para a Assembleia do Sínodo dos Bispos sobre os jovens e, em seguida, à convocação da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa em 2023. Todos estes fatores me têm levado a realizar este esforço, na certeza de que pode ser o melhor e maior contributo para a pastoral juvenil nos nossos dias: os jovens são especialmente chamados a ser santos porque, pela juventude etária, mas sobretudo pela juventude da alma, têm uma especial capacidade para plasmar no seu dia a dia o seguimento de Jesus Cristo.»
Saiba mais.

Imagem

  Para uma teologia fundamental do sacerdócio (2 vols.)  
  Cardeal Marc Ouellet (direção e coordenação) 
«O simpósio "Para uma teologia fundamental do sacerdócio" inaugurou uma nova fase da reflexão teológica e pastoral no contexto das questões contemporâneas sobre o ministério dos presbíteros e o sacerdócio dos batizados. O aprofundamento da relação entre as duas participações – batismal e ministerial – no único Sacerdócio de Cristo é fundamental para renovar a missão da Igreja no espírito de abertura e diálogo do Concílio Ecuménico Vaticano II. Este aspeto é evidente do ponto de vista ecuménico. É igualmente um fator pertinente para a promoção e comunicação de todas as vocações, em particular as das mulheres, cujos carismas são ainda pouco reconhecidos e sobretudo pouco integrados no lugar que lhes compete, no interior da animação da comunhão eclesial.»
Saiba mais.

Imagem

  Levantando-se Maria  
  P. César Silva 
«Será levantar-se um gesto banal? Longe disso, até porque supõe ações e atitudes que definem cada pessoa e implicam a própria vida. Em Lc 1,39 levantar-se é o verbo escolhido para descrever a ação e atitude de Maria, imediatamente após a anunciação. Lucas escreve: «levantando-se, Maria partiu apressadamente para a montanha». Este versículo chave e central na narração bíblica convida a uma atenção especial ao verbo levantar-se noutros textos da Sagrada Escritura. A surpresa é imediata. Apercebendo-nos que este verbo aparentemente secundário é, de facto, fundamental na composição de várias perícopes, na construção de vários personagens e na própria transmissão narrativa.»
Saiba mais.

Imagem

  Brasas Lenha Sopro. Palavras «vizinhas» que congregam em oração o Povo de Deus  
  Johnny Dotti, Mario Aldegani 
«Na tradição popular sempre se desenvolveram formas de oração comunitária, simples e profundas, (como as "novenas"), que sustentam a esperança, marcam não só o sentido da expectativa, do desejo ou da ação de graças, mas também o ritmo comum, o ritmo da peregrinação no tempo, ajuda concreta para nos mantermos concentrados existencialmente. Como usar este livro, para que não se perca? Eis as sugestões dos autores: "Seria bom que fosse usado 'sinodalmente', ou seja, que além da leitura, da reflexão e da oração pessoal, algumas páginas fossem lidas e oradas em comunidade, num processo de 'conversão' comunitária."»
Saiba mais.

Imagem

  A Cruz e o Caminho  
  Daniele Mencarelli 
«Esta Via Sacra é uma obra original para entrar no mistério das questões sobre a fé e sobre a verdadeira humanidade do homem. Quem é o vencedor? Qual é a «Hora» da verdadeira revelação do humano? A do crucifixo ou a do príncipe do mundo? No fundo: é a Deus ou a Satanás – diz-nos Mencarelli – a quem desejamos olhar como nosso salvador? Nenhum dos dois tem um caminho fácil, nenhum dos dois pode ser seguido sem dor, mas (para citar o último romance deste poeta de hoje) a quem «pediremos salvação», uma vez que todos a pedimos? »
Saiba mais.


Textos: Sinopses fornecidas pelas editoras
Edição: Rui Jorge Martins
Atualizado em 23.05.2023

 

 

Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Impressão digital
Paisagens
Prémio Árvore da Vida
Vídeos