Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

«As mulheres vivem com medo: têm medo de falar, de contestar, de desobedecer»

A escritora Leonor Xavier pediu aos bispos de Portugal, através da Conferência Episcopal, para se pronunciar «concretamente sobre a violência doméstica», e que, a par da doutrina e da sensibilização para a fé, aposte igualmente na «formação da cidadania».

O pedido foi dirigido ao episcopado, na figura de um dos seus membros, o presidente da Comissão da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, D. João Lavrador, durante a Jornada Nacional da Pastoral da Cultura, que debateu o tema “A Mulher na Sociedade e na Igreja”.

Ao apresentar um conjunto de dados recentes em Portugal que ilustram a desigualdade entre o masculino e o feminino na família e na atividade laboral, a jornalista frisou que «as mulheres vivem com medo: têm medo de falar, de contestar, de desobedecer», sendo esta uma realidade transversal à sociedade portuguesa.

Todavia, observou, sentem-se «mudanças nos costumes e comportamentos nas novas gerações», pelo que «já há homens capazes de lavar um prato, em vez de o largar enquanto estão a ver futebol».

Na intervenção que proferiu a 1 de junho, em Fátima, reproduzida no vídeo abaixo, Leonor Xavier recordou os anos passados no Brasil, tendo sublinhado que a teologia da libertação lhe proporcionou «uma perspetiva de esperança sobre um mundo melhor, uma ideia de compaixão pela situações dos pobres».

«Tenho a graça de ter tido fé ao longo das curvas e contracurvas da minha vida», declarou, antes de vincar que «a Igreja é de inclusão, não de exclusão», e que a ação nas paróquias, nomeadamente na transmissão da fé, é sobretudo feita por mulheres catequistas.









 

Rui Jorge Martins
Imagem: Leonor Xavier | D.R.
Publicado em 18.06.2019

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos