Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Preparar o Natal com Arte: Maria e José a caminho de Belém

Preparar o Natal com Arte: Maria e José a caminho de Belém

Imagem Igreja do Santo Salvador em Chora, Istambul, Turquia

É tempo de se pôr a caminho. O Evangelho segundo Lucas (2, 1-5) narra o momento em que, pouco antes do nascimento do Menino Jesus, o imperador romano Augusto convoca um grande recenseamento, requerendo para o efeito que cada habitante do Império se deve descolar à sua terra natal. O que leva José a conduzir a sua esposa grávida de Nazaré a Belém.

É este momento, pouco representado na história da Arte, que propomos neste mosaico da igreja do Santo Salvador em Chora, em Istambul. Trata-se de um mosaico realizado entre os séculos XIII e XIV, onde se pode observar, no tratamento das posturas e dos trajes similitudes com a arte italiana do mesmo período, nomeadamente com Giotto.

Os artistas preferiram, ao longo dos tempos, representar o momento da Natividade. É preciso não confundir esta cena com aquela, mais abundante, da Fuga para o Egito, que conheceu mais favores da parte dos artistas.

Enquanto que as representações profanas fazem muitas vezes figurar Maria num burro, aqui ela monta um belo cavalo branco. Envolvida num longo manto azul, os braços à volta do ventre, a Virgem volta-se para o seu esposo, que fecha a marcha, passo decidido e olhar fixado à sua frente.

Um dos mosaicos da igreja de Istambul representa a seguir a chegada a Belém e o recenseamento junto do governador Quirino, sentado à esquerda, rodeado de soldados e de um homem que inscreve os nomes numa lista. Maria e José, ambos com auréola, avançam, à cabeça da fila que se adivinha numerosa. Esta cena, como a anterior, é raramente representada, o que faz deste ciclo de mosaicos uma peça maior na história da representação do ciclo da Natividade.



Imagem Igreja do Santo Salvador em Chora, Istambul, Turquia

 

In Narthex
Trad.: SNPC
Publicado em 20.12.2017 | Atualizado em 18.04.2023

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos