Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

O presépio da EBI Canto da Maia

«A última semana de aulas na Escola Básica Integrada Canto da Maia, em Ponta Delgada, foi marcada com uma Celebração de Natal, protagonizada pelos alunos inscritos na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica.

Depois de um longo período, a reflectir sobre a pessoa de Jesus, Deus que Se fez homem, alunos, professores, técnicos, assistentes operacionais, pais, mães e avós dos alunos que partilham a fé cristã marcaram o aniversário do nascimento de Jesus: há 2018 anos Ele veio ao mundo trazer amor e paz para todos. Agora, Ele continua a vir, quando Lhe abrimos o coração e quando abrimos as nossas mãos aos que precisam de nós. Se o mundo O acolhesse, hoje, como uma criança acolhe um abraço, haveria mais compaixão, compreensão, verdade, justiça, solidariedade, prosperidade e paz.

Vários alunos, com a ajuda da família, criaram figuras do presépio, em papel, onde colaram a fotografia do seu próprio rosto. Estas figuras, atrás das quais escreveram cartas ao Menino Jesus, tornaram-se parte do presépio, em forma de Árvore Solidária de Natal, que esteve patente na Biblioteca da Escola.

Os alunos, com o apoio da família, também colaboraram com a oferta de géneros alimentares, colocado-os aos pés da Árvore Solidária. Com este gesto, pretendeu-se que os mais novos se habituem, desde cedo, a compreender as necessidades dos outros e a exercer a solidariedade (caridade). Os géneros alimentares foram entregues à Caritas da Ilha de S. Miguel, sediada em Ponta Delgada, que ficou encarregue de os distribuir.

A celebração terminou com uma confraternização, onde houve partilha de bebidas e doces de Natal. E muita alegria.» (P. Ricardo Tavares)



Imagem D.R.

Imagem D.R.

Imagem D.R.

Imagem D.R.

Imagem D.R.

Imagem D.R.

Imagem D.R.

Imagem D.R.

 

SNPC
Imagem: D.R.
Publicado em 16.12.2018 | Atualizado em 08.10.2023

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Impressão digital
Paisagens
Prémio Árvore da Vida
Vídeos