Prémio de Cultura Árvore da Vida - Padre Manuel Antunes
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Criação artística

Igreja "recuou para a sacristia" na cultura e na arte

O diretor do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, José António Falcão, considera que a Igreja “recuou para a sacristia” nas áreas da cultura e da arte.

“Hoje nota-se um certo entrincheiramento por parte de muitos setores, pouco abertos a acolher quem nos bate à porta”, referiu o responsável na alocução proferida no ato de entrega do Prémio Árvore da Vida – Padre Manuel Antunes, realizado a 25 de junho, em Fátima, durante a 6.ª Jornada da Pastoral da Cultura.

Para José António Falcão, a Igreja tem dado um “fraco estímulo” à criação contemporânea, enquanto que, “em contrapartida, não faltam exemplos de mau gosto, de ostentação e até de descuido, onde devia imperar a simplicidade, a discrição e o zelo”.

O vídeo apresenta um excerto do discurso do responsável na cerimónia de entrega do Prémio à Diocese de Beja, na pessoa do seu bispo, D. António Vitalino.

 

 

 

rm
© SNPC | 01.07.10

Foto
José António Falcão
Foto: António Monteiro / SNPC

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página