Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Pastoral da Cultura organiza ciclo de conferências sobre espiritualidade, arte e poesia

O Departamento da Pastoral da Cultura da arquidiocese de Braga inicia a 22 de junho um ciclo de seis conferências sobre “Espiritualidade, arte e poesia”, que se conclui a 9 de julho com o encenador Luís Miguel Cintra, e que contará com o escritor Mário Cláudio.

“Arte e espiritualidade na contemporaneidade” é o tema da primeira sessão, na qual intervirá o poeta António Carlos Cortez, que em junho de 2019 participou na Jornada Nacional da Pastoral da Cultura.

A iniciativa, que decorre através de videoconferência, sempre às 21h30, prossegue a 25 de junho, com “A arte, a poesia, a espiritualidade – pontos de convergência”, com o diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC), José Carlos Seabra Pereira.

O programa, organizado em parceria com o Centro Regional de Braga da Universidade Católica, continua com “Espiritualidade e arte: o ser humano procura o que está ao longe”, pelo dramaturgista Pedro Sobrado, a 29 de junho.

A 2 de julho, o escritor Mário Cláudio fala sobre “Espiritualidade e arte na transformação do tempo e do espaço”, e no dia 6 o padre e pintor Adelino Ascenso, colunista regular da página do SNPC, propõe “O lugar da arte. O lugar da poesia e da pintura. O lugar da vida”.

O ciclo, com inscrições obrigatórias, e limitadas, termina com “Aprendizagem e competências comunicacionais por meio das artes”, por Luís Miguel Cintra, distinguido pela Igreja católica, através do SNPC, com o Prémio Árvore da Vida-Padre Manuel Antunes.

A iniciativa, creditada como ação de formação para professores de grupos específicos de docência, contará com a presença dos seguintes formadores: Carlos Morais, Cândido de Oliveira Martins, Filomena Ponte e Eduardo Duque (sacerdote que coordena o Departamento para a Cultura, Diálogo Ecuménico e Inter-religioso da arquidiocese bracarense), professores da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica.



Imagem Póster | D.R.

 

Rui Jorge Martins
Fontes: Departamento para a Cultura, Diálogo Ecuménico e Inter-religioso da Arquidiocese de Braga
Imagem: D.R.
Publicado em 09.06.2020 | Atualizado em 08.10.2023

 

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Impressão digital
Paisagens
Prémio Árvore da Vida
Vídeos