Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Cardeal Tolentino Mendonça apresenta abertura dos Arquivos do Vaticano para o pontificado de Pio XII

O cardeal José Tolentino Mendonça, arquivista e bibliotecário do Vaticano, encabeça um conjunto de nove responsáveis que, esta quinta-feira, 20 de fevereiro, vão apresentar aos jornalistas a abertura dos Arquivos da Santa Sé para o pontificado de Pio XII (1939-1958), que ocorrerá a 2 de março.

A conferência de imprensa foi divulgada esta terça-feira pela Sala de Imprensa da Santa Sé, um ano após o papa Francisco ter anunciado a abertura dos arquivos, por ocasião do 80.º aniversário da eleição do papa Eugenio Pacelli, precisamente a 2 de março de 1939.

«Assumo esta decisão depois de excitar o parecer dos meus colaboradores mais próximos, com ânimo sereno e confiado, seguro de que a investigação histórica séria e objetiva poderá avaliar, na sua justa luz, com a crítica apropriada, os momentos de exaltação daquele pontífice, e, sem dúvida, também os momentos de graves dificuldades» inerentes às circunstâncias históricas da missão de Pio XII, declarou, então, Francisco.

Ao confiar aos investigadores o «património documental» do Arquivo Apostólico da Santa Sé, o papa acentuou que «a Igreja não tem medo da história, pelo contrário, ama-a e gostaria de a amar mais e melhor, como Deus a ama».

«Estamos convictos de que da verdade dos documentos rigorosamente e imparcialmente examinados, a Igreja nunca tem nada a temer, porque neles se refletirá sempre o seu anseio, o seu trabalho, o seu esforço para responder, com maior ou menor sucesso, entre luzes e sombras, ao chamamento do seu Senhor», afirmou, no mesmo dia 4 de março de 2019, D. Tolentino Mendonça.

Por norma, o Vaticano aguarda 70 anos após o fim de um pontificado para permitir o acesso aos respetivos arquivos. O papa emérito Bento XVI autorizou o Arquivo Apostólico a começar a preparação da documentação para consulta em 2006.

O encontro, marcado para as 10h30 (hora continental portuguesa), contará com a participação do prefeito e vice-prefeito do Arquivo e três dos seus técnicos, bem como de responsáveis dos Arquivos da Congregação para a Doutrina da Fé, da Congregação para a Evangelização dos Povos, e da Secção para as Relações com os Estados da Secretaria de Estado da Santa Sé.

Pio XII foi declarado Servo de Deus em 1990 e Venerável em 2009.


 

Rui Jorge Martins
Fonte: Sala de Imprensa da Santa Sé
Publicado em 19.02.2020 | Atualizado em 07.10.2023

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Impressão digital
Paisagens
Prémio Árvore da Vida
Vídeos