Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Guimarães e frei Gualter: Capital Europeia da Cultura celebra o seu padroeiro

Guimarães, Capital Europeia da Cultura 2012, celebra este domingo o seu padroeiro, frei Gualter, com missa solene e procissão, celebrações que vão ser presididas pelo cardeal português D. Manuel Monteiro de Castro.

A eucaristia, marcada para as 11h00, decorre na igreja de Nossa Senhora da Consolação e dos Santos Passos, enquanto que a procissão, que conta com a Charanga a Cavalo da Unidade de Segurança e Honras de Estado da Guarda Nacional Republicana, percorre as ruas da cidade a partir das 17h00, refere o site Guimarães Digital.

«Da parte da Igreja há o cuidado de revestir estas festas da mesma simplicidade para testemunhar a aliança entre a fé e a cultura», afirmou o arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

A missa e sobretudo a procissão, que junta todos os anos milhares de pessoas, «são uma manifestação da fé, ou pelo menos da religiosidade do povo» a que a arquidiocese minhota tem «procurado dar um sentido mais profundo, para que se tornem uma experiência de fé verdadeira», sublinhou.

«É impressionante a adesão do povo a estas manifestações populares. A Igreja tem a responsabilidade de fazer com que elas não sejam apenas exteriores», acrescentou o presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana.

D. Jorge Ortiga salientou que «a dimensão religiosa também é uma expressão de cultura e é sinal de uma religião que continua viva».

Frei Gualter e frei Zacarias de Roma, companheiros de S. Francisco de Assis, fundaram em 1217 os primeiros conventos dos Franciscanos em Portugal, então simples eremitérios, em Alenquer, Guimarães e Lisboa.

FotoFoto: Vimaranes

O primeiro, foi canonizado pela tradição popular vimaranense e continua a ser celebrado nas Festas Gualterianas, que em 2012 assinalam 106 anos.

Em 2009 o restauro da igreja de S. Francisco, em Guimarães, permitiu encontrar no interior de uma imagem o que se pensam ser os restos mortais de frei Gualter.

O arcebispo de Braga presidiu a 17 de junho aos 400 anos da Ronda da Lapinha, uma das manifestações cristãs mais populares de Guimarães.

Imagem

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 01.08.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Foto
Igreja de Nossa Senhora
da Consolação e dos Santos Passos

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2012: Nuno Teotónio Pereira. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.