Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Debate

"Diálogo em tempo de escombros" ao vivo (4)

O livro “Diálogo em tempo de escombros”, resultante da troca de “e-mails” entre o bispo do Porto, D. Manuel Clemente, e o jornalista José Manuel Fernandes, transformou-se a 11 de Outubro num encontro ao vivo entre os dois protagonistas, realizado na Capela do Rato, em Lisboa.

D. Manuel Clemente: Se a liberdade política ficar reduzida à possibilidade de, de quatro em quatro anos, ter o meu voto num grupo ou numa pessoa que se apresenta, estaremos com um resumo tão resumido de liberdade que nem sei se se pode considerar tal.

Mas se eu entender a liberdade como a possibilidade para exercer a minha responsabilidade, ou como eu estudava na velha filosofia, os direitos serem as capacitações para que eu possa cumprir os meus deveres, então a liberdade é uma atitude permanente. E por isso não se esgota num voto, mas exerce-se numa fiscalização constante.

José Manuel Fernandes: Talvez haja espaço para começar a "roubar" algumas das coisas que hoje em dia estão exclusivamente nas mãos do Estado. Vamos passar por tempos tão complicados, tão difíceis e de tanto aperto, que vai ter de haver esse espaço. Se as pessoas não se unirem para fazer isso, é muito grande o risco de os escombros passarem a ficar incandescentes.

 

 

 

© SNPC | 21.10.10

Capa
Legenda

 

Ligações e contactos

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página