Vemos, ouvimos e lemos
Darwin, 200 anos

A imagem de Deus criador

No pórtico de entrada para o monumento literário e religioso que é a Bíblia deparamos com uma imagem majestosa: a de Deus criador, imponente, soberano, princípio de todas as coisas e pessoas. Só podemos compreendê-la atendendo à linguagem que a pinta nas narrativas da criação em Gn 1-11. Lendo-as no contexto cultural, literário e religioso do antigo Próximo Oriente em que foram escritas, aparecem como mitos de criação. Esta conclusão, que emerge da exegese dos textos, é positiva e fecunda para a compreensão deles. Bastará para isso ter em mente a sua significação, hoje consen-sual entre os especialistas. Eles são uma forma de comunicação, aproveitada para a revelação desse traço da imagem de Deus cristalizar por escrito. De facto, “na Sagrada Escritura Deus falou por meio de homens e à maneira humana” (Dei Verbum 12) e “nenhum dos modos de falar, de que entre… os orientais se servia a linguagem para exprimir o pensamento, se pode dizer incompatível com os livros santos” (Pio XII, Divino afflante 20).

No mundo da Bíblia, os mitos de criação, entendidos como narrativa que incorpora símbolos primitivos fundamentais e arquétipos de existência humana, visam compreender a complexidade das realidades do mundo, compreensão que transcende a experiência sensível e o discurso abstracto. Como forma de dar-lhes a maior dignidade possível e o mais elevado sentido humano e religioso, contam as suas origens e atribuem-nas à acção criadora do Deus único “no princípio” absoluto de tudo. São autênticos actos de fé: resultantes de uma atitude contemplativa dos seus autores, vêem Deus em todas as coisas e apreendem todas as coisas à luz de Deus. Pela fé, interpretam e sublimam a existência. Como o ícone, proporcionam um encontro de comunhão espiritual e de reconhecimento de uma Presença transcendente. Com imagens, exprimem simbolicamente uma experiência de relacionamento activo do Deus invisível com o mundo visível, convidando os humanos a senti-lo na sua vida e a enchê-la de significado. Abrindo-nos ao Mistério, do qual são Imagem e representação, abrem-nos a Deus como Inefável Criador e transformam-nos.

Portanto, os mitos de criação são narrativas reveladoras de sentido e repositório de sentido. Não relatam acontecimentos localizáveis no tempo e no espaço. Nem se entendem à letra, sob pena de obscurecer a transcendência de Deus e pôr a nu contradições entre a primeira e a segunda narrativa da criação! Assim retiram toda a consistência ao criacionismo. Não respondem a perguntas científicas sobre as origens físicas do mundo e da vida. Não são históricos senão na medida em que implicam e explicam a história humana. Só remontam ao original para explicar o actual. Não são fotografia do que aconteceu fisicamente “no princípio”, mas radiografia do mundo conhecido, por eles projectada em negativo nas origens; são uma imagem do mundo, visto à luz de Deus. Dizer “Deus criou o mundo” não é pensar que o arrancou do nada ou de matéria pré-existente, por evolução ou duma assentada; nem é pensar no momento ou no acto da sua feitura. É um convite a contemplar nele uma abertura ao transcendente, pondo ao vivo o mistério da sua relação com Deus e vendo-o como feito por Ele.

A dos mitos bíblicos de criação é, pois, uma teologia de relação, um discurso que diz verdade sobre Deus e diz a verdade suprema do homem e da mulher, ao afirmar na fé que provêm de Deus. Desde as primeiras páginas da Bíblia, a imagem de Deus não é a do Ser em si, como se pudéssemos falar d’Ele com objectividade neutral. É a de um Deus para: o Deus da pessoa e para a pessoa. O Deus criador é Alguém que age, fala e se revela em relação com o destino humano. Ao fim de contas, porém, Deus tem de ser o Deus do universo. Nem seria Deus se não fosse Deus de tudo o que existe.

A concepção bíblica de criação sublinha, então, a transcendência de Deus. O único traço de união com a própria obra é a sua Palavra. Dizer que Deus criou pela Palavra (“Deus disse” e as coisas foram existindo) significa que ele não está no mundo senão para além dele: a criatura é totalmente outra em relação ao Criador. Não se pode dizer que a sua Palavra seja causa produtora de efeitos; nem que o seu criar seja um efectuar. Precisamente porque as coisas são vistas como criadas pela palavra de Deus, podemos dizer que elas falam d’Ele. Para a fé, o universo projecta para o exterior o ser de Deus (Sl 19,2-7), tornando-o objecto de contemplação. Assim os relatos de criação fazem acontecer revelação. E esperam que o leitor actue à altura da sua dignidade de imagem de Deus.

Entendendo as narrativas da criação como mitos, o Deus que nelas se projecta deixa de aparecer como deus menor, mesquinho ou irritado, que castiga com justiça os desobedientes. A desobediência, cometida antes de os humanos terem adquirido o conhecimento e de estarem criados, tem a função de dar sentido aos aspectos penosos da vida, descrevendo-os como criados por Deus em forma de sanção dos humanos que estavam a ser criados, por terem transgredido a proibição divina, miticamente arranjada.

Contando que as coisas foram criadas por Deus, os mitos de origem sugeriam que o sentido das coisas é Deus e que a perda de Deus do horizonte da vida seria a perda do sentido! Ficaria só uma vida sem alma, uma vida desalmada, um deserto insuportável. Para aí aponta a mensagem das narrativas da criação: Deus é o tudo de cada coisa e do ser humano.

 

Artigos relacionados:

P. Armindo dos Santos Vaz, ocd
Professor de Bíblia na Faculdade de Teologia da UCP

in Agência Ecclesia

05.02.2009

 

Subscreva

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Darwin





























































































Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada