Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Os vitrais da capela da Boa Nova, Locronan

Quando entro pela primeira vez numa igreja, gosto de me encostar ao portal e, durante alguns instantes, abraçar com o olhar a totalidade do edifício. Para me deixar pender pelo conjunto, sentir o espaço, sem me deter nos detalhes.

Aí, creio ter percebido uma luz doce. Parece banhar toda a capela. Se dois pequenos vitrais iluminam a solo as suas notas mais aciduladas, cada grande vidraça integra-se bem no conjunto. As curvas desenhadas pelos caixilhos de chumbo prosseguem de uma à outra. Em harmonia com amarelos pálidos, um degradé de azuis e verdes cresce e decresce a partir do vitral central. Não há um motivo específico em cada vitral. O espaço «é como um manto que se abre, um movimento de acolhimento que estende os braços», afirmou o artista, Alfred Manessier.

Aquém desta interpretação, trata-se de experimentar a luz. Porque antes mesmo de evocar ou narrar o que quer que seja, um vitral dá cor, poesia, nuances ao tempo que passa. A minha presença recolhida pode desta maneira associar-se aos grandes ciclos do cosmo ou da liturgia. Trata-se de sentir antes de ler ou compreender.

De seguida, compreende-se que a qualidade dos vitrais provém de um encontro de qualidade. Entre um encomendador, um mestre vidreiro, um artista e um edifício. Neste caso, o cónego Maurice Dilasser, reitor da capela em 1985 e irmão do pintor François Dilasser, o ateliê Lorin-Hermet-Juteau, de Chartres, Alfred Manessier e uma capela do século XV, recomposta e aumentada nos séculos XVI e XVII. A qualidade de perceção do visitante e do fiel permite tomar parte nesse encontro.



Imagem D.R.

Imagem Jean-Yves Cordier | D.R.

Imagem Jean-Yves Cordier | D.R.

Imagem Jean-Yves Cordier | D.R.

Imagem D.R.

Imagem Jean-Yves Cordier | D.R.

Imagem D.R.

 

P. Michel Brière
In Narthex
Trad.: Rui Jorge Martins
Imagem: D.R.
Publicado em 04.02.2021

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos