Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Vídeo mostra leitura de todo o Catecismo da Igreja por pessoas de 70 países

É apresentado hoje na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, o vídeo em que três mil pessoas de quatro continentes leem, nos lugares onde habitam, todo o texto do Catecismo da Igreja católica.

Ao longo de cinco anos, o realizador Gjon Kolndrekaj registou a leitura de pessoas de variadas condições e atividades profissionais, do general ao recluso, da mãe grávida ao cozinheiro, refere o portal de notícias Vatican News.

«A utilização do Catecismo da Igreja católica no formato em que é proposto tem valor porque se torna mais forte através da mediação não só das diversas vozes que se prestam a dar uma introdução à leitura dos textos, mas também da beleza da natureza e da arte», declarou o presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, entidade patrocinadora do vídeo.

O arcebispo italiano Rino Fisichella acrescentou que o filme de 25 horas, dividido em 46 capítulos com cerca de 30 minutos, «conjuga a beleza daquilo que se pode ver com a profundidade dos textos», efeito «que dificilmente pode ser alcançado apenas através da leitura pessoal do Catecismo».

Kolndrekaj, que já tinha assinado o documentário “Matteo Ricci – Um jesuíta no reino do dragão”, explicou que numa fase inicial do projeto optou por recorrer a figuras publicamente reconhecidas, mas ficou insatisfeito com o resultado.



O projeto pode ser considerado «um instrumento indispensável para leigos e religiosos que querem aprofundar, de uma maneira nova e envolvente, a doutrina cristã»



«Então, unindo-me ao ensinamento do papa Francisco, dissemos: façamos sair o Catecismo para as ruas, entre as pessoas, nas periferias. Fomos então por todo o mundo, combinando cada enunciado às várias personalidades», afirmou o cineasta, autor e produtor kosovar de 62 anos.

Além das três mil pessoas de cerca de 200 profissões e atividades laborais que leram trechos do Catecismo em 37 línguas originais, o filme inclui 2600 atores que deram vida a ficções que reconstroem episódios bíblicos do Antigo e Novo Testamento, refere a página Vatican Insider.

Durante 15 semanas sairão outros tantos DVD, em italiano, contendo cada três episódios. Na primavera está prevista a saída de um filme nas salas de cinema. Para os jovens, todo o “Vídeocatecismo” estará disponível a partir de janeiro, na internet, através de uma aplicação. Haverá, também em 2019, formas inovadoras de distribuição, a par de uma versão televisiva e um áudiolivro.

O filme inclui a nova versão do enunciado sobre a pena de morte, modificado pelo papa Francisco a 2 de agosto.

O projeto, destaca uma nota dos produtores, pode ser considerado «um instrumento indispensável para leigos e religiosos que querem aprofundar, de uma maneira nova e envolvente, a doutrina cristã».















 

Rui Jorge Martins
Fontes: Vatican News, Vatican Insider
Imagem: Vatican News
Publicado em 25.10.2018 | Atualizado em 10.10.2023

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Impressão digital
Paisagens
Prémio Árvore da Vida
Vídeos