Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Uma prece por Alex Zanardi

O presidente do Conselho Pontifício da Cultura evocou Alex Zanardi, campeão no desporto automóvel e medalhado olímpico italiano, que está em situação crítica no hospital depois de ter embatido num veículo pesado quando participava num evento para atletas paralímpicos, na sexta-feira, em Siena.

«Um pensamento e uma oração para o campeão #AlexZanardi, exemplo de coragem, paixão e resiliência, não só no desporto, mas também na grande corrida da vida», escreveu o cardeal Gianfranco Ravasi na rede social Twitter.

Alex Zanardi, que em 2001 teve um acidente que lhe provocou a amputação das pernas, foi bicampeão de Fórmula Indy (automobilismo), e obteve quatro medalhas de ouro e duas de prata nos Jogos Olímpicos, na modalidade de paraciclismo.

O ex-piloto de Fórmula 1, de 53 anos, é um dos atletas que contribui para o leilão solidário “We run together”, promovido pelo Vaticano, com apoio explícito do papa Francisco, em favor de unidades hospitalares italianas em regiões especialmente atingidas pelo Covid-19, ao oferecer a camisola usada nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016.

A pandemia tem «um denominador comum com o desporto, isto é, chama-nos a todos a tentar ser pessoas melhores», agindo «como numa grande equipa, onde cada um faz a sua parte», declarou, em abril, ao portal Vatican News.

«Creio que um bom ponto de partida consiste em olhar os outros. A inspiração pode ser encontrada em muitas pessoas que são capazes de fazer coisas, de superar as dificuldades, com paciência e empenho», afirmou Zanardi, que com a sua capacidade de não se deixar abater pelas graves contrariedades que o atingiram, se tornou exemplo para muitos.

O evento no qual o atleta participava, juntamente com mais de 50 desportistas paralímpicos, consiste numa “estafeta” pela Itália, que começou a 12 de junho, e que, apesar do acidente, prossegue, rumo ao destino, que deverá ser atingido no dia 28.


 

Rui Jorge Martins
Imagem: Alex Zanardi | D.R.
Publicado em 23.06.2020 | Atualizado em 08.10.2023

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Impressão digital
Paisagens
Prémio Árvore da Vida
Vídeos