Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Música: Um grito chamado Isaías

As comemorações dos 450 anos da criação do Seminário Conciliar de Braga prosseguem, durante o presente ano, a fim de se dignificar uma das mais emblemáticas obras de S. Bartolomeu dos Mártires, fundador do Seminário.

Nesse sentido, no próximo dia 18 de março, às 21h00, a Capela da Imaculada receberá um concerto, intitulado de “Um grito chamado Isaías”, do padre jesuíta Duarte Rosado, com entrada gratuita.

“Um grito chamado Isaías” é um pretensioso e inaudito projeto, vertido em CD, que nasceu em Roma, no Collegio del Gesù. Os textos do profeta Isaías, esse enormíssimo dom guardado durante milénios no coração da Bíblia, são a inspiração deste álbum.

Nos últimos anos, Duarte Rosado procurou embrulhar cada um dos textos de Isaías em música, no intuito de os pôr a falar, saboreado-os como apetecíveis. O resultado final, agora em formato CD, está disponibilizado pela Editorial Apostolado da Oração.

O padre Duarte Rosado, numa linguagem compreensível e próxima, canta-nos aquilo que, por cada um de nós, é vivido como vida, alegria, grito, salto, ferida. No canto deste padre jesuíta escuta-se a tensão entre o auroral e o crespuscular.

Em tempos de ruínas e guerra, escutar Isaías, profeta do nosso tempo, pela voz de Duarte Rosado, será um sinal de pacificação e um convite a reaprender a escutar a vida. Em tempos de resignação e desistência, este concerto será um apelo à esperança.



Imagem Cartaz | D.R.

 

Texto e imagem: D.R.
Publicado em 17.03.2022

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos