A teologia visual da beleza
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Arquitetura

Templo Expiatório da Sagrada Família, Barcelona: cripta, abside e claustro

Em 1883, Gaudí substituiu Francisco del Villar na direção das obras do templo e continuou a construção da cripta, já iniciada.

A cripta - palavra de origem grega que significa "esconderijo", e que recorda as primitivas sepulturas cristãs ocultas nas catacumbas, devido às perseguições - foi escavada no subsolo, entre as fachadas do Nascimento e da Paixão.

Gaudí preferia que o templo tivesse a fachada do Nascimento orientada para o levantar do sol e a da Paixão e Morte para o ocaso, de acordo com a tradição, mas a cripta, já iniciada, impediu este propósito.

O arquiteto catalão elevou a abóbada da cripta para que pudesse receber luz e ar. A obra, de estilo neogótico, como a maioria das construções religiosas do século XIX, foi concluída em 1891.

FotoAltar central

 

FotoCapela de S. José

 

FotoCapela de Nossa Senhora de Carmen, com a sepultura de Gaudí

 

FotoMosaico de estilo romano no pavimento, desenhado por Gaudí

 

FotoLâmpadas do altar do Sagrado Coração de Jesus (c. 1923-1926)

 

FotoAnunciação e Encarnação do Verbo (Jesus). Obra de Joan Flotats

 

Abside

Nos primeiros anos de construção da Sagrada Família, Gaudí era um homem pouco interessado pela religião, preferindo a vida social.

Deslocava-se ao templo para inspecionar as obras e, sem descer do coche, dava ordens aos capatazes.

Terminada a cripta, começou a construir sobre ela a abside (parte do fundo da igreja, onde ficam altar, ambão e cadeira da presidência), com sete capelas e duas escadas dos lados, que prosseguem as que sobem, em espiral, desde a cripta.

A abside, terminada em 1893, será futuramente encimada por uma cúpula dedicada à Virgem Maria, de maneira a que cripta, abside e cúpula formem um conjunto mariano, além de uma porta do claustro, aberta para o exterio,r dedicada à Assunção.

O interior da abside está ornada com cabeças de anjos e conjuntos de lágrimas que recordam o sofrimento. No exterior contrastam as partes iluminadas pelo sol com as sombreadas.

 

Claustro

FotoDas duas capelas situaldas nos ângulos do claustro, Gaudí só elaborou a de Nossa Senhora do Rosário. Rosas, uma referência à Virgem Maria

 

FotoAs duas "tentações" são dos motivos mais comentados pelos visitantes. A primeira mostra uma mulher a que um monstro diabólico oferece uma bolsa com dinheiro. A segunda, na imagem, apresenta outro diabo, que coloca uma bomba nas mãos de um homem. Tanto a mulher como o homem superam a tentação ao encomendar-se a Maria, a quem dirigem o olhar.

 

Texto e fotografias: El Templo de La Sagrada Familia, ed. triangle Postals
05.11.10

Imagem
Sagrada Família quando terminada

 

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página